13 DE JULHO
13 / JUL / 1854
Travou-se a Batalha de Guaymas
A Batalha de Guaymas foi um ato de guerra entre um grupo de rebeldes mexicanos e um bando armado que não ostentava uma bandeira definida, no entanto, era composto principalmente por cidadãos de nacionalidade francesa, que invadiram o porto de Guaymas (Sonora - México) em 13 de Julho de 1854, com o objetivo de obter o domínio desse território e formar uma república independente.
No entanto, não contaram com o apoio que necessitavam e foram derrotados pelas escassas forças armadas mexicanas presentes na região e a população civil. Nessa época, o Porto de Guaymas contava com uma população não superior a 2.000 habitantes, formada principalmente por emigrantes europeus, sul-americanos, e as tribos locais.
13 / JUL / 1885
Morre Rosalía de Castro
Rosalía de Castro nasceu em 24 de Fevereiro de 1837 e faleceu em 13 de Julho de 1885. Foi poeta e novelista nas línguas galega e castelhana. É considerada a figura central do ressurgimento da literatura galega no século XIX. Foi, além disso, autora de Cantares Galegos (1863) um dos primeiros livros inteiramente escrito em galego durante a Idade Contemporânea.
A obra de Rosalía tem uma grande importância no renascimento cultural da literatura galega (conhecido como "O Rexurdimento") com a qual se pôs fim a vários séculos nos quais praticamente não se publicavam obras literárias em língua galega. Apesar de seu papel fundamental dentro da literatura galega, também compôs obras de grande relevância em castelhano, como Nas Orlas do Sar (1884).
13 / JUL / 1930
A Primeira Copa do Mundo
Em 13 de julho de 1930, a França derrotou o México por 4x1 e os EUA venceram a Bélgica por 3x0 nos primeiros jogos da Copa do Mundo de futebol, jogados simultaneamente na cidade anfitriã, em Montevidéu, no Uruguai. Desde então, a Copa do Mundo se tornou o evento esportivo mais assistido do mundo.
Depois da decisão de 1929, de excluir o futebol da programação dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1932), o presidente da FIFA, Jules Rimet, ajudou a organizar um torneio internacional em 1930. Para a decepção de muitos futebolistas europeus, o Uruguai, vencedor consecutivo da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris, e de 1928, em Amsterdã, foi escolhido para sediar a Copa do Mundo inaugural.
Por causa da depressão na Europa, muitos jogadores desse continente, com medo de perder seus empregos diurnos, não foram capazes ou não quiseram participar do torneio. Como resultado, algumas das equipes mais qualificadas da Europa, como a Inglaterra (três vezes medalhista de ouro olímpica), a Itália, a Espanha, a Alemanha e a Holanda não puderam participar da primeira Copa do Mundo. No entanto, quando o Uruguai aceitou pagar as despesas de viagem, Rimet conseguiu convencer a Bélgica, a França, a Romênia e a Iugoslávia a atravessarem o oceano. Na Romênia, o rei Carlos II escolheu sozinho os jogadores da equipe, deu-lhes férias de três meses de seus trabalhos e lhes garantiu que estariam empregados ao retornarem.
Dos que participaram do torneio, Uruguai e Argentina eram os favoritos absolutos, enquanto França e EUA também eram adversários fortes. Na primeira rodada, o francês Lucien Laurent marcou o primeiro gol da história das Copas do Mundo. Na segunda partida, a França perdeu de 1x0 para a Argentina em meio a uma controvérsia: os árbitros terminaram a partida seis minutos antes do tempo normal. Assim que foi descoberto o problema, os árbitros tiveram que trazer os jogadores argentinos de volta ao campo para jogar os minutos finais. O Brasil venceu a Bolívia por 4x0, mas por ter perdido de 2x1 para a Iugoslávia na primeira partida, acabou não se classificando para a fase final.
Na primeira final de Copa do Mundo, realizada em 30 de julho, 93 mil espectadores foram assistir ao Uruguai derrotar a Argentina por 4-2 em uma reprise do jogo que valeu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1928. O Uruguai veio a ganhar sua segunda Copa do Mundo em 1950, de forma traumática para a equipe brasileira, que perdeu de 2x1 em um Maracanã lotado e com o favoritismo ao seu lado.
13 / JUL / 1943
Chega ao fim a maior batalha de tanques da história
A batalha de Kursk, envolvendo cerca de seis mil tanques, dois milhões de homens e cinco mil aeronaves, terminava em um dia como este, no ano de 1943, com a ofensiva alemã repelida pelos soviéticos a um custo extremamente pesado.
