2 DE JULHO
02 / JUL / 1494
Tratado de Tordesilhas é ratificado pela Espanha
Em um dia como este, no ano de 1494, o Tratado de Tordesilhas era ratificado pela Espanha (Castela), em um acordo que praticamente dividia o globo terrestre entre Portugal e Espanha. O acordo foi ratificado por Portugal no dia 5 de setembro do mesmo ano. O Tratado foi anteriormente assinado na povoação castelhana de Tordesilhas, em 7 de junho de 1494. O acordo entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha servia para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as coroas fora da Europa.
Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola após a viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica. O documento definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Os territórios a leste desta linha pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha. Contrariando a bula anterior de Alexandre VI, Inter Coetera (1493), que atribuía à Espanha a posse das terras localizadas a partir de uma linha demarcada a 100 léguas de Cabo Verde, o novo tratado foi aprovado pelo Papa Júlio II em 1506.
02 / JUL / 1566
Lendário "profeta" Nostradamus morre
O lendário "profeta" Nostradamus morria em um dia como hoje, no ano de 1566, na cidade francesa de Salon-de-Provence. Nascido em dezembro de 1503 (não se sabe exatamente se dia 14 ou 21 de dezembro), o francês Michel de Nostredame, ou Miquèl de Nostradama, sofria de epilepsia psíquica, de gota e de insuficiência cardíaca. Morreu vítima de um edema cardiopulmonar.
Médico da Renascença que praticava a alquimia (como muitos dos médicos do século XVI), ele ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Sua obra mais famosa, As Profecias, é apontada por alguns como um livro com previsões codificadas do futuro. Nostradamus possuía conhecimentos sobre o ocultismo e, com a sua suposta habilidade de prever o futuro, começou a escrever uma série de almanaques anuais, sendo o primeiro lançado em 1550, e passou a utilizar o seu nome em latim, de Nostredame para Nostradamus.
Quando ele lançou o livro Les Propheties (As Profecias), muitas pessoas pensaram que ele tinha poderes diabólicos e o chamaram de herege. Contudo, alguns aprovavam suas publicações, pois inspiravam profecias espirituais. Seu livro chamou a atenção de Catarina de Médicis, esposa de Henrique II de França, grande admiradora de Nostradamus. Ela o chamou para Paris para saber qual seria o futuro de seus filhos através do horóscopo.
Muitos dizem que várias de suas profecias se realizaram. Entre as previsões acertadas estariam o grande incêndio de Londres de 1666 ("O sangue do justo será exigido de Londres, queimado pelo fogo no ano 66"), a Revolução Francesa ("Enquanto os príncipes e os senhores estarão presos nas prisões. Estes no futuro serão idiotas sem cabeça"), o nascimento de Napoleão Bonaparte ("Um imperador nascerá na Córsega e custará caro ao império"), a ascensão de Hitler (“O primeiro do III fará pior do que Nero. Ele será também valente para derramar o sangue humano") e os ataques de 11 de setembro em Nova York ("Do céu virá o grande Rei do Terror, trazendo de volta à vida o grande Rei dos Mongóis").
02 / JUL / 1823
Independência do estado da Bahia
Ao custo de muitas vidas, em um dia como este, no ano de 1823, foi decretada a independência do estado da Bahia após um movimento iniciado dois anos antes. A partir de então, a então província passou a fazer parte da unidade nacional brasileira. A luta pela independência na Bahia veio antes da brasileira, contudo só se tornou realidade quase um ano após o 7 de setembro de 1822.
Além disso, ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, o processo baiano foi conflituoso e violento. Ao longo da luta pela emancipação baiana, os interesses estavam divididos: de um lado, havia os portugueses interessados em manter a província como colônia; do outro brasileiros, liberais, conservadores, monarquistas e até republicanos se uniram em um interesse comum de uma luta que estava efervescendo há alguns anos.
02 / JUL / 1843
Morre o médico fundador da medicina homeopática
Christian Friedrich Samuel Hahnemann nasceu em 10 de Abril de 1755 e faleceu em Paris em 2 de Julho de 1843. Foi um médico alemão, fundador da medicina homeopática (sistema de medicina alternativa, que emprega remédios que não utilizam ingredientes quimicamente ativos).
A este médico também se atribui ter introduzido a prática da quarentena no Reino de Prússia durante seu serviço ao Duque de Anhalt-Köthe (cidade alemã). Seus méritos eram avaliados através dos resultados das brilhantes curas que obtinha mediante a aplicação da sua medicina e doutrina. A sua clientela aumentava extraordinariamente e sua residência estava continuamente repleta de doentes que procuravam a cura de seus males através dos recursos científicos do Mestre.
Certas traduções que realizou do francês para o alemão sobre vários estudos médicos, atualmente gozam de grande crédito no mundo da Química como Heilung und Verhütung des Scharlach-Fiebers. Gotha 1801. Der Kaffee in seinen Wirkungen e Leipzig 1803.
02 / JUL / 1900
Conde von Zeppelin fez 1a. demonstração de um dirigível
Em um dia como hoje, no ano de 1900, o alemão e Conde Ferdinand von Zeppelin fez o voo inaugural do LZ-1, um dirigível, às margens do lago Constança, na Alemanha. Contudo, a experiência não foi das melhores já que o tecido que cobria a estrutura de alumínio do balão se rompeu no pouso. Contudo, o milionário não desistiu do seu plano e continuou tentando.
