Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

1 de Junho

Nascimentos:

* Ron Wood, guitarrista dos Rolling Stones - Ronald David Wood (Londres, 1 de junho de 1947), mais conhecido como Ronnie Wood ou Ron Wood, é um guitarrista, compositor, multi-instrumentista, artista, autor e celebridade de rádio de rock and roll britânico. Mais conhecido como ex-integrante dos The Faces, e integrante atualmente do The Rolling Stones. Ronnie manteve um longo e problemático relacionamento com o uso de drogas, tendo estado três vezes internado em clínicas de reabilitação.

* Alanis Nadine Morissette, cantora e compositora canadense (Ottawa, 1 de junho de 1974) é uma cantora, compositora, produtora, atriz e escritora canadense.Desde 1991, foi vencedora de 15 Junos e 7 Grammies, vendeu mais de 76 milhões de cópias no mundo e é considerada uma das mulheres mais influentes no mundo da música.

Iniciou sua carreira no Canadá gravando dois discos no estilo dance-pop, Alanis e Now Is the Time pela gravadora MCA Records Canadá. Seu primeiro álbum internacional, Jagged Little Pill, 1995, foi o álbum de estreia mais vendido por uma mulher ao redor do mundo, com mais de 33 milhões de exemplares vendidos internacionalmente, tornando-a uma referência no mundo da música. Seus trabalhos seguintes foram: Supposed Former Infatuation Junkie, 1998; Under Rug Swept, 2002; Feast on Scraps, 2002; So-Called Chaos, 2004; Jagged Little Pill Acoustic, 2005 - todos com o selo da Maverick Records -; Flavors of Entanglement, 2008; e Havoc and Bright Lights, 2012 - com a Sony Music Entertainment.

Lançamentos:

* O Sodom lançou o álbum "Agent Orange".

* O Kreator lançou o disco "Phantom Antichrist".

* O Ghost lançou "Prequelle".

* O Pink Floyd iniciou as gravações de "Dark Side Of The Moon".

The Dark Side of the Moon é o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, lançado em 1 de março de 1973. O disco marca uma nova fase no som da banda, com letras mais pessoais e instrumentais menores, contendo alguns dos mais complicados usos dos instrumentos e efeitos sonoros existentes na época, incluindo o som de alguém correndo à volta de um microfone e a gravação de múltiplos relógios a tocar ao mesmo tempo.

Os temas explorados na obra são variados e pessoais, incluindo cobiça, doença mental e envelhecimento, inspirados principalmente pela saída de Syd Barrett, integrante que deixou o grupo em 1968 depois que sua saúde mental se deteriorou. O conceito básico do disco foi desenvolvido quando a banda estava em turnê, e muito do novo material foi apresentado ao vivo, muito antes de ser gravado. A banda produziu o trabalho no Abbey Road Studios de Londres em diferentes sessões em 1972 e 1973 ao lado do produtor Alan Parsons, diretamente responsável pelo desenvolvimento dos elementos sonoros mais exóticos presentes no disco, e a capa, que traz um prisma sendo atingido por um feixe de luz o transformando em um arco-íris, foi desenvolvida para simbolizar a complexidade que o som da banda escondia por trás de sua aparência simples.[1]

The Dark Side of the Moon foi um sucesso de critica e público imediato, chegando ao topo da Billboard 200 nos Estados Unidos (esta parada musical lista os 200 álbuns mais vendidos a cada semana nos EUA). "The Dark Side of The Moon" permaneceu nesta parada durante 777 semanas - de 1973 a 1988 - sendo o álbum recordista de duração na Billboard 200.[2] Após uma mudança na forma como a Billboard passou contabilizar as vendas em 2009, o álbum entrou novamente no gráfico da Billboard 200 e desde então figurou por lá por mais de 900 semanas.

O álbum vendeu mais de quinze milhões de cópias nos EUA e aparece na lista dos álbuns mais vendidos da história no país, também no Reino Unido e na França, com um total de cinquenta milhões de cópias comercializadas mundialmente até hoje. A obra também recebeu aprovação total dos fãs e aclamação da crítica especializada, sendo considerado até hoje um dos mais importantes álbuns de rock de todos os tempos.

Em 2003, a revista especializada em música Rolling Stone anexou The Dark Side Of The Moon no segundo lugar de uma lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2010, foram lançadas duas edições, a chamada Immersion e a chamada Experience. A edição Experience possui um disco bônus com o álbum tocado na integra no Wembley Empire Pool em Londres em 1974, veiculado pela Radio BBC. O concerto da BBC só não foi lançado na integra por ausência do lançamento oficial da música Echoes, que existe no formato bootleg. A edição Immersion contem DVDs e CDs, além de outros itens.

Shows no Brasil.

* Jeff Scott Soto e Ensiferum fizeram shows no Brasil.

Fontes: Wiplash/Wikipédia




Compartilhe essa notícia

Receba novidades