Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

21 DE JULHO

21 / JUL / 1568

Travou-se a Batalha de Jemmingen.

A batalha de Jemmingen foi travada em 21 de Julho de 1568 num confronto entre as dezessete Províncias dos Países Baixos contra seu soberano, o rei da Espanha, com o fim de conseguir a independência.

A rebelião contra o monarca hispânico começou em 1568 e finalizou em 1648 com o reconhecimento da independência das sete Províncias Unidas, hoje conhecidas como Países Baixos (ou Holanda). Os países que hoje se conhecem como Bélgica e Luxemburgo faziam parte das dezessete Províncias, mas permaneceram leais à coroa espanhola (os territórios sob o domínio do bispado não faziam parte das dezessete Províncias, mas sim do Sacro Império Romano Germânico e, portanto, não tomaram parte na guerra).

O conflito culminou com a Independência dos Países Baixos. Para a coroa espanhola, a liberdade das Províncias Unidas representou uma grande perda de prestígio. A manutenção econômica da guerra durante um período tão prolongado contribuiu em grande parte para provocar as sucessivas bancarrotas da coroa espanhola ao longo dos séculos XVI e XVII, e a falência da economia da Espanha.

21 / JUL / 1899
Nasce Ernest Hemingway

Ernest Miller Hemingway nasceu em 21 de Julho de 1899 e faleceu em 2 de Julho de 1961, foi um escritor e jornalista dos Estados Unidos. Nos estudos destacou-se em línguas, mas sentia-se desentusiasmado pelas outras matérias. Mostrou suas aptidões literárias no diário escolar, usando o pseudônimo Ring Lardner, Jr. Ao acabar seus estudos, em 1917, não quis ir à universidade, como queria seu pai, nem se aperfeiçoou em seus estudos de violoncelo, como aspirava sua mãe.

Então se transferiu para o Kansas e em outubro de 1917 começou a trabalhar como repórter no diário Kansas City Star. Entre suas obras destacam-se: The Torrents of Spring (1926), O Sol Também se Levanta (1926), Adeus às Armas (1929), Morte à Tarde (1932), As Verdes Colinas da África (1935), Ter e não Ter (1937), Por Quem os Sinos Dobram (1940), Do Outro lado do Rio, Entre as Árvores (1950) e O Velho e o Mar (1952) pelo qual recebeu o Prêmio Pulitzer em 1953.

21 / JUL / 1904
Concluída a construção da ferrovia Transiberiana

No dia 21 de julho de 1904 era concluída a ferrovia Transiberiana ou simplesmente Transiberiana, uma rede ferroviária que conecta a Rússia Europeia com as províncias do Extremo Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão. Com 9.289 quilômetros, que atravessam oito fusos horários, além da necessidade de vários dias para completar a viagem, é a terceira mais longa linha de trem do do mundo.

Sua construção foi encomendada pelo Czar Alexandre II, assassinado em 1881. Seu filho Alexandre III aprovou oficialmente o projeto em 1886. As obras finalmente começaram em 1891.

Condições climáticas adversas tornaram difícil a execução da obra. Quase toda a extensão da ferrovia foi construída através de áreas pouco povoadas na taiga (região tipicamente gelada). A enorme taiga russa oferecia desafios aos operários, como os grandes rios que atravessam a Sibéria, além de muitos lagos e localidades cobertas de gelo permanente. As maiores dificuldades estavam na região de Baikal, onde era necessário explodir montanhas para a construção de túneis ferroviários, bem como construir pontes para atravessar desfiladeiros.

Não foi só o terreno inóspito que causou dificuldades nas obras da Ferrovia Transiberiana. O custo da construção era enorme e o suprimento de mão de obra problemático. Entre os milhares de trabalhadores que participaram da empreitada, muios eram prisioneiros e soldados exilados.

Apesar desses desafios, o ritmo rápido da construção surpreendeu o mundo. As obras foram concluídas em apenas 12 anos. Após a Guerra Russo-Japonesa de 1904–05, no entanto, a Rússia temeu a possível tomada da Manchúria pelo Japão e começou a construir uma rota alternativa mais longa e mais difícil até Vladivostok. Essa linha foi concluída em 1916.

Hoje em dia, a ferrovia conta com quatro rotas: a Linha Transiberiana, a Linha Transmanchuriana, a Linha Transmongoliana e a Linha Baikal-Amur. Até hoje a ferrovia está sendo expandida, com trilhos de conexão entrando na Mongólia, China e Coreia do Norte.

21 / JUL / 1944
EUA dão início à Batalha de Guam contra os japoneses

Em um dia como este, no ano de 1944, teve início a Batalha de Guam, que resultou na captura pelos norte-americanos da ilha de mesmo nome, que estava sob domínio japonês. A ilha de Guam é um território dos EUA, localizado nas Ilhas Marianas, no oeste do Oceano Pacífico.