No início de julho, a Alemanha e a URSS concentraram suas forças perto da cidade de Kursk, na Rússia ocidental. O ataque alemão começou no dia 5 de julho e 38 divisões, quase metade delas de blindados, iniciaram a movimentação a partir do sul e do norte. No entanto, os soviéticos mostraram superioridade em relação aos tanques e no apoio aéreo do que em batalhas anteriores. Apenas em uma das lutas, a artilharia antitanque soviética destruiu 40% dos blindados alemães, incluindo os então novos tanques Mark VI Tiger. Após seis dias de guerra concentrados perto Prokhorovka, ao sul de Kursk, o marechal alemão Gunther von Kluge cancelou a ofensiva e, em 23 de julho, os soviéticos forçariam os alemães ao retorno às suas posições de origem.
No início de agosto, os soviéticos começaram uma grande ofensiva nos arredores de Kursk, e dentro de algumas semanas, os alemães decidiram pela retirada ao longo de toda a frente oriental.
13 / JUL / 1954
Morre Frida Kahlo
Magdalena do Carmen Frida Kahlo Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo foi uma destacada pintora mexicana. Nasceu em Coyoacán, ao Sul da Cidade de México, em 6 de Julho de 1907 e faleceu em 13 de Julho de 1954. Apesar disso, Frida dizia ter nascido em 1910, ano do início da Revolução Mexicana: "Nasci com a Revolução", porque queria que sua vida começasse com o México moderno.
Este detalhe demonstra sua singular personalidade, caracterizada desde sua infância por um profundo sentido de independência e rebeldia contra os hábitos sociais e morais habituais, movida pela paixão e a sensualidade. Orgulhosa de sua nacionalidade e sua tradição cultural confrontou a reinante penetração dos costumes americanos, tudo isso misturado com um peculiar senso de humor.
Entre suas obras destacam-se: "Auto retrato em um vestido de veludo" (1926) Auto retrato (1929) Frieda e Diego Rivera ou Frieda Kahlo e Diego Rivera (1931) Henry Ford Hospital (1932) e Auto retrato na Fronteira entre o México e os Estados Unidos (1932).
13 / JUL / 1968
Brasileira Martha Vasconcellos é eleita Miss Universo
No dia 13 de julho de 1968 uma brasileira conquistava, em Miami Beach, nos Estados Unidos, o título de mulher mais bonita do mundo. Trata-se da baiana Martha Maria Cordeiro Vasconcellos, eleita Miss Brasil e Miss Universo daquele ano. Ela disputou o título com 64 candidatas de todo o mundo. Além da beleza, para conquistar o prêmio, Martha precisou contrariar seu pai, que não queria ver a filha desfilando de maiôs nas passarelas. Contudo, o esforço para dobrar a família valeu a pena e ela levou a melhor na grande final, contra candidatas da Finlândia, Estados Unidos, Venezuela e Curaçao.
Durante seu reinado, a baiana fez várias viagens, entre as quais uma visita a Nasa e também conheceu o Papa Paulo VI. No ano seguinte, quando acabou seu reinado de miss, Marta voltou ao Brasil e se casou com um namorado de infância. Ela teve dois filhos, se formou na universidade e se separou 20 anos depois. Em 2000, decidiu viver nos Estados Unidos, onde fez mestrado na área de educação e se casou com um norte-americano.
13 / JUL / 1985
Nasce o dia Internacional do Rock
O dia 13 de julho é conhecido como o dia Internacional do Rock por conta de uma causa extremamente nobre: ajudar pessoas famintas na África. Neste dia, no ano de 1985, ocorreu o Live Aid, um festival realizado simultaneamente em Londres e na Filadélfia, com as maiores estrelas da música na época, e que foi transmitido para o mundo inteiro, para uma audiência de 1.5 bilhão de pessoas. Apesar de ser uma data internacional, o Dia do Rock, é comemorado de verdade apenas no Brasil deste a década de 90 por iniciativa de duas rádios paulistanas.
Concebido e organizado pelo pop star irlandês Bob Geldof, em resposta à fome no leste da África, em 1984 e 1985, o Live Aid levantou mais de 40 milhões de libras (equivalentes, na época, a aproximadamente 50 milhões de dólares) em ajuda humanitária por meio da venda de ingressos e da contribuição direta de telespectadores.
