Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

19 DE JULHO

19 / JUL / 1799
Encontrada a Pedra de Roseta, a chave para o enigma dos hieróglifos

Neste dia, em 1799, durante a campanha de Napoleão Bonaparte no Egito, um soldado francês encontrou uma laje de basalto negro com umas inscrições antigas perto da cidade de Roseta, a 35 quilômetros ao norte de Alexandria. A pedra, de formato irregular, continha fragmentos de passagens escritas em três idiomas diferentes: grego, hieróglifos egípcios e demótico egípcio. De acordo com arqueólogos, o grego antigo da Pedra de Roseta foi escritor por padres em homenagem ao rei do Egito, Ptolomeu V, no século II a.C. O mais surpreendente, contudo, era que a passagem grega anunciava que os três textos possuíam o mesmo sentido. Desta maneira, a Pedra Roseta é considerada a chave que resolveu o enigma dos hieróglifos, uma linguagem considerada "morta" por quase 2.000 anos. Uma vez que as inscrições da Pedra de Roseta foram traduzidas, a língua e a cultura do antigo Egito passaram a ser um livro aberto para os cientistas.

Quando Napoleão, imperador conhecido por sua visão esclarecida, educação, arte e cultura, invadiu o Egito em 1798, ele levou consigo um grupo de estudiosos e ordenou que coletassem todos os artefatos culturais que pudessem ser importantes para a França. Mais tarde, quando os britânicos derrotaram Napoleão, em 1801, eles tomaram posse da Pedra de Roseta. Desde 1802, o Museu Britânico em Londres abriga a preciosidade histórica com exceção de um breve período durante a Primeira Guerra Mundial Naquela, quando o museu foi transferido para um local subterrâneo em separado, juntamente com outros itens insubstituíveis da coleção do museu, para proteção da ameaça de bombas.

19 / JUL / 1808
Travou-se a Batalha de Bailén

A Batalha de Bailén foi travada durante a Guerra da Independência Espanhola e impôs a primeira derrota na história do potentíssimo exército napoleônico. Teve como data o dia 19 de Julho de 1808 e ocorreu junto à cidade de Bailén (Espanha). Enfrentaram-se o exército francês, com cerca de 21.000 soldados ao comando do general francês Dupont, com o espanhol ligeiramente mais numeroso, com 24.000 soldados às ordens do militar espanhol Castaños. O exército francês foi derrotado e feito prisioneiro. A derrota do geral Dupont em Bailén teve graves consequências para o esforço de guerra dos franceses. A notícia estendeu-se por toda a península e forçou o rei José I Bonaparte a abandonar Madri, acabando também com a crença na aparente invencibilidade dos franceses.

19 / JUL / 1834
Nasce o pintor impressionista Edgar Degas

No dia 19 de julho de 1834 nascia, em Paris, o pintor Edgar Degas, mais conhecido por sua pinturas sonhadoras e por suas esculturas em bronze de bailarinas. Em seu lado menos conhecido, contudo, o pintor revela seu mundo solitário e de isolamento, como é o caso do autorretrato de 1855, quando aparece fraco e apático. Degas era conhecido por ser mal-humorado e antissocial. Ele acreditava que "o artista deve viver na solidão e sua vida pessoal deve ser preservada". Este empenho pela arte resultou em uma pintura surpreendente e fundamental para o impressionismo francês, que transformou a arte para sempre. Ao longo dos anos, Degas nunca se casou e se isolou dos amigos. No final de sua vida, quase cego, passou os últimos anos de sua vida vagando pelas ruas de Paris. Ele morreu no dia 27 de setembro de 1917.

19 / JUL / 1876
Nasce o jornalista Irineu Marinho

O jornalista Irineu Marinho nasceu em 19 de julho de 1876, em Niterói, no Rio de Janeiro. Seu maior legado foi a fundação do jornal O Globo, que nas mãos de seu filho Roberto, se transformaria em uma das mais importantes empresas de comunicação do Brasil.

Irineu desde cedo se interessou pela imprensa. Ainda nos tempos de estudante, fundou os jornais A Pena e o Ensaio, na época em que frequentava o Liceu Popular de Niterói. Em meados dos anos 1890, após o fim da Revolta da Armada, ele se mudou para a cidade do Rio de Janeiro. Lá, trabalhou no Diário de Notícias, onde começou como revisor, para depois ser promovido a repórter e diretor.

