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14 DE JULHO

14 / JUL / 1789
Revolucionários invadem a Bastilha, na França

Tomada da prisão que simbolizava o poder dos Bourbon sinalizou o início da Revolução Francesa

Revolucionários parisienses e tropas amotinadas invadiram e desmantelaram a Bastilha, uma fortaleza e prisão que simbolizava o poder dos Bourbon, em 14 de julho de 1789. Esse ato sinalizou o início da Revolução Francesa, uma década de turbulência política e terror durante a qual o rei Luís XVI foi deposto e dezenas de milhares de pessoas, incluindo o monarca e sua esposa Maria Antonieta, foram executadas.

Estopim da Revolução Francesa

Em 1789, a França estava fervilhando em direção à revolução. Bernard-René Jordan de Launay, o governador militar da Bastilha, temia que sua fortaleza fosse alvo dos revolucionários e, por isso, pediu reforços. Em 12 de julho, as autoridades reais transferiram 250 barris de pólvora para a Bastilha, e Launay trouxe seus homens para dentro da fortaleza e levantou suas duas pontes levadiças.

Queda da Bastilha
Ao amanhecer de 14 de julho, uma grande multidão armada com mosquetes, espadas e várias armas improvisadas começou a se reunir ao redor da Bastilha. Os homens de Launay conseguiram conter a multidão, mas à medida que mais e mais parisienses convergiam para a Bastilha, Launay levantou uma bandeira branca de rendição sobre a fortaleza.

Launay e seus homens foram presos, a pólvora e os canhões da Bastilha foram apreendidos e os sete prisioneiros foram libertados. Ao chegar ao Hotel de Ville, onde Launay seria preso e julgado por um conselho revolucionário, ele foi retirado pela multidão e assassinado.

A captura da Bastilha simbolizou o fim do antigo regime e foi o estopim da Revolução Francesa. Em 1792, a monarquia foi abolida e Luís e sua esposa Maria Antonieta foram enviados à guilhotina por traição em 1793.

14 / JUL / 1826

Nasce Joseph Arthur de Gobineau

Joseph Arthur de Gobineau foi um diplomata e filósofo francês, cuja teoria racial, impregnada de anti-semitismo, chegou a ser empregada posteriormente como justificativa filosófica do racismo nazista. Gobineau nasceu em 14 de Julho de 1826 em Ville D Avray, uma localidade próxima a Paris, no seio de uma família da aristocracia.

Desempenhou diversos cargos diplomáticos no Irã, Alemanha, Grécia, Brasil e Suécia desde 1848 até 1877. Além de sua atividade na política exterior, foi um prolífico escritor. Escreveu novelas e livros sobre religião, filosofia e história. Faleceu em 13 de Outubro de 1882. É conhecido geralmente como o fundador do racismo moderno.

Seus interesses puramente acadêmicos levaram-no a se especializar em estudos orientais, nos quais ganhou a reputação de ser um erudito. Baseando suas teorias no conhecimento do Oriente, tentou comparar as raças orientais com as da Europa.

O estudo de Gobineau incluiu a avaliação e classificação dos hábitos alimentares dos povos da Ásia, África e Europa, determinando os graus respectivos de conforto requeridos por esses povos para o consumo de alimentos, e seus hábitos de vida em geral. Sua obra mais famosa é o Ensaio Sobre a Desigualdade das Raças Humanas (1853-1855), na que afirmou que a raça dos germanos, que habita na Grã-Bretanha, França e Bélgica, era a única raça pura em comparação com aquelas que eram misturadas com as raças «negra» e «amarela».

14 / JUL / 1881
Billy the Kid é morto a tiros

Em 14 de julho de 1881, o xerife Pat Garrett mata a tiros Henry McCarty, popularmente conhecido como Billy the Kid, na Maxwell Ranch, no Novo México. Garrett, que estava na cola de Nilly por três meses após o pistoleiro ter fugido da prisão alguns dias antes de sua execução, recebeu uma informação que ele estava escondido ao lado de amigos. Enquanto Billy havia saído, Garrett o esperou no escuro de seu quarto. Quando o foragido retornou, Garrett atirou até matá-lo.

No dia 1º de abril de 1878, Billy the Kid armou uma cilada para o xerife William Brady e um suplente em Lincoln, Novo México, após o fazendeiro John Tunstall ter sido assassinado. Billy trabalhava na fazenda de Tunstall e ficou revoltado com a morte de seu patrão, jurando caçar todos os homens responsáveis pelo ato. O xerife Brady e seus homens, que eram ligados a fazendeiros rivais, estavam envolvidos com a gangue que matou Tunstall em 18 de fevereiro. A retaliação de Billy causou a morte de Brady e do suplente George Hindman. Embora tivesse somente 18 anos à época, Billy já havia cometido 17 homicídios.

