Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

14 DE JUNHO

14 / JUN / 1940
Exército alemão invade Paris na Segunda Guerra Mundial

Em 1940, a cidade de Paris era ocupada durante a Segunda Guerra Mundial. Governo francês fugiu para o sudoeste do país, no mesmo dia. Um armistício entre França e a Alemanha foi assinado em 22 de junho, quando se deu a rendição do Segundo Grupo do Exército Francês. Este evento fez parte da "Batalha da França", que representou a invasão da França e dos Países Baixos pela Alemanha Nazista. A ocupação determinou o fim da "Guerra de Mentira", já que até então não havia ocorrido nenhum confronto real. A França ficou ocupada até 1944.

14 / JUN / 1947
Incidente Roswell: suposto UFO teria caído no Novo México

No dia 14 de junho de 1947, William Brazel, um contramestre da uma propriedade rural, notou que alguns destroços muito estranhos em uma região localizada 50 quilômetros ao norte de Roswell, no Novo México, nos Estados Unidos. Algumas semanas depois, Brazel contou ao jornal Roswell Daily Record que ele e o seu filho viram um "um grande e brilhante destroço feito de pedaços de borracha, tiras de metal, papel muito resistente e varas". Naquele dia, ele não deu muita importância ao achado, mas ele retornou ao local no dia 4 de julho com seus filhos e a esposa para recolher o material.

Alguns relatos, contudo, dizem que Brazel teria coletado o material antes. No dia seguinte, Brazel escutou algumas conversas sobre "discos voadores" e ele se perguntou se isso não estaria relacionado com o material que ele havia recolhido. No dia 7 de julho, ele viu o xerife Wilcox, a quem confidenciou que poderia ter encontrado um disco voador. Alguns outros relatos dizem que esta conversa poderia ter ocorrido no dia 6 de julho. No dia 8 de julho, a história estava publicada na primeira página do Roswell Daily Record: "RAAF (Roswell Army Air Field, Aeródromo Militar de Roswell) captura disco voador em rancho na região de Roswell". No dia seguinte, contudo, o próprio jornal desmentiu a notícia e afirmava que o que havia sido encontrado nada mais era do que um balão meteorológico.

A história ficou esquecida até 1978, quando o físico nuclear Stanton Terry Friedman encontrou uma testemunha, Jesse Marcel, que disse ter tocado um disco voador na época do caso Roswell. A partir disso, outras testemunhas apareceram e o assunto voltou aos jornais. Também foram publicados outros livros sobre o incidente de 1947 como "The Roswell Incident" (1980), "UFO crash at Roswell" (1991) e "The truth about the UFO crash at Roswell" (1994).

14 / JUN / 1968
Fim dos "Provos" na Holanda

Os Provos holandeses eram jovens que protestavam contra as estruturas sociais da sociedade burguesa e que, a diferença dos hippies, não só se limitaram a atacar as estruturas políticas de forma impulsiva, senão também de forma consciente e racional. A primeira grande luta dos "provos" perseguiu a legalização da maconha, com o fim de evidenciar a ignorância e os tópicos existentes com respeito ao consumo de cannabis.

Os constantes protestos iniciaram-se no ano 1965 e culminaram em 14 de junho de 1968. Amsterdã viveu alguns meses furiosos de revoltas permanentes, de manifestantes feridas, de manifestantes cercados pela polícia. Ficou patente que as autoridades sentiam-se mais questionadas pelos ataques dos provos(provocadores) à gramática cultural, que pelos protestos tradicionais. Em vez de oferecer uma análise da função social da polícia e a justiça, o Provo atuava em base a uma ênfase subjetiva, e considerava a confrontação com a polícia como um "acontecimento lúdico".

14 / JUN / 1982
Termina a Guerra das Malvinas, com rendição dos argentinos

Em 1982, chegava ao fim o conflito conhecido como A Guerra das Malvinas - ou Falklands War, em inglês, ou Guerra de las Malvinas, em castelhano - ou Guerra do Atlântico Sul ou ainda Guerra das Falklands. Este duelo armado teve início no dia 2 de abril do mesmo ano e colocou de lado opostos Argentina e Reino Unido. Além das Malvinas, o arquipélago em disputa também incluiu Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.

Os britânicos reivindicavam a posse da região desde 1833, quando começou a ocupação. A Argentina, contudo, entendia que o local era parte do seu território, considerando a ocupação ilegal. A guerra acabou vencida pelo Reino Unido e resultou na morte de 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis. Na Argentina, a derrota contribuiu para a queda da Junta militar que governava o país e a implantação da democracia. Pelo lado britânico, a vitória auxiliou a conservadora Margaret Thatcher a ganhar as eleições de 1983.