Ele também acabou trabalhando nos jornais A Tribuna e A Notícia. Irineu era um grande crítico dos trustes internacionais como a Lumber Corporation e a Brasil Railway Co (do empresário norte-americano Percival Farquhar). Em 1911 ele participou da fundação do jornal A Noite, do qual era um dos acionistas. Em 1922 acabou preso durante quatro meses por apoiar a revolta tenentista.

Após ser destituído pelos outros sócios como acionista de A Noite, Irineu fundou o Globo em 1925. Menos de um mês após o início das atividades do jornal, o jornalista sofreu um infarto fulminante no banheiro de casa. Seu filho Roberto, mesmo relutante, assumiu as rédeas do veículo, que em alguns anos viraria um grande conglomerado midiático.

19 / JUL / 1900
O metrô de Paris é inaugurado

Em um dia como este, no ano de 1900, era inaugurada a linha 1 do Metropolitano de Paris, chamado também de Métropolitain ou apenas Métro de Paris. O sistema possui 16 linhas, identificadas por números de 1 a 14, com duas linhas menores. Em termos de tamanho, é o quarto da Europa Ocidental, atrás apenas de Londres, Moscou e Madri, com mais de 210 quilômetros de extensão. A partir da década de 60, o sistema foi complementando com o RER (Réseau Express Régional).

19 / JUL / 1943
Segunda Guerra Mundial: americanos bombardeiam Roma

Em um dia como este, em 1943, os Estados Unidos bombardearam as ferrovias de Roma, numa tentativa de abalar emocionalmente a resistência do povo italiano, contrariando o que pregava o líder Benito Mussolini, um aliado de Hitler, que desejava seguir adiante com a Segunda Guerra Mundial.

Em 16 de julho, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt e primeiro-ministro britânico Winston Churchill apelaram à população civil italiana para que rejeitassem os apelos de Mussolini e Hitler para "viver para Itália e para a civilização." Como um "incentivo", os norte-americanos jogaram bombas na cidade, destruindo as ferrovias. O pânico eclodiu entre os romanos. Convencido por Mussolini de que os Aliados nunca bombardeariam Roma, civis seguiram para a capital italiana para ter segurança. O atentado, definitivamente, abalou a confiança dos italianos em seu líder.

Em uma reunião, no norte da Itália, Hitler tentou levantar o moral de Mussolini, mas também apontou suas deficiências como líder. Hitler temia que Mussolini, depois de ter sofrido sucessivos reveses militares, fizesse um acerto de paz, deixando os alemães sozinhos na luta contra as forças aliadas ao longo da península italiana.

Hitler decidiu reunir-se com o italiano para palestrar sobre a arte da guerra. Mussolini permaneceu estranhamente silencioso no encontro, em parte pelo seu fraco conhecimento do idioma alemão (ele teria pedido um resumo traduzido da reunião mais tarde), mas também por medo da reação de Hitler caso ele afirmasse que a Itália não poderia continuar na luta. Mussolini manteve a farsa para seus aliados alemães: a Itália iria continuar. Contudo ninguém acreditou nisso.

Apenas um dia depois, Hitler ordenou secretamente ao Marechal de Campo Erwin Rommel para assumir o comando das ilhas gregas ocupadas, pois seria melhor atacar a Itália quando Mussolini tomasse o lado dos Estados Unidos. Contudo, dentro de uma semana, os fatos tomariam um rumo surpreendente...

19 / JUL / 1987
Morre a cantora de samba Clementina de Jesus

No dia 19 de julho de 1987 morria, no Rio de Janeiro, vitima de um derrame, Clementina de Jesus da Silva, cantora de samba. Depois de trabalhar quase 20 anos como empregada doméstica, ela deu início à carreira musical aos 63 anos. Nascida no dia 7 de fevereiro de 1901, em Valença (RJ), seu talento foi descoberto pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho, em 1963, que a levou para participar do show Rosa de Ouro.

Considerada rainha do partido alto e com um timbre de voz inconfundível, foi homenageada por Elton Medeiros com o partido "Clementina, Cadê Você?" e foi cantada por Clara Nunes com o "P.C.J, Partido Clementina de Jesus", em 1977, do compositor da Portela Candeia. Durante sua carreira, gravou cinco discos solo. Em 1983 foi homenageada por Paulinho da Viola, João Nogueira, Elizeth Cardoso, entre outros, em um espetáculo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Apesar de não ter sido um sucesso em vendas com os seus discos, ela foi bastante aclamada entre os cantores da MPB, tanto que João Bosco, Milton Nascimento e Alceu Valença registraram sua voz em seus álbuns.

