Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

11 DE AGOSTO

11 / Ago / 0480
É travada a Batalha de Termópilas

Termópilas (Portas Quentes devido aos mananciais quentes que ali existiam) foi um importante cenário do conflito entre as polis gregas, encabeçadas pelos territórios aliados de Esparta e Atenas, e o Império Persa em 11 de agosto de 480 a.C. A contenda de maior renome da antiguidade foi a Batalha das Termópilas, na qual lutaram de um lado a salvaguarda grega, formada por 1.000 soldados gregos e 1.000 espartanos, e por outro lado os persas com aproximadamente 4.000 homens.

A batalha durou cinco dias e os persas conseguiram derrotar os exércitos aliados, mas estes já haviam atrasado notavelmente o avanço persa, dizimado a moral de seu exército, causando consideráveis perdas e dando tempo aos outros gregos de evacuar suas cidades e preparar a defesa. O sacrifício dos gregos teve amplas repercussões na Grécia da Antiguidade.

Tal foi sua fama que até hoje é considerado como um dos exemplos máximos de sacrifício, no qual poucos valentes opuseram-se à maquinaria de guerra mais poderosa, e deram suas vidas lutando por sua terra, honra e liberdade. Esta é considerada uma das batalhas mais memoráveis, decisivas e célebres que o mundo presenciou nessa época.

11 / Ago / 1827
Quando o "Dia da Pendura" teve sua origem

Em um dia como este, no ano de 1827, eram criados os primeiros cursos superiores do Brasil de Direito, com as fundações pelo Imperador D. Pedro I das Faculdades de Direito em São Paulo, e em Olinda. Consequentemente, o Dia do Advogado também passou a ser comemorado no mesmo dia. Contudo, este dia também marca uma tradição, o Dia da Pendura.

De origem não muito bem definida, especula-se que o pendura pode ter nascido após convites de proprietários de restaurantes para que os acadêmicos, seus clientes, fossem brindar em seus restaurantes, no dia 11 de agosto, a fundação dos cursos jurídicos. Nestas ocasiões, eram oferecidos, comida e bebida.

A tradição foi mantida até nossos dias e, atualmente, consiste em comer, beber e não pagar, solicitando que a conta seja pendurada. Tudo isso, num grande ambiente de festa. Contudo, há um detalhe que não pode nunca ser desrespeitado, de acordo com a tradição: os 10% do garçom devem ser pagos.

Geralmente, no Pendura, os garçons costumam escutar o seguinte versinho dos clientes: "Garçom tira a conta da mesa/ E põe um sorriso no rosto/ Seria uma grande avareza/ Cobrar no 11 de agosto".

11 / Ago / 1903
Morre Eugenio María de Hostos

Eugenio María de Hostos nasceu em 1839 e faleceu em 11 de agosto de 1903. Foi um escritor porto-riquenho que estudou direito em Madri, em cuja universidade viveu em um ambiente progressista e reformista, alentado por professores e alunos liberais. Logo se tornou um republicano revolucionário, convencido de que a renovação da Espanha passava pela derrocada da monarquia.

Em Madri, após realizar uma célebre conferência no Ateneu, no final de 1868, decidiu iniciar a luta pela independência de Cuba e Porto Rico. Pouco antes, havia tomado parte na revolução Gloriosa que destituiu Isabel II do poder e, um pouco mais tarde, apoiou seus amigos e parceiros Pi i Margall e Castelar, na implantação da primeira república na Espanha. Decepcionado, ao não encontrar eco de suas ideias a favor da independência das Antilhas espanholas, abandonou a Espanha e instalou-se em Nova Iorque, onde se uniu aos revolucionários de Cuba e Porto Rico.

A atitude da Espanha para com suas últimas colônias o levou a idealizar uma Federação Antilhana independente, projeto que deu a conhecer e difundiu durante suas frequentes viagens pelos países sul-americanos, tratando de conseguir seu apoio e reconhecimento. Neles desenvolveu seu trabalho de político, sociólogo, pedagogo e moralista, que se traduziu em muitas obras, como Minha Viagem ao Sul (1872), Hamlet, Ensaio Crítico (1874), Da Educação das Crianças (1875) e um pouco mais tarde, já em Santo Domingo, Lições de Direito Constitucional (1887), Moral Social (1888) e o póstumo Tratado de Sociologia (1904).

Foi um educador para a liberdade, preocupado pela reforma espiritual e social que permitisse o desenvolvimento de instituições republicanas democráticas. Fundou a Escola Normal, na República Dominicana e participou na reforma dos estudos de Direito, na Universidade de Santiago do Chile.