A lutas pela região se encerraram no dia 10 de agosto do mesmo ano, quando houve o fim da resistência japonesa, que sofreu inúmeras baixas, perda de equipamentos e falta de suprimentos. Quando Guam foi declarada segura pelos EUA, estima-se que ainda estavam por ali aproximadamente 7.500 soldados japoneses. Um dos líderes das forças nipônicas, Hideyoshi Obata, cometeu suicídio no dia seguinte ao final da batalha.

Alguns soldados japoneses ficaram na floresta. No dia 8 de dezembro, três fuzileiros norte-americanos sofreram uma emboscada e morreram. Em 24 de janeiro de 1972, o Sargento Shoichi Yokoi foi descoberto por caçadores. Ele viveu escondido, sozinho, em uma caverna por 27 anos. Após a batalha, Guam foi transformada em uma base de operações dos Aliados.

21 / JUL / 1951
Nasce o ator Robin Williams, um dos maiores astros de Hollywood

Além de ter sido um gênio do humor, o artista também se destacou em diversos papéis dramáticos

O ator Robin Williams nasceu em 21 de julho de 1951, em Chicago, nos Estados Unidos. Ele se consagrou como um dos maiores astros de Hollywood ao estrelar filmes como “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), “Uma Babá Quase Perfeita” (1993) e “Gênio Indomável” (1997). Versátil e criativo, além de ter sido um gênio do humor, o artista também se destacou em diversos papéis dramáticos.

Stand-up, TV e cinema
Robin era filho de um executivo da indústria automobilística com uma ex-modelo. Aos 12 anos, mudou-se com a família para Detroit, no Michigan, onde moraram por quatro anos. Em seguida, seus pais se transferiram para o norte da Califórnia, onde ele se formou na Redwood High School, em 1969.

Robin estudou na Claremont Men’s College e na College of Marin antes de fazer o curso de artes dramáticas na renomada Julliard School, em Nova York. Em 1978, o artista, que começou a fazer comédias stand-up no início da década, participou do seriado de TV “Happy Days”, interpretando um alienígena chamado Mork, do planeta Ork. O personagem logo teve sua própria série, “Mork & Mindy”, que foi ao ar de 1978 a 1982, e lançou Robin à fama como um extraterrestre de suspensório com cores de arco-íris, que tinha como bordões as frases “nanu nanu” e “shazbot”.

No cinema, Robin fez sua estreia em 1977, na comédia de baixo orçamento “Óculos? Para quê?”. Em seguida, protagonizou filmes como “O Mundo Segundo Garp” (1982), “Moscou em Nova York” (1984) e “Bom Dia Vietnã” (1987), pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Ator, por sua performance como um DJ de uma estação de rádio das Forças Armadas.

Robin também recebeu indicações ao Oscar por seus papéis como um professor de inglês carismático em “Sociedade dos Poetas Mortos” e como um mendigo delirante em “O Pescador Ilusões” (1991). Entre outros créditos do prolífico ator estão “Aladdin” (1992), no qual ele fez a voz do Gênio, “Uma Babá Quase Perfeita”, no qual interpretou um pai disfarçado de babá britânica, e “Gênio Indomável”, pelo qual venceu o Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, por seu papel como um psicólogo.

Depois, Robin participou de outros projetos, como “Retratos de uma Obsessão” (2002), “Segredos na Noite” (2006), as animações “Happy Feet: O Pinguim” 1 e 2 (2006-2011) e os filmes da série “Uma Noite no Museu” (2006-2014). O ator fez um retorno à TV em 2013, com “The Crazy Ones”, fazendo o papel de um executivo publicitário, mas a série foi cancelada depois da primeira temporada.

Robin Williams também se envolveu em vários projetos de caridade, como apresentações de maratonas televisivas ao lado de Billy Crystal e Whoopi Goldberg para a Comic Relief, uma organização que ajuda pessoas sem-teto. O ator também participava regularmente de turnês da USO (United Service Organizations), entretendo tropas americanas em todo o mundo. Em seus números de stand-up, Robin falava abertamente sobre suas experiências com o consumo de drogas e a sobriedade.

Em 11 de agosto de 2014, Robin Williams foi encontrado morto em sua casa em Tiburon, na Califórnia, após se suicidar. Depois de sua morte, foi anunciado que ele vinha sofrendo de uma grave depressão e que estava nos estágios iniciais do mal de Parkinson.

21 / JUL / 1987
Guns N' Roses lança álbum de estreia Appetite for Destruction

Um dos grupos mais famosos do hard rock nas últimas décadas, o Guns N' Roses, lançava no dia 21 de julho de 1987 o seu álbum de estreia, Appetite for Destruction, pela Geffen Records. O trabalho foi bem recebido pelo público e pela crítica, chegando ao topo das parada Billboard 200. Mais de 20 anos depois, em setembro de 2008, o álbum recebido 18 vezes o disco de platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravadoras dos EUA), tornando o disco o mais vendido da Geffen e o álbum de estreia norte-americano de maior sucesso de vendas.

