20 DE JULHO
20 / JUL / 1304
Nasce Francesco Petrarca
Francesco Petrarca nasceu em 20 de Julho de 1304 e faleceu em 18 de 1374. Foi um lírico e humanista italiano, cuja poesia influenciou autores como Lope de Vega, Francisco de Quevedo, Luis de Góngora na Espanha, William Shakespeare e Edmund Spencer. Tão influente como as novas formas que trouxe à poesia, foi sua concepção humanista, na qual se unia o cristianismo com a cultura clássica. Sua principal obra foi o Canzoniere, publicado originariamente com o nome de "Rime in vita e Rime in morte de Madonna Laura" e que foi sendo ampliado com o transcorrer dos anos. Posteriormente, denominou-se Cancioneiro petrarquista às coleções de poemas líricos criadas por diferentes autores. Petrarca foi autor também do poema épico "África", dedicado ao conquistador romano Escipión, e também de uma coleção de biografias de personagens ilustres.
20 / JUL / 1789
Inicia-se o movimento Grande Medo
O Grande Medo foi um movimento popular que se desenvolveu na França entre 20 de Julho e 6 de Agosto de 1789. Originou-se nas províncias francesas devido a rumores sobre conspirações aristocráticas e pela emoção que as notícias provenientes de Paris provocaram entre os camponeses. Espalhou-se a notícia de que a aristocracia estava contratando bandidos para que percorressem os campos cortando o trigo verde e estragando a colheita. Acreditava-se ainda, que os nobres proprietários estavam monopolizando o grão para o vender a um preço mais alto. O medo estendeu-se com rapidez e produziram-se revoltas de modo quase simultâneo. Os camponeses organizaram-se em grupos, saquearam e incendiaram as propriedades dos senhorios.
20 / JUL / 1873
Nasce o pai da aviação Santos Dumont
No dia 20 de julho de 1873 nascia em Palmira (MG), Alberto Santos Dumont conhecido como o "pai da aviação". Entre os seus feitos está o de ter sido o primeiro homem a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor. Contudo, o feito de Dumont não é uma unanimidade, já que alguns defedem que os irmãos Wright, dos EUA, teriam sido os primeiros a realizar essa proeza em 17 de dezembro de 1903. No entanto, Santos Dumont foi o primeiro a voar um circuito pré-estabelecido sob a supervisão oficial de especialistas, jornalistas e cidadãos de Paris. No dia 23 de outubro de 1906, ele voou com o seu 14-Bis cerca de 60 metros, a uma altura de dois e três metros acima do solo, no campo de Bagatelle em Paris. Em menos de um mês, repetiu o feito diante de uma multidão de testemunhas, viajando 220 metros a uma altura de seis metros. O voo do 14-Bis foi o primeiro de um aparelho mais pesado do que o ar, que voou com força própria e que recebeu a certificação do Aeroclube da França. Santos Dumont morreu no dia 23 de julho de 1932, no Guarujá (SP), após cometer suicídio aos 59 anos. Ele não deixou bilhete, mas suspeita-se que tenha ficado decepcionado ao ver aviões em combate durante a Revolução Constitucionalista de 32. Os aviões bombardearam o Campo de Marte, em São Paulo, e provavelmente teriam sobrevoado o Guarujá.
20 / JUL / 1919
Nasce Sir Edmund Hillary, primeiro homem a escalar o Monte Everest
No dia 20 de julho de 1919 nascia em Tuakau, na Nova Zelândia, Sir Edmund Percival Hillary, o primeiro homem a subir o Monte Everest. Ele e o guia sherpa Tenzing Norgay atingiram o cume da montanha de 8.850 metros no dia 29 de maio de 1953. O alpinista já havia tentado chegar ao topo do Everest em 1951. Após conquistar o lugar mais alto do mundo, ele escalou outros dez picos do Himalaia entre os anos de 56 e 65. Para completar seu currículo de aventuras, ele chegou ao Polo Sul, como parte da Expedição Britânica Trans-Antártica, em 4 de janeiro de 1958. Edmund Percival Hillary foi nomeado cavaleiro da Ordem do Império Britânico em 16 de julho de 1953, membro da Ordem da Nova Zelândia em 1987 e cavaleiro da Ordem da Jarreteira em 23 de abril de 1995. Além do alpinismo, Hillary também dedicou sua vida na ajuda ao povo sherpa do Nepal por meio da Himalayan Trust, em que batalhou para construção de escolas e hospitais na região do Himalaia. Ele também teve a ideia de construir o aeroporto de Lukla, localizado nas montanhas e que serve de base para os grupos de trekking no Himalaia. Quando a primeira subida ao Everest completou 50 anos, o governo nepalês concedeu a cidadania honorária a Edmund Hillary, em uma celebração especial do jubileu de ouro na capital Kathmandu. Edmund Hillary foi o primeiro cidadão estrangeiro a receber a condecoração. O lendário alpinista morreu no dia 11 de janeiro de 2008, em Auckland, na Nova Zelândia.
20 / JUL / 1944
Tentativa de assassinato de Hitler falha na Prússia
Em um dia como este, em 1944, Hitler escapava de um atentado com uma bomba que estava em uma maleta. Ela foi acionada, mas falhou em atingir o seu alvo. Autoridades do alto escalão alemão haviam determinando que Hitler deveria morrer. Hitler estava conduzindo o país para uma guerra suicida em duas frentes, e o seu assassinato era a única maneira de detê-lo. Um golpe de Estado aconteceria a seguir, e um novo governo em Berlim iria salvar a Alemanha da destruição completa nas mãos dos Aliados. Esse era o plano.