11 / Ago / 1943
Alemães dão início à evacuação da Sicília

No dia 11 de agosto de 1943, as forças alemãs começaram a evacuação de seis dias da Sicília, na Itália, após serem derrotados pelos Aliados, que invadiram a ilha italiana em julho.

Os alemães estavam na Sicília desde os primeiros dias da guerra. Ao todo, 405 mil homens ocupavam a ilha. Mas com a chegada do sétimo Exército norte-americano sob o comando do general George S. Patton e do oitavo Exército britânico, comandado pelo general Bernard Montgomery, as tropas de Hitler foram obrigadas a deixar o local. Era o início da invasão aliada ao continente europeu na Segunda Guerra Mundial.

A saída para os alemães foi atravessar o Estreito de Messina, onde dois quilômetros de água separavam a Sicília do continente italiano. A 29ª Panzergrenadier Divisão e a 14ª Panzer Corps foram trazidas da África para retardar o progresso dos Aliados e permitir a fuga alemã. Durante seis dias e sete noites, os alemães levaram 39.569 soldados, 47 tanques, 94 armas pesadas, 9.605 veículos e mais de 2 mil toneladas de munição para o continente italiano.

11 / Ago / 1956
Morre o pintor Paul Jackson Pollock

No dia 11 de agosto de 1956 morria em Springs, nos EUA, Paul Jackson Pollock, um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. Ele morreu vítima de um acidente automobilístico. Nascido no dia 28 de janeiro de 1912, em Cody, Wyoming (EUA), ele teve vários problemas com o alcoolismo ao longo de sua vida.

Em 1945, se casou com a Lee Krasner, que exerceu grande influência em sua carreira. Pollock chamou a atenção por sua técnica de pintura, na qual respingava a tinta sobre imensas telas, sem uso de cavalete ou pincéis. Ele pintava com a tela no chão para sentir-se dentro do quadro.

11 / Ago / 1965
Nasce Viola Davis, a atriz negra com maior número de indicações ao Oscar

Viola Davis nasceu em um dia como hoje, em 1965. A uma atriz e produtora norte-americana é vencedora de um Óscar, um Emmy Award, dois Tony Awards e um Grammy, tendo alcançado todos os principais prêmios da indústria do entretenimento, se tornando a décima oitava personalidade do mundo e a terceira mulher negra a conquistar o título EGOT. Foi considerada pela Time uma das 100 pessoas mais influentes do planeta em 2012 e em 2017. É a atriz negra com maior número de indicações ao Oscar da história.

Viola começou sua carreira atuando em peças de teatro e em papéis coadjuvantes no cinema. Seus primeiros papéis de destaque foram nbos filmes "Kate & Leopold" (2001) e "Longe do Paraíso" (2002). Alcançou maior sucesso pelo seu desempenho no drama "Dúvida" (2008), que lhe rendeu diversas indicações a prêmios. Outro grande destaque veio ao viver uma empregada doméstica na comédia dramática "Vidas Cruzadas" (2011), que lhe rendeu indicações ao Oscar de Melhor Atriz, Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama, BAFTA de Melhor Atriz, e venceu o SAG Award de Melhor Atriz Principal.

De 2014 a 2020 Davis interpretou a advogada Annalise Keating na série de televisão "How to Get Away with Murder" ("Como Defender Um Assassino", em português), que alcançou sucesso mundial.

11 / Ago / 1973
Nascimento do Hip Hop em Nova York

Como qualquer estilo de música, o hip hop tem suas raízes em outros ritmos e sua evolução foi moldada por vários artistas ao longo do tempo. Mas, pode-se dizer que o gênero nasceu precisamente no dia 11 de agosto de 1973, em uma festa de aniversário no salão de festas de um prédio no Bronx, em Nova York. O homem responsável por esse marco histórico no número 1520 da avenida Sedgwick era o irmão da aniversariante, Clive Campbell, mais conhecido na história como DJ Kool Herc, fundador do hip hop.

Nascido e criado até os dez anos de idade em Kingston, na Jamaica, DJ Kool Herc começou a girar discos em festas e tocava entre os sets da banda de seu pai quando ainda era adolescente, no início dos anos 70, no Bronx. Herc começou imitando o rap dos jamaicanos, mas com o tempo passou a utilizar dois discos para fazer a típica transição caraterística do hip hop. Este movimento foi batizado por ele como Merry Go-Round e, hoje, é conhecido como o "break beat".