A capa do álbum é uma cruz, com crânios dos cinco membros da banda (projetado por Billy White Jr., originalmente como uma tatuagem), cada uma representando um membro da banda: Izzy Stradlin (guitarra), parte superior; Steven Adler (bateria), esquerda; Axl Rose (vocal), centro; Duff McKagan (baixo), direito; e Slash (guitarra), inferior. A capa original deveria ser uma pintura de Robert Williams, em que havia um estuprador robótico prestes a ser punido por um vingador de metal. A capa foi trocada para a versão da cruz depois que varejistas de música se recusaram a estocar o álbum. Porém, em alguns países, entre eles o Brasil, o trabalho original foi mantido.

Após este álbum, o Guns conquistou sucesso e fama mundial de verdadeiros rock stars com trabalhos como Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, além de performances avassaladoras de Axl Rose. Conflitos e desentendimentos fizeram com que membros abandonassem o grupo, restando apenas Axl, que ficou conhecido por seu temperamento difícil.

21 / JUL / 2007
Lançado o sétimo e último livro da saga Harry Potter

No dia 21 de Julho do ano de 2007, era lançado o sétimo e último livro da série Harry Potter, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, com uma tiragem inicial de 12 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Assim como cada um dos livros anteriores do Harry Potter, Relíquias da Morte foi programado para também ser lançando como uma grande produção de Hollywood.

O menino bruxo de óculos, Harry Potter, é criação da autora britânica JK Rowling. O Primeiro romance de Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado na Grã-Bretanha em 1997 e tornou-se um best seller internacional. Crianças e adultos foram cativados por Harry, seus amigos Ron Weasley e Hermione Granger e suas aventuras na Escola Hogwarts. Os livros, que narram as aventuras de Harry contra o seu inimigo, o malvado Lord Voldemort, já venderam mais de 400 milhões de cópias e foram traduzidos para mais de 60 idiomas. A série de livros, acredita-se, também serviu de impulso para a alfabetização infantil em todo o mundo.

Com o surgimento de uma série de filmes de sucesso, jogos e outros produtos, Harry Potter transformou JK Rowling, uma mãe solteira e sem dinheiro, na autora de livros mais bem paga da história.

21 / JUL / 2023
Lendário cantor Tony Bennett morre aos 96 anos nos Estados Unidos

Dono de um estilo elegante, o artista foi aclamado por sua voz poderosa que ficou eternizada em canções que se tornaram clássicas

O cantor Tony Bennett, lenda da música dos Estados Unidos, morreu em 21 de julho de 2023, aos 96 anos, em Nova York. A causa da morte não foi confirmada, mas ele havia sido diagnosticado com Alzheimer em 2016. Dono de um estilo elegante, o artista foi aclamado por sua voz poderosa que ficou eternizada em canções que se tornaram clássicas durante sua longa carreira.

Ícone da música
Tony Bennett nasceu como Anthony Dominick Benedetto em 3 de agosto de 1926, no bairro de Queens, na cidade de Nova York. Sua paixão pela música começou desde cedo, e ele se apresentava em casas noturnas e clubes locais durante sua adolescência. Após servir no Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, Bennett decidiu seguir sua carreira musical. Sua experiência no front fez com que ele se tornasse um pacifista.

O ponto crucial na trajetória de Bennett aconteceu em 1949, quando ele se apresentava em um clube noturno. Seu talento chamou a atenção de Bob Hope, uma figura influente no mundo do entretenimento, que o convidou para se apresentar em seu programa de rádio. Esse momento marcou o início de seu sucesso na música.

Em 1951, Tony assinou contrato com a Columbia Records, e seu primeiro grande sucesso foi a canção "Because of You". A música alcançou o topo das paradas e se tornou um clássico instantâneo. Ao longo dos anos 1950 e 1960, Bennett continuou a emplacar sucessos, como "Rags to Riches", "Stranger in Paradise" e "I Left My Heart in San Francisco", esta última se tornando sua canção emblemática e conquistando o coração do público mundial.

No início dos anos 1960, Tony Bennett enfrentou um período desafiador, à medida que a música pop começou a ser dominada pelos Beatles e outros artistas de rock da Invasão Britânica. No entanto, ele encontrou uma nova abordagem para sua carreira, explorando o jazz e gravando álbuns com arranjadores e músicos renomados, como Count Basie e Bill Evans. Essa mudança de direção revitalizou sua carreira e o colocou novamente em destaque.

Durante os anos 1970 e 1980, o interesse do público na música tradicional diminuiu, mas Bennett persistiu e encontrou sucesso em outros gêneros musicais, colaborando com artistas contemporâneos e reinventando sua imagem. Ele abraçou o jazz e a música popular, trabalhando com diversos músicos renomados e ganhando admiradores de diferentes gerações.

Em 1994, Bennett conquistou um novo público ao gravar o disco e especial de televisão MTV Unplugged. O artista continuou a se apresentar e a gravar discos até a década de 2020. Nos últimos anos de sua carreira, ele gravou dois elogiados discos com a cantora Lady Gaga: Cheek to Cheek (2014) e Love for Sale (2021).

History




Compartilhe essa notícia

Receba novidades