E esta era a realidade: o coronel Claus von Stauffenberg, chefe da reserva do exército, tinha recebido a ordem de plantar uma bomba durante uma conferência em Berchtesgaden, mas que mais tarde foi transferida para "A Toca do Lobo” de Hitler, um posto de comando em Rastenburg, Prússia. Stauffenberg plantou o explosivo em uma maleta, que foi colocada sob uma mesa e, em seguida, saiu rapidamente. Hitler estava estudando um mapa da frente oriental e o Coronel Heinz Brandt, para conseguir uma visão melhor do mapa, tirou a mala do lugar, afastando-a do Fuhrer. Às 12h42, a bomba explodiu. Quando a fumaça se dissipou, Hitler foi ferido, carbonizado e ainda sofreu a uma paralisia temporária de um braço, mas conseguiu escapar sem maiores ferimentos, tanto que ele ainda manteve um encontro com Benito Mussolini naquela mesma tarde. Apesar de Hitler ter sobrevivido, quatro pessoas morreram no atentado.
Assim que a bomba explodiu, Stauffenberg estava retornando a Berlim para realizar a Operação Valquíria, a derrubada do governo central. Em Berlim, ele e co-conspirador Geral Olbricht prenderam o comandante do exército de reserva, o general Fromm, e começaram a emitir ordens para o comandando de vários prédios do governo. Contudo, mais tarde chegou a noticia de que Hitler continuava vivo.
Fromm, liberado da custódia sob a suposição de que ele iria reforçar o grupo contra Hitler fora do escritório, empolgou os conspiradores. Stauffenberg e Olbricht acabaram baleados no mesmo dia. Uma vez que Hitler descobriu a extensão da conspiração (que chegou até a ocupação francesa), ele deu início à liquidação sistemática de seus inimigos. Mais de sete mil alemães seriam presos (incluindo o pastor evangélico Dietrich Bonhoeffer) e até cinco mil seriam mortos - executados ou como suicídios. Hitler, Himmler, Goering deram um impulso ainda mais forte na Alemanha e sua máquina de guerra. O fato de ter sobrevivido ao atentado parece ter convencido ainda mais Hitler de que ele tinha um “destino” a cumprir: "eu considero isso como uma confirmação da tarefa imposta a mim pela Providência", e que "nada vai acontecer comigo (...) A grande causa a qual eu sirvo virá com seus perigos ... e tudo vai levar a um bom fim".
20 / JUL / 1969
Homem pisa pela primeira vez na Lua
No dia 20 de julho de 1969, a humanidade deu, literalmente, um passo muito além de suas fronteiras terrestres quando pela primeira vez um homem homem pisava na Lua. O feito do astronauta norte-americano Neil Armstrong e do seu colega Buzz Aldrin foi transmitido ao vivo para 100 milhões de pessoas. Foram, ao todo, duas horas e 45 minutos de caminhada pela Lua.
Ao pisar na superfície lunar, Armstrong disse a famosa frase: "Este é um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a humanidade".
Ao todo, os dois astronautas ficaram 21 horas no satélite. Os dois aproveitaram sua estada na Lua para fincar a bandeira dos Estados Unidos, recolher cerca de de 22 kg de material e fazer fotos. Ambos pousaram numa região chamada Mar da Tranquilidade, a bordo do módulo lunar Eagle.
A missão de grande sucesso havia começado no dia 16 de julho, quando o foguete Saturno V foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, transportando a espaçonave Columbia. A tripulação era formada pelo comandante Neil Armstrong, Michael Collins (piloto do módulo de comando) e Edwin "Buzz" Aldrin (piloto do módulo lunar).
A Apollo 11 retornou à Terra no dia 24 de julho a uma velocidade de 11.031 metros por segundo e pousou no Oceano Pacífico. Os três astronautas ainda precisaram ficar de quarentena para evitar que trouxessem algum tipo de micróbios do espaço. Depois, viraram celebridades mundiais e escreveram para sempre os seus nomes na história.
20 / JUL / 1980
Nasce a supermodelo Gisele Bündchen
No dia 20 de julho de 1980 nascia, em Horizontina (RS), a supermodelo brasileira Gisele Bündchen. Considerada a modelo mais rica do mundo, é a primeira bilionária entre suas colegas. A revista "Rolling Stone" concedeu à brasileira o prêmio de "Modelo do Ano" e "a garota mais bonita do mundo." A vida de Gisele fora das passarelas também é alvo de curiosidade. Ela manteve romances com o magnata João Paulo Diniz e com o ator Josh Hartnett, antes de iniciar seu relacionamento com o ator Leonardo Di Caprio. Depois, Gisele se casou com Tom Brady, astro do futebol norte-americano, com quem teve seu primeiro filho, Benjamin, em dezembro de 2009. No mundo empresarial, Gisele lançou sua própria marca feminina de calçados e também desenhou um colar de edição limitada para "Harpers Bazaar". Sua carreira de modelo começou aos 13 anos, quando estava caminhando na rua com a mãe e foi descoberta por um agente de modelos. Na época, contudo, Gisele não se interessou pelas passarelas. Um pouco depois, porém, resolveu deixar os jogos de vôlei para se arriscar em frente às câmeras. Em 1994, ganhou o segundo lugar em uma competição de modelos em São Paulo. Em seguida, ficou na quarta colocação no concurso mundial da "Elite". Gisele viajou a Nova York onde fez a sua estreia em um "Fashion Week", para depois dar o passo em direção aos grandes nomes da moda. Suas performances nos Estados Unidos renderam enorme sucesso e ela foi recebida de braços abertos por marcas como Valentino, Zara, Bvlgari, Tommy Hilfiger, Chloe, Celine, Versace, Christian Dior, Michael Kors, Ralph Lauren, Victoria Secret e Dolce & Gabbana. Entre suas inúmeras capas de revistas estão publicações como "Allure", "Marie Claire", "Vogue", "Arena" e "Rolling Stone".