No verão de 1973, o DJ Kool Herc já era um nome de peso no “break beat”, mas o aniversário de sua irmã o colocou à frente de seu maior público até então, com o sistema de som mais potente com o qual já trabalhara. O sucesso da festa deu início a uma revolução musical popular, seis anos antes de o termo "hip hop" ser inventado.

11 / Ago / 2008
Judoca Ketleyn Quadros é a primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica para o Brasil em esportes individuais.

No dia 11 de agosto de 2008, a judoca Ketleyn Quadros entrou para a história do esporte brasileiro ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha em uma categoria individual em Jogos Olímpicos. No caso, ela obteve a medalha de bronze em Pequim-2008 na categoria leve (até 57 kg) após vencer a luta contra a australiana Maria Pekli. Nascida em Ceilândia, no Distrito Federal, no dia 1 de outubro de 1987, depois dos jogos de Pequim, ela foi medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín, competição em que foi porta-bandeira da delegação do Brasil.

11 / Ago / 2014
Morre Robin Williams

Em 11 de agosto de 2014, o ator e comediante Robin Willians, que ascendeu à fama no final dos anos 70 com a série de sucesso da TV “Mork & Mindy” e que depois viria a estrelar dezenas de filmes, incluindo “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), “Uma Babá Quase Perfeita” (1993) e “Gênio Indomável” (1997), foi encontrado morto em sua casa em Tiburon, na Califórnia, após se suicidar. Como ator, o versátil e criativo Robin era conhecido tanto por ser um gênio do humor, de respostas rápidas e talento para causar impressões, quanto por ser um ator dramático de primeira linha, tendo realizado uma grande variedade de papéis. Depois de sua morte, foi anunciado que ele vinha sofrendo de uma grave depressão e que estava nos estágios iniciais do mal de Parkinson.

Nascido em 21 de julho de 1951, em Chicago, Robin Williams, cujo pai era um executivo de carros, passou grande parte de sua infância na cidade de Detroit. Quando adolescente, mudou-se com a família para a o norte da Califórnia e se formou na Redwood High School em 1969.

Robin estudou na Claremont Men’s College e na College of Marin antes de fazer o curso de artes dramáticas na renomada Julliard School, em Nova York. Foi lá que ele estabeleceu uma amizade duradoura com Christopher Reeve (“Superman)”. Em 1978, Robin, que começou a fazer comédias stand-up nos anos 70, participou do seriado de longa data na TV “Happy Days”, interpretando um alienígena chamado Mork, do planeta Ork. O personagem logo teve sua própria série, “Mork & Mindy”, que foi ao ar de 1978 a 1982, e lançou Robin à fama como um extraterrestre de suspensório com cores de arco-íris, cujos bordões incluíam “nanu nanu” e “shazbot”.

No cinema, Robin fez sua estreia em 1977, na comédia de baixo orçamento “Óculos? Para quê?”. Em seguida, protagonizou filmes como “O Mundo Segundo Garp” (1982), “Moscou em Nova York” (1984) e “Bom Dia Vietnã” (1987), pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Ator, por sua performance como um DJ de uma estação de rádio das Forças Armadas. Robin também recebeu indicações ao Oscar por seus papéis como um professor de inglês influente em “Sociedade dos Poetas Mortos” e como um mendigo delirante em “O Pescador Ilusões” (1991).

Entre outros créditos do prolífico ator estão “Aladdin” (1992), no qual ele fez a voz do gênio, “Uma Babá Quase Perfeita”, em que interpretou uma babá britânica, e “Gênio Indomável”, pelo qual venceu o Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, por seu papel como um psicólogo. Depois, Robin participou de outros projetos, como “Retratos de uma Obsessão” (2002), “Segredos na Noite” (2006), as animações “Happy Feet: O Pinguim” 1 e 2 (2006-2011) e os filmes da série “Uma Noite no Museu” (2006-2014). O ator fez um retorno à TV em 2013, com “The Crazy Ones”, fazendo o papel de um executivo publicitário, mas a série foi cancelada depois da primeira temporada.

Robin Williams estava envolvido em vários projetos de caridade, como coapresentações de maratonas televisivas ao lado de Billy Crystal e Whoopi Goldbeg para a Comic Relief, uma organização que ajuda pessoas sem-teto. O ator também participava regularmente de turnês da USO (United Service Organizations), entretendo tropas americanas em todo o mundo. Em seus números de stand-up, Robin falava abertamente sobre suas experiências com o consumo de drogas e a sobriedade.

