Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

08 DE AGOSTO

08 / Ago / 1519
Fernão de Magalhães parte para primeira viagem de circum-navegação do mundo

Uma das maiores aventuras do século XVI teve início em um dia como este, no ano de 1519. Neste ano, o navegador Fernão de Magalhães (1480-1521), patrocinado pelo monarquia espanhola, comandou a primeira expedição que deu a volta ao mundo. O português, contudo, não terminou a viagem e morreu no caminho. Contudo, a expedição teve sequência e o audacioso objetivo foi alcançado após mortes dos marinheiros e perdas das embarcações. Segundo relato do italiano Antonio de Pigafetta (1480 ou 1491-1534), um dos poucos sobreviventes, a aventura teve mais momentos de adversidades e milagres que de marcha vitoriosa.

Ao todo, partiram cinco caravelas – San Antonio, Victoria, Concepción, Santiago e Trinidad (capitânia) –, com 240 homens, que zarparam de Sevilha, na Espanha. A viagem começou sem maiores dificuldades, com a passagem por Cabo Verde. Contudo, no Oceano Atlântico, eles enfrentaram uma terrível tempestade. Em março de 1520, Magalhães e seus homens chegavam na baía de San Julián, localizada hoje na Argentina.

Além das adversidades dos mares, a expedição também teve revoltas internas, em que comandantes dos outros navios planejavam a traição contra o capitão-geral. Magalhães mandou decapitar Gaspar de Quesada, o capitão da Concepción, depois abandonou Juan de Cartagena, o antigo capitão da San Antonio.

Fora isso, houve a perda de navios. Santiago naufragou enquanto explorava a costa da Patagônia. Os navios restantes seguiram pelo Pacífico e chegaram ao arquipélago de Saint-Lazare – atual Filipinas – em 27 de março de 1521. Foi quando Magalhães morreu. No dia 27 de abril, ele teria sido atingido por uma lança envenenada, atirada por um dos habitantes locais.

A Concepción foi incendiada em maio e, em 18 de dezembro, Trinidad afundou. Foi quando a fome começou a atingir a expedição. "Nós só comíamos velhos biscoitos transformados em poeira e cheios de vermes, fedendo urina de rato", escreveu Pigafetta. Além da fome, havia doenças como o escorbuto.

Ao final da expedição, restou apenas o navio Victoria. Uma parte da carga de especiarias teve de ser abandonada para que a embarcação seguisse viagem. Em maio de 1522, a nau ultrapassaria o cabo da Boa Esperança. Dezoito de seus homens conseguiriam retornar a Sevilha.

08 / Ago / 1709
"Padre-voador", Bartolomeu de Gusmão inventa o balão de ar quente

No ano de 1709, o padre português Bartolomeu Lourenço de Gusmão terminava uma série de cinco experiências com pequenos balões construídos por ele, conduzida perante a corte portuguesa. Nas três primeiras, o balão se queimou. Contudo, nas duas últimas, o invento subiu e pousou lentamente. No dia da última experiência, em 8 de agosto, na Sala das Audiências, no interior do Palácio Real, o globo subiu até o teto do recinto, ficou demoradamente no ar e desceu com suavidade.

Um pouco depois de ter apresentando o invento à corte, no dia 3 de outubro de 1709, ele fez nova demonstração do invento. O equipamento era maior que os anteriores, contudo ainda não era capaz de carregar um homem. A experiência foi um sucesso absoluto: o aeróstato subiu alto, flutuou por um tempo não medido e pousou tranquilamente.

Infelizmente, estas demonstrações não foram suficientes para a popularização do invento. Os pequenos balões não foram vistos, naquela época, como uma inovação importante ou útil, já que eram levados pelo vento e não havia como controlá-los. Além disso, eram considerados perigosos pelo risco de provocarem incêndios. Desta maneira, ninguém se aventurou a construir um modelo tripulável.

Anos depois, por diferentes motivos, o padre Bartolomeu de Gusmão acabou perseguido pela Inquisição e fugiu para a Espanha, em 1724, com o objetivo de chegar à Inglaterra. Mais tarde, seu irmão mais novo disse que Bartolomeu de Gusmão teria se convertido ao judaísmo, em 1722, depois de passar por uma crise religiosa.

Em Toledo, na Espanha, Bartolomeu ficou doente e morreu no dia 18 de novembro de 1724, aos 38 anos. Ele se transformou em um dos personagens centrais de Memorial do Convento, romance de José Saramago.

08 / Ago / 1879
Nasce o líder mexicano Emiliano Zapata

O dia 8 de agosto de 1879, nascia Emiliano Zapata Salazar, em San Miguel Anenecuilco, Morelos, no México. Também conhecido como Caudilho do Sul, foi um dos líderes militares mais importantes durante a Revolução Mexicana. Em 1918, Emiliano Zapata era um guerrilheiro, como Francisco Villa (Pancho Villa), mas seu movimento armado pela redistribuição de terras não foi adiante, pois não possuía muita munição e a lei agrária do presidente Venustiano Carranza, que apaziguou a causa suriana, contribuiu para frear sua consolidação como uma real organização político-militar.

08 / Ago / 1922
Nasce Alberto Granado, que viajou com "Che Guevara" pela América Latina

 

Como rebelião de massas campesinas, limitou-se a realizar sua guerra de guerrilhas a partir de 1918. A guerra por parte do governo, contudo, foi impiedosa. O general Jesús Guajardo fez Zapata acreditar que estava descontente com o governo de Carranza e que estaria disposto a se unir a ele. Zapata lhe pediu provas e Guajardo lhe deu. Combinaram de se reunir na Fazenda de Chinameca, em Morelos, dia 10 de abril de 1919, ocasião em que Zapata morreu após cair em uma emboscada.

Alberto Granado é um escritor argentino, nascido em 8 de agosto de 1922 em Hernando, Córdoba, na Argentina. Estudou Bioquímica, e aos trinta anos de idade decidiu deixar sua aterra para fazer uma viagem sem rumo fixo por toda a América Latina com seu amigo guerrilheiro argentino-cubano, Ernesto "Che" Guevara. Esta viagem foi levada ao cinema no filme Diários de Motocicleta, de Walter Salles (2003).

Neste filme também é possível escutar a verdadeira voz de Granado, na atualidade, contando algumas passagens da histórica travessia. A contemplação ao longo do trajeto das constantes calamidades às quais eram submetidos os setores mais humildes teve um efeito determinante na formação do pensamento político de ambos os jovens e deixou profundas marcas na história da segunda metade do século XX.

Após o triunfo dos revolucionários liderados por Fidel Castro, mudou-se para Cuba, onde vive atualmente, e colaborou com seu amigo Che nos preparativos logísticos da guerrilha na província argentina de Salta, realizando um trabalho exploratório na região e recrutando alguns dos futuros guerrilheiros que formariam o Exército Guerrilheiro do Povo (EGP), alçado em armas em 1963.

08 / Ago / 1929
Nasce o criminoso inglês Ronald Biggs

No dia 8 de agosto de 1929 nascia, em Lamberth, na Inglaterra, Ronald Biggs, criminoso que ficou famoso após assaltar um trem postal em Buckinghamshire, em 1963, coincidentemente, no mesmo dia do seu aniversário. Com a ajuda de outras 15 pessoas roubou 2,6 milhões de libras.

Ele foi preso no ano seguinte, juntamente com a maioria dos envolvidos. Depois de processado e condenado, escapou da penitenciária Her Majesty s Prison Service, em Wandsworth, em Londres, em 1965, escalando o muro com uma escada de cordas. Fugiu para Paris, onde adquiriu um passaporte falso e passou por uma cirurgia plástica. Em 1970, mudou-se para Adelaide, na Austrália, