Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

13 / Ago / 0657 - Vitaliano é eleito Papa da Igreja Católica

San Vitaliano foi Papa da Igreja Católica entre 13 de agosto de 657 e o ano de 672. Sucedeu a Eugenio I e seu pontificado caracterizou-se pela luta contra o monotelismo, doutrina altomedieval que defendia a existência de uma só vontade e atividade nas duas naturezas de Jesus Cristo (em oposição à interpretação emanada da Igreja que encontrava duas vontades, correspondentes a suas duas naturezas, na segunda pessoa da Santíssima Trindade).

A disputa sobre esta questão se tinha exacerbado em consequência do edito Typos, publicado em 648 pelo imperador bizantino Constante II Heraclio, no qual se proibia a discussão sobre o tema, atendo-se ao dogma oficial da Igreja. O edito foi mal recebido no Oriente, onde os monotelitas tinham grande força e causou uma separação entre os ramos oriental e ocidental da Igreja.

Vitaliano esforçou-se por fazer frente à situação com diplomacia e não entrou em confronto com o Imperador condenando o edito, como lhe pediam seus conselheiros. Graças a isto, Constante II confirmou a nomeação de Vitaliano e as relações com Bizancio ficaram mais fluídas a partir desse momento.

History




Compartilhe essa notícia

Receba novidades