Após o suicídio de Robin Williams por enforcamento, em 11 de agosto, várias homenagens foram feitas pela comunidade hollywoodiana e além. O presidente norte-americano Barack Obama falou sobre o ator: “[Ele] foi um aviador, um médico, um gênio, uma babá, um presidente, um professor, um Peter Pan revolucionário e muitas outras coisas. Mas ele era muito amável. Ele chegou às nossas vidas como um alienígena – mas terminou tocando cada elemento do espírito humano”.

11 / Ago / 2021
Ator Paulo José, lenda da TV, cinema e teatro, morre aos 84 anos

O ator Paulo José morreu em 11 de agosto de 2021, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. O artista marcou a história do teatro, cinema e televisão do Brasil. Ele estava internado em um hospital, onde se tratava de uma pneumonia.

Nascido em Lavras do Sul (RS), Paulo José se interessou pelas artes cênicas quando ainda estava na escola. Na década de 1950, ele iniciou sua carreira artística como ator em Porto Alegre, onde ajudou a criar o Teatro de Equipe. Na década seguinte, se mudou para São Paulo, onde começou a trabalhar no Teatro de Arena.

Em 1969, Paulo José fez sua estreia na televisão, atuando na telenovela Véu de Noiva, na Rede Globo. Um de seus personagens mais famosos foi Shazan, que interpretou na novela O Primeiro Amor e no seriado Shazan, Xerife e Cia, ao lado de Flávio Migliaccio. A atração fez muito sucesso entre o público infanto-juvenil durante três temporadas, entre 1972 e 1974.

Na década de 1980, atuou em atrações como a minissérie O Tempo e o Vento e o seriado Armação Ilimitada. Além disso, participou de novelas como Roda de Fogo e Tieta. Nos anos seguintes, continuou a estrelar e dirigir inúmeras atrações da Rede Globo.

Paralelamente ao seu trabalho na televisão e teatro, Paulo José também teve uma carreira importante no cinema. Ele atuou em filmes como Todas as Mulheres do Mundo, (1966), Edu, Coração de Ouro (1968) e O Rei da Noite (1975).

Em 1992, Paulo José foi diagnosticado com o Mal de Parkinson, o que não o impediu de trabalhar. Sua última atuação na TV foi na novela Em Família (2014). Na vida pessoal, foi casado com Dina Sfat, com quem teve três filhas; com Beth Caruso, com quem teve um filho; e com Zezé Polessa.

11 / Ago / 3114
Início da atual contagem longa do calendário maia

A contagem longa do Calendário Maia tinha início em um dia equivalente a este no calendário gregoriano, no ano de 3114 a.C. Para aquela civilização, a "natureza cíclica" do tempo tinha aspecto importante e muitos rituais estavam ligados à conclusão e recorrência dos vários ciclos.

Uma interpretação cíclica também é notada nos mitos de criação maias, em que o mundo atual e os humanos nele foram precedidos por outros mundos (de um a cinco outros, dependendo de onde vem a tradição) que foram feitos de várias formas pelos deuses, mas subsequentemente destruídos. O calendário deles envolvia o uso de um sistema numérico maia que tinha base numérica 20, e cada unidade de uma dada posição representava 20 vezes a unidade na posição que a precedia.

No calendário maia, 20 dias correspondem a um uinal, 18 uinals (360 dias) a um tun, 20 tuns a um k'atun e 20 k'atuns (144.000 dias) correspondem a um b'ak'tun. Em 1958, o astrônomo Maud Worcester Makemson escreveu que "a realização do Grande Período de 13 b'ak'tuns será da maior importância para os maias".

Nove anos depois, o arqueólogo Michael D. Coe sugeriu que os maias acreditavam que "o Armagedon degeneraria todos os povos do mundo desde a sua criação, e que no dia do décimo terceiro e último b'ak'tun o universo seria aniquilado, no dia 24 de dezembro de 2013 (depois revisada para 23 de dezembro de 2012) quando o Grande Ciclo da contagem chega a sua conclusão".

As previsões apocalípticas foram repetidas por outros estudiosos até o início da década de 1990. Entretanto, mais tarde, pesquisadores disseram que o 13º b'ak'tun não marca o final do calendário. "Não há nada em qualquer profecia maia, asteca ou da antiga Mesoamérica que sugira que eles profetizaram qualquer tipo de grande ou súbita mudança em 2012", diz o estudioso dos maias Mark Van Stone.

"A noção de que um "Grande Ciclo" vai chegar ao fim é uma invenção completamente moderna". Susan Milbrath, curadora de Arte e Arqueologia Latino-Americana no Museu de História Natural da Flórida, declarou: "nós não temos nenhum registro ou conhecimento de que [os maias] pensavam que o mundo chegaria ao fim em 2012".








Compartilhe essa notícia

Receba novidades