1 DE JULHO
01 / JUL / 1929
É criado o personagem Popeye.
O dia 1 de junho de 1929 é considerado como a data de nascimento de um dos mais famosos desenhos animados: o marinheiro Popeye, personagem criado pelo norte-americano Elzie Crisler Segar. Popeye é um marinheiro, dotado de uma grande força por conta do seu hábito de comer espinafre. A preferência dele por este alimento é por conta de um estudo científico que comprovava que o consumo da planta fornecia ferro ao organismo.
A presença do espinafre no desenho animado aumentou consideravelmente as vendas da erva nos Estados Unidos. Devido sua popularidade, uma estátua de Popeye foi erguida na cidade de Chester, em Illinois. Também existe outra estátua do marinheiro no parque temático Islands of Adventure, em Orlando, nos EUA, já que algumas das atrações do local são baseadas no personagem.
01 / JUL / 1940
Instaura-se o Governo de Vichy
O Governo de Vichy foi um regime político instaurado na França durante a Segunda Guerra Mundial, em 1 de Julho de 1940, e cuja duração prolongou-se até agosto de 1944. A denominação que foi dada a este processo deveu-se por tudo ter ocorrido na cidade francesa que leva o mesmo nome. O estabelecimento do governo de Vichy ocorreu depois das tropas alemãs derrotarem as forças franco-britânicas nos confrontos por domínio de territórios em Junho de 1940, o qual provocou que o francês Paul Reynaud apresentasse sua baixa em 16 de Junho e seu sucessor, o marechal Henri Philippe Pétain, começasse imediatamente a negociar com a Alemanha um armistício que pusesse fim à guerra, o mesmo foi assinado em 22 de Junho entre ambas nações.
Neste documento, decidiu-se que os alemães ocupariam 55% do território francês e que este passaria a ser zona ocupada, mas seguiria existindo um Estado Francês que manteria a administração das colónias. O governo de Vichy girava em torno da figura de Pétain, a quem se rendia culto popular. Em seu mandato enalteceu-se os valores tradicionais, como a religião, o patriotismo, a família e a aceitação do trabalho como uma obrigação. Dificultou-se a tramitação de divórcios, o aborto foi duramente reprimido e os pais de famílias numerosas receberam condecorações por parte do Estado. Este processo culminou com a renúncia de Pétain em 2 de Junho de 1944.
01 / JUL / 1961
Nasce a princesa Diana
01 / JUL / 1974
Agora é lei: estados da Guanabara e Rio de Janeiro são um só
Os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro passaram a ser uma única unidade da federação brasileira no dia 1 de julho de 1974, por conta de uma Lei complementar durante a presidência do general Ernesto Geisel. A fusão aconteceu a partir do dia 15 de março de 1975, mantendo a denominação de estado do Rio de Janeiro. A Guanabara foi um estado do Brasil de 1960 a 1975, localizada no atual município do Rio de Janeiro. Sua área compreendia o antigo Distrito Federal do país (1891-1960), que depois foi transferido para Brasília. A palavra guanabara significa seio-mar na linguagem tupi guaná-pará.
01 / JUL / 1997
Hong Kong retorna às mãos chinesas
Em um dia como este, no ano de 1997, a cidade de Hong Kong retornou às mãos dos chineses depois de mais de um século de domínio britânico. No dia da cerimônia oficial para a transferência, aconteceram alguns protestos que contaram com a participação de algumas milhares de pessoas que eram contra o retorno de Hong Kong à China.
Contudo, todo o procedimento se deu de forma pacífica, em um evento que contou a presença de chefes de estados e governos e também da família real britânia. A chegada dos britânicos a Hong Kong começou em 1839, quando eles invadiram a então pouco habitada ilha na costa sudoeste da China. Em 1841, os chineses cederam a ilha ao Reino Unido com a assinatura da Convenção de Chuenpi. No ano seguinte, em 1842, o Tratado de Nanquim foi assinado, dando fim à Primeira Guerra do Ópio.
A nova colônia britânica tornou-se centro de comércio e distribuição do Leste-Oeste na China. Em 1898, o Reino Unido garantiu mais 99 anos de soberania sobre Hong Kong. Em setembro de 1984, após anos de negociação, britânicos e chineses assinaram um acordo aprovando o retorno da cidade à China em 1997 com a condição de que seu sistema capitalista fosse mantido.
01 / JUL / 2004
Adeus de uma estrela: morre Marlon Brando
Em um dia como este, no ano de 2004, o mundo perdia um dos seus maiores ícones do cinema: o ator norte-americano Marlon Brando.
Não importa com quem você se case, sempre acorda casado com outra pessoa.
Ele morreu aos 80 anos, em Los Angeles, vítima de insuficiência respiratória. Nascido no dia 3 de abril de 1924, em Omaha, Brando é considerado um dos mais importantes atores do cinema dos Estados Unidos. Durante os anos 70, ele foi consagrado com o Oscar de Melhor Ator por sua performance como Don Vito Corleone, em O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, e, também, pelo seu papel como Coronel Walter Kurtz em Apocalypse Now (1979), também de Coppola.
Tudo o que fazemos está ligado ao dinheiro. Eu sou uma mercadoria e tenho plena consciência disso.
Ele também recebeu uma indicação ao Oscar pela sua performance como Paul em O último Tango em Paris (1972). Considerado um verdadeiro marco no cinema, Brando também foi ativista em diversas causas, mais notavelmente o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e diversos movimentos em defesa dos índios norte-americanos.
Atuar é a expressão de um impulso neurótico. É a vida de um vagabundo.