Veja mais: Zepelim ultramoderno promete substituir aviões e trens de carga Em 1908, quando estava em situação financeira difícil, ganhou fama com o LZ-4, ao cruzar os Alpes, numa viagem de 12 horas sem escalas. A partir daí, seu negócio cresceu e seus dirigíveis se transformaram em orgulho nacional da Alemanha.
Zeppelin instituiu a primeira companhia aérea, a Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, em 1909, com uma frota de cinco dirigíveis. Durante a Primeira Guerra Mundial, os dirigíveis foram utilizados para bombardear Paris. Durante sua vida, Zeppelin construiu em torno de 100 dirigíveis.
02 / JUL / 1903
Cuba arrenda Guantánamo para os EUA
A Baía de Guantánamo, ou Guantânamo, foi concedida por Cuba aos Estados Unidos como estação naval em um dia como este, no ano de 1903, mediante um pagamento anual dos norte-americanos. A área está localizada ao sul cubano e possui área de cerca de 111,9 km².
Da base de Guantánamo, existe uma dependência chamada Navassa, ilha desabitada com 5 km², situada entre a Jamaica e o Haiti. É na base naval dos EUA onde estão os prisioneiros das guerras do Afeganistão e Iraque. Fidel Castro tentou sem sucesso desfazer a concessão.
A manutenção da Base Naval da Baía de Guantánamo não encontra amparo em nenhuma convenção internacional e, por isto, não há fiscalização do acontece em seu interior. Há denúncias de torturas e violações dos direitos humanos por parte dos EUA.
02 / JUL / 1940
Salário mínimo passa a vigorar no Brasil
O salário mínimo no Brasil passava a vigorar no país em dia como este, no ano de 1940. Getúlio Vargas foi o responsável pela instituição do salário mínimo no Brasil, regulamentada pela lei nº 185 de janeiro de 1936 e pelo decreto-lei nº 399 de abril de 1938. O Decreto-Lei nº 2162 de 1º de maio de 1940 fixou seus valores, que passaram a vigorar em julho. Valores distintos eram aplicados a cada região e sub-região do Brasil, totalizando 14 salários mínimos diferentes na época.
02 / JUL / 1961
Hemingway, autor de O Velho e o Mar, dá adeus
Em um dia como este, no ano de 1961, morria o consagrado escritor e jornalista norte-americano Ernest Hemingway. Aos 61 anos, enfrentando problemas de hipertensão, diabetes, depressão e perda de memória, Hemingway decidiu tirar a própria vida em Ketchum, Idaho (EUA), onde disparou um fuzil de caça contra si mesmo. Com histórico de suicídio na família (seu pai havia tirado a própria vida), todas as personagens do escritor se defrontaram com o problema da "evidência trágica" do fim, um desfecho que Hemingway decidiu dar a si mesmo.
Ao longo de sua vida, ele se destacou nos estudos na área de idiomas, mas sentia-se desmotivado pelas outras matérias. Mostrou suas aptidões literárias no diário escolar, usando o pseudônimo Ring Lardner, Jr. Ao acabar seus estudos, em 1917, não quis ir à universidade, como queria seu pai, nem se aperfeiçoou em seus estudos de violoncelo, como aspirava sua mãe. Então se transferiu para o Kansas e em outubro de 1917 começou a trabalhar como repórter no diário Kansas City Star.
Entre suas obras destacam-se: O Sol Também se Levanta (1926), Adeus às Armas (1929), Morte à Tarde (1932), As Verdes Colinas da África (1935), Ter e não Ter (1937), Por Quem os Sinos Dobram (1940), Do Outro lado do Rio, Entre as Árvores (1950) e O Velho e o Mar (1952) pelo qual recebeu o Prêmio Pulitzer em 1953.
02 / JUL / 1992
Stephen Hawking bate o recorde dos best-sellers britânicos
O físico teórico Stephen Hawking quebrou os recordes editoriais em 2 de julho de 1992. Seu livro “Uma Breve História do Tempo” esteve na lista de best-sellers de não ficção por três anos e meio, vendendo mais de 3 milhões de cópias em 22 idiomas.
“Uma Breve História do Tempo” explica as teorias mais recentes sobre a origem do universo em uma linguagem acessível para leigos. O livro foi transformado em um documentário aclamado em 1992, que foca principalmente na história do próprio cientista. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica durante seus 20 anos, foi dito a Hawking que ele teria apenas mais dois anos de vida.
Mas, apesar do grave prognóstico, ele deu seguimento aos seus estudos em física teórica, casou-se e teve um filho. Posteriormente, sua doença o deixou paraplégico, à exceção da mão esquerda. Hawking pôde continuar a falar, mas seu discurso era difícil de entender até ele se submeter a uma traqueotomia, em 1985, durante um ataque de pneumonia. Em seguida, Hawking começou a utilizar um sintetizador de voz controlado por um mouse, o que melhorou a clareza de seu discurso. Sua popular e sintetizada voz pode ser ouvida no documentário de “Uma Breve História do Tempo”, em uma música famosa do Pink Floyd e em um episódio dos Simpsons.
Ganhador da Medalha Presidencial da Liberdade e várias outras homenagens, Hawking escreveu muitos outros livros populares de ciência, incluindo “Buracos Negros, Universos Bebês e Outros Ensaios” (1993) e “O Grande Projeto” (2010), o qual ele coescreveu com o colega físico Leonard Mlodinow. Hawking é conhecido por suas contribuições científicas para a cosmologia e a gravidade quântica e está afiliado à Universidade de Cambridge e ao Instituto de Tecnologia da Califórnia, entre outras entidades.