Depois de sua condenação pelo assassinato do xerife Brady, Billy the Kid passou a ser o homem mais procurado do Oeste. Esquivando-se de bandos enviados para capturá-lo, ele acabou fazendo um acordo com o novo governador do Novo México: em troca de seu depoimento contra os responsáveis pelas guerras em fazendas no estado, ele seria libertado. Apesar de ter mantido sua palavra sobre o testemunho, Billy começou a duvidar da promessa de que seria solto e escapou.

Uma vez fugitivo, Billy matou mais alguns homens, incluindo o pistoleiro Joe Grant, que o havia desafiado para um duelo. A lenda diz que ele conseguiu ter acesso à arma de Grant antes da luta e removeu sua munição. Quando chegou a hora de atirar, somente a arma de Billy disparou e Grant foi morto.

O lendário xerife Pat Garrett finalmente conseguiu levar Billy the Kid a julgamento. O juiz o condenou a ser enforcado até estar “morto, morto, morto”, a que Billy teria supostamente respondido: “E você pode ir para o inferno, inferno, inferno”. Duas semanas antes de sua execução, ele conseguiu escapar, matando dois guardas durante a fuga.

Garrett organizou outro pelotão para capturar Billy. Após rastreá-lo até a Maxwell Ranch, Garrett atirou até matá-lo. Nenhuma acusação legal foi feita contra ele, uma vez que o assassinato foi considerado um homicídio justificável.

14 / JUL / 1904
Nasce Isaac Bashevis

Isaac Bashevis Singer nasceu em 14 de Julho de 1904 e faleceu em 24 de Julho de 1991. Foi um escritor judeu. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1978. Entre suas obras destacam-se: Satã em Goray (1935) A família Moskat (1950) O Mago de Dublin (1957) Sombras sobre o Hudson (1957-58).

Este livro tem a particularidade de ter sido traduzido diretamente do yidis (língua falada pelas comunidades judias do centro da Europa) ao espanhol sem passar pelo inglês. O Escravo (1962) Praça & Janes, No Tribunal de meu Pai (1966) A Casa de Jampol (1967). O certificado (1967), Os Herdeiros (1969), Num Dia Prazeroso: Relatos de um Menino que se Criou em Varsóvia (1973) O Penitente (1973), Shosha (1978) e Amor e Exílio (1984).

14 / JUL / 1933
É promulgada a lei de esterilização no regime nazista

No dia 14 de julho de 1933 o Partido Nazista Alemão aprovou a chamada "lei para a prevenção da ascendência com doenças hereditárias", que estabelecia um sistema estatal de extermínio de milhões de pessoas. Esta lei foi criada por três figuras importantes do movimento de "limpeza racial": os eugenistas e genetistas Ernst Rüdin e Arthur Gütt e o advogado Falk Ruttke. Eles foram nomeados pelo partido nazista para redigir uma lei que permitisse que a sociedade descartasse os cidadãos "problemáticos".

O partido acreditava que os doentes mentais afligiam toda a sociedade e que eram um estorvo para a construção de uma Alemanha forte, saudável e pura. O resultado perverso dessa política foi a chamada "solução final", ou seja, os campos de extermínio na Europa controlada pelos nazistas, onde milhares de pessoas foram mortas por conta do programa T4. As vítimas foram judeus, comunistas, ciganos, homossexuais e doentes mentais.

14 / JUL / 1933
Política do Gleichschaltung declara o Partido Nazista como o único permitido na Alemanha

14 / JUL / 1954
Morre Jacinto Benavente

Em 14 de julho de 1933, a Alemanha aprovou a "Lei contra a Fundação de Novos Partidos" que declarava o Partido Nazista como o único permitido no país. A medida fez parte de uma política conhecida como Gleichschaltung ("alinhamento", "coordenação", "sincronização" ou "uniformização" em português). Esse procedimento foi fundamental para a implementação do plano totalitário de nazificação do país.

Os nazistas puderam colocar o Gleichschaltung em vigor devido às medidas legais tomadas pelo governo quando Adolf Hitler tornou-se chanceler da Alemanha. A "Primeira Lei de Gleichschaltung" (31 de março de 1933), dissolveu o parlamento alemão. A "Segunda Lei de Gleichschaltung" (7 de abril de 1933) implantou um Reichsstatthalter (Governador do Reich) em cada estado, exceto na Prússia.

