Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

20 de Setembro depois da Tragédia

Esse 20 de Setembro renova sua importância como marco na história Gaúcha. É o primeiro feriado após as trágicas chuvas que se abateram sobre o nosso estado e que destroçaram boa parte do Rio Grande do sul. Traz a marca da superação. Tem o simbolismo da superação e resiliência. Depois de boa parte de nossa terra arrasada, voltamos a vida, sem esquecer o passado, e com essa experiência pretérita ainda presente e dolorida, é assim que estamos voltando a vida. 

Agora desafiados que estamos, diante de um cenário de incertezas, que aprendemos; pode voltar em qualquer tempo. Neste sentimento de fragilidade e precaução, está surgindo um novo momento na vida de nossa gente. Crescemos em solidariedade e temos maior consciência do tempo em que estamos vivendo. Nosso presente está ainda mais marcado pelo passado. Podemos até dizer que enfrentamos mais uma revolução, desta vez a revolução contra as águas. Elas foram impiedosas para milhares de famílias gaúchas que, agora, estão mais calejadas e, a partir desta experiência, carregam marcas e desafios transformadores.

Em tempo de reconstrução, impactados pela maior tragédia que enfrentamos em nosso estado, seguimos em frente com prognósticos cuidadosos em relação ao que há de vir. Muitas vidas foram ceifadas, muita tristeza e lágrimas fazem parte de nosso passado recente. De sorte que daqui para frente estaremos renascendo para um novo tempo. Agora é recuperar o fôlego, sarar nossas feridas e seguir em frente. Avante Gaúchos, um futuro de muito trabalho e muitas vitórias nos aguarda.

 




Compartilhe essa notícia

Receba novidades