14 / JUN / 1986
Morre o escritor Jorge Luis Borges

No dia 14 de junho de 1986 morria, em Genebra, na Suíça, Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo, escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta. Nascido em 24 de agosto de 1889, em Buenos Aires, na Argentina, sua fama internacional começou a partir da década de 60, quando recebeu o primeiro prêmio internacional de editores, o Prêmio Formentor. Seu trabalho foi traduzido e publicado extensamente nos EUA e Europa. Fluente em vários idiomas, sua obra abrange "o caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura".

Seus livros mais famosos são "Ficciones" (1944) e "O Aleph" (1949), coletâneas de histórias curtas interligadas por sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios e livros fictícios, religião e Deus. Seus trabalhos têm contribuído significativamente para a literatura fantástica. Estudiosos afirmam que a progressiva cegueira de Borges o ajudou a criar novos símbolos literários, pois "os poetas, como os cegos, podem ver no escuro". Os poemas de seu último período dialogam com vultos culturais como Spinoza, Luís de Camões e Virgílio.

14 / JUN / 2008
Morre Jamelão, cantor e compositor brasileiro

No dia 14 de junho de 2008 morria, no Rio de Janeiro, aos 95 anos, José Bispo Clementino dos Santos, mais conhecido como Jamelão, cantor brasileiro e tradicional intérprete de sambas-enredo da Mangueira entre os anos de 1949 e 2006. Nascido no dia 12 de maio de 1913, também no Rio de Janeiro, entre seus sucessos estão "Fechei a Porta", "Leviana", "Folha Morta", "Não Põe a Mão", "Matriz ou Filial", "Exaltação à Mangueira", "Eu Agora Sou Feliz", "O Samba É Bom Assim" e "Quem Samba Fica".

Em janeiro de 2001, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Diabético e hipertenso, Jamelão teve problemas pulmonares e, desde 2006, sofreu dois derrames. Ele morreu por falência múltipla dos órgãos.

14 / JUN / 2013
Lançando o game The Last of Us

No dia 14 de junho de 2013 foi lançado mundialmente o game The Last of Us, um sucesso de público, crítica e vendas, produzido para o PlayStation 3. De acordo com os seus desenvolvedores, a Naughty Dog, o produto é muito mais do que um game: trata-se de uma experiência de ação e aventura, com jogabilidade fantástica, num cenário pós-apocalíptico. A Naughty Dog é a mesma produtora da série Uncharted.

Vencedor de vários prêmios do mercado de games, The Last of Us chegou a ser chamado de obra-prima. Seu cenário é em ambiente pós-apocalipse, em que sobreviventes humanos lutam contra zombies infectados por uma mutação do fungo Cordyceps. A luta também é contra bandidos, canibais humanos e militares. A trama central é em torno de Joel, um traficante de armas impiedoso, e Ellie, uma adolescente. Ambos tentam sobreviver em um território sem lei nos Estados Unidos. Eles estão em busca de outros sobreviventes, que buscam uma cura para a doença causada pela mutação do fungo. No game, o jogador pode fabricar armas e remédios, com itens encontrados pelo caminho.

The Last of Us foi um sucesso imediato, com vendas de mais de um milhão de unidades na semana de estreia. Até metade do ano passado, mais de sete milhões de unidades haviam sido comercializada. No dia 29 de julho de 2014 foi lançada a versão para PlayStation 4. Neil Druckmann, produtor e roteirista do game, está preparando a versão do jogo que sairá nos cinemas.

14 / JUN / 2015
Morre Zito, o homem que realmente comandava o time de Pelé

O craque Zito morreu em 14 de junho de 2015, cerca de um ano após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) que o deixou sob cuidados diários de enfermeiros. Ele estava com 82 anos. Zito foi um dos futebolistas mais importantes da história do Brasil e era quem realmente comandava as equipes em que Pelé brilhou, tanto no Santos Futebol Clube quanto na Seleção Brasileira. Apelidado de "Gerente", Zito era capitão e líder dentro de campo, tendo aval até mesmo dos técnicos para que comandasse os atletas em campo - incluindo Pelé. Tornaram-se célebres seus gritos incentivando os jogadores a continuar marcando gols, mesmo com as partidas já decididas.

Hystori




Compartilhe essa notícia

Receba novidades