19 / JUL / 2008
Aos 103 anos, morre a atriz e humorista Dercy Gonçalves

No dia 19 de julho de 2008 morria, aos 103 anos, no Rio de Janeiro, Dolores Gonçalves Costa, mais conhecida como Dercy Gonçalves, atriz, humorista e cantora que ficou conhecida por suas atuações no cinema nacional entre 1950 e 1960. Ela entrou para o Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história: 86 anos.Nascida na cidade de Santa Maria Madalena (RJ), no dia 23 de junho de 1907, ela chegou ao auge da carreira nos anos 60, quando se tornou a atriz mais bem paga da TV Excelsior. Depois, entre 1966 a 1969, apresentou um programa de auditório de sucesso na TV Globo, chamado Dercy de Verdade (1966-1969). O programa, contudo, saiu do ar por conta da censura com o AI-5.

Mais tarde, nos anos 80, ela passou a integrar corpos de jurados em programas populares e participou de algumas novelas.Em 1991, Dercy foi tema do samba-enredo "Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo", pela escola Unidos do Viradouro. Neste desfile, Dercy causou polêmica ao desfilar com os seios à mostra. Após sua morte, o estado do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias.

19 / JUL / 2009
Programa Trato Feito estreia no History

No dia 19 de julho de 2009, The History Channel exibiu pela primeira vez o programa Trato Feito. A atração acompanha o cotidiano da casa de penhores Gold & Silver, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A loja é administrada pelos membros da família Harrison, os astros da série.

O estabelecimento foi fundado em 1988 pelo patriarca Richard Harrison ("O Velho"), que originalmente administrava o local junto com seu filho, Rick Harrison, seu neto Corey "Big Hoss" Harrison, e Austin "Chumlee" Russell, amigo de infância de Corey. O programa mostra as interações da equipe com os clientes, que levam todo o tipo de coisas para vender ou penhorar. Os produtos são analisados por especialistas, que pesquisam a origem e autenticidade dos artefatos antes que os preços sejam definidos.

No primeiro episódio ("Boom or Bust"), Rick avaliava a compra de um canhão do século 18 que poderia valer até 40 mil dólares. Mas, antes de fazer uma oferta, ele precisava confirmar se a relíquia era autêntica. O programa de estreia também apresentava um marceneiro que precisava penhorar sua serra de mesa. Em outra negociação, um homem tentava vender sua réplica de armadura romana aos Harrison.

Trato Feito é um dos programas de maior audiência do History Channel. A atual temporada tem uma média 1,2 milhão de telespectadores nos Estados Unidos. Mais de 2600 itens já foram negociados em 10 anos de atração. Várias celebridades também participaram da série, como Bob Dylan, Stan Lee e Steve Carell. Em 2018, o Velho Richard Harrison morreu, aos 77 anos.

19 / JUL / 2019
Morre o ator Rutger Hauer, de Blade Runner

O ator Rutger Hauer morreu em 19 de julho de 2019, aos 75 anos, em sua casa em Beetsterzwaag, na Holanda. A informação foi divulgada apenas no dia 24 e a causa da morte não foi revelada. Seu papel mais conhecido no cinema foi o do replicante Roy Batty, no clássico "Blade Runner, o Caçador de Androides" (1982), de Ridley Scott.

Nascido na cidade holandesa de Breukelen, Hauer era filho de professores de artes cênicas. Na adolescência, passou a atuar e se juntou a uma trupe teatral. Em 1969, foi escalado como protagonista da série holandesa "Floris", dirigida por Paul Verhoeven. Quatro anos depois, estrelou em "Louca Paixão", filme também dirigido por Verhoeven. A obra fez sucesso internacional, projetando os dois artistas para o mundo.

Em 1981, Hauer fez sua estreia em Hollywood, atuando ao lado de Sylvester Stallone no filme "Falcões da Noite". No ano seguinte, consolidou sua carreira nos Estados Unidos ao atuar em "Blade Runner", junto com Harrison Ford e Daryl Hannah. Seu monólogo final é considerado um dos grandes momentos da história do cinema.

Depois disso, Hauer atuou em outros sucessos, como "Ladyhawke - O Feitiço de Áquila" (1985), com Michelle Pfeiffer e "A Morte Pede Carona" (1986). Na televisão, participou de seriados como "Smallville" e "True Blood". Hauer foi premiado com um Globo de Ouro em 1988, pelo filme para TV "Fuga de Sobibor".




Compartilhe essa notícia

Receba novidades