13 / JUL / 1990
Filme Ghost: Do Outro Lado da Vida chega aos cinemas
Em um dia como este, no ano de 1990, o thriller romântico Ghost: Do Outro Lado da Vida, estrelado por Demi Moore, Patrick Swayze e Whoopi Goldberg, fazia a sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos. O filme, sobre uma mulher que se comunica com o marido assassinado por meio de uma charlatã petulante, foi um sucesso de bilheteria e recebeu várias indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro.
Goldberg, que interpretou Oda Mae Brown, ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Com roteiro de Bruce Joel Rubin e dirigido por Jerry Zucker, Ghost ficou marcado por uma cena clássica de amor, que se tornou ícone também por sua música, "Unchained Melody "(The Righteous Brothers), em que Sam (Swayze) surge do além para um momento romântico com Molly (Moore) enquanto ela está sentada, moldando um vaso de argila.
13 / JUL / 1990
Estatuto da Criança e do Adolescente é instituído no Brasil
No dia no 13 de julho de 1990, foi instituído no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O documento é um conjunto de normas cujo objetivo é a proteção integral das pessoas nessas faixas etárias, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É considerado o marco legal e regulatório dos direitos humanos da população abaixo de 18 anos.
O ECA incorporou os avanços defendidos na Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas e procurou concretizar o Artigo 227 da Constituição Federal, que determinou direitos e garantias fundamentais a crianças e adolescentes. Também reafirmou a responsabilidade da família, sociedade e Estado de garantir as condições para o pleno desenvolvimento dessa população, além de protegê-la de discriminação, exploração e violência.
Para garantir a efetivação do ECA, governo e sociedade civil trabalham em conjunto por meio dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente nas esferas municipais, estaduais, distritais e nacionais. No entanto, o Brasil ainda tem muitos desafios para que o ECA garanta que todas as crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, protegidos e assegurados.
13 / JUL / 2002
A triste morte de Claudinho, da dupla com Buchecha: auge e comoção nacional
O dia 13 de julho de 2002 foi marcado por um acidente fatal que comoveu o Brasil: o carro que levava o cantor Claudinho, da dupla com Buchecha, bateu de frente com uma árvore na Via Dutra, em São Paulo. Ele acaba de sair de um show que aconteceu em Lorena, cidade do interior do Estado. Esse foi o trágico fim da dupla que vivia seu auge. Buchecha deu adeus ao seu companheiro de trabalho, mas também a um amigo da vida toda.
Buchecha já falou sobre o acidente em algumas ocasiões. Mais recentemente, participando do podcast No Flow, revelou que Claudinho não queria sair de casa naquela trágica noite. Algo fez com que o cantor sentisse que não devia fazer aquele que seria o último show da dupla.
"A produção me ligou dizendo que Claudinho não queria fazer o show naquele dia. Aí fui falar com ele, perguntei o que estava acontecendo e ele não me disse nada. Só falou que não ia. Então eu disse: 'Se você não vai, eu também não vou'. Eu não saberia como explicar para o público. Nunca tinha rolado de fazer show sozinho. Depois, Claudinho decidiu ir, mas com o carro particular dele. Pensei assim: 'vamos fazer o show, vou ficar quieto e depois converso com ele'. Ele estava estranho e não deu nenhuma explicação sobre o que tinha acontecido. Meu amigo era sempre carismático com o público, brincava, mas naquele dia foi diferente", contou.
Claudinho e Buchecha
O dia foi marcante para Buchecha por vários motivos. Foi ele, junto à equipe, que viu o carro que era dirigido pelo assessor da dupla fora da pista, batido na árvore. "Ele voltou no carro dele, no banco do carona. O assessor estava ao volante. Ele voltou na frente e o restante da equipe voltou de van. A gente viu o carro quando tinha acabado de acontecer. Chegamos antes da ambulância. Fui lá ver e era meu mano. Perdi um irmão. Não dei meu último abraço nele nem conversamos. Foi um choque muito grande. Fiquei três anos muito mal".
Claudinho e Buchecha eram amigos desde os sete anos de idade. Criados em São Gonçalo, no Rio de Janeiro,se consideravam irmãos. Juntos, criaram a dupla que viria a explodir nas paradas de sucesso em 1996, com a música "Conquista". Entre as músicas mais conhecidas estão ainda "Quero Te Encontrar", "Nosso Sonho" e "Só Love".
Fonte: History.