Outra medida da Gleichschaltung nazista foi a aprovação da "Lei para a Restauração de Serviço Público Profissional", decretada em 7 de abril de 1933, que permitiu a "coordenação" do serviço público (burocratas,também professores, juízes, promotores e outros profissionais) tanto no nível federal quanto estadual. Além disso, a medida autorizava remoção de judeus e comunistas de todos os cargos.

Um dos passos mais importantes para o Gleichschaltung da sociedade alemã foi a introdução do "Ministério do Esclarecimento e Propaganda Pública" sob o comando de Joseph Goebbels, em março de 1933. As medidas tomadas pelo órgão tinham o objetivo de assumir o controle total da imprensa e de todos os meios de comunicação. Isso incluía a supervisão de jornais, revistas, filmes, livros, reuniões e cerimônias públicas, relações com a imprensa estrangeira, teatro, arte e música, rádio e televisão. O ápice da da nazificação da Alemanha aconteceu em 1935, quando os símbolos do Partido Nazista e do Estado foram fundidos e os judeus alemães foram privados de sua cidadania.

14 / JUL / 1954
Morre Jacinto Benavent

Jacinto Benavente Martínez nasceu em 12 de Agosto de 1866 e faleceu em 14 de Julho de 1954. Foi um dramaturgo, diretor, roteirista e produtor de cinema espanhol. Abordou quase todos os gêneros teatrais: tragédia, comédia e drama. Todos os ambientes encontraram guarida e plena expressão em seus cenários: o rural e o urbano, o plebeu e o aristocrático. Seu teatro constituiu uma galeria completa de tipos humanos. Benavente criou suas obras tomando como fundamento a vida. Realismo, naturalidade e verossimilidade são os três elementos dos quais parte sua arte, sem excluir em muitos momentos um certo hálito de poesia e ironia. Com sua primeira obra, O Ninho Alheio (1894), na qual propôs um problema de inveja entre irmãos, abriu um novo período na dramaturgia espanhola. Foi especialmente sutil na ironia com que denunciou a manipulação do entendimento que se pode fazer nos meios jurídicos, políticos ou nos noticiários, com a alteração da sintaxe e da lexicografia.

14 / JUL / 1995
Uma nova e revolucionária tecnologia é batizada de “MP3”

Os representantes da Recording Industry Association of America (RIAA) não compareceram, em 1995, ao batismo de uma tecnologia incipiente que iria sacudir o seu modelo de negócios alguns anos depois e de forma definitiva. Com o nome de “MPEG-1 Audio Layer 3”, a tecnologia em questão foi um novo e eficaz formato para encodar áudio digital de alta qualidade, utilizando um algoritmo de compressão de dados altamente eficiente. Em outras palavras, foi um modo de tornar arquivos de música com qualidade de CD pequenos o suficiente para serem armazenados em um computador normal e transferidos de forma manejável pela internet. Lançado ao público uma semana antes, o mais novo formato MP3 recebeu seu nome e sua familiar extensão de arquivo, “.mp3”, em 14 de julho de 1995.

A importância do MP3, ou de qualquer outro arquivo de compressão de dados, foi alcançada através de uma aritmética simples. A música em um disco compacto é encodada de tal maneira que um único segundo corresponde a, aproximadamente, 176 mil bytes de dados, e um uma canção de 3 minutos a, em média, 32 milhões de bytes (32MB). Em meados dos anos 90, quando era comum que um PC tivesse uma capacidade total no HD de apenas 500MB, era impossível armazenar um único álbum de música em um computador doméstico. E dada a velocidade de conexão da época de 56K de linha discada em um modem, um único álbum levaria, literalmente, o dia inteiro para ser transferido. Dessa forma, a natureza do formato do CD e a condição dos computadores de meados dos anos 90 e das tecnologias de telecomunicação ofereciam à indústria da música uma barreira prática em relação à violação dos direitos autorais através da troca de arquivos pela internet. Mas, então, veio o MP3.

Ao longo dos anos 80 e início dos 90, várias equipes de engenheiros de som trabalharam para desenvolver, testar e aperfeiçoar o padrão de arquivos que viria a ganhar o nome de Motion Picture Experts Group (MPEG). A abordagem deles levou em consideração certas características físicas e cognitivas da audição humana, como nossa incapacidade de detectar dois sons silenciosos executados ao mesmo tempo. Utilizando um método de compressão “perceptual”, os engenheiros conseguiram eliminar mais de 90% dos dados em um arquivo padrão de CD de áudio, sem comprometer a qualidade do som como ele é percebido pelo ouvinte normal e tendo como suporte um equipamento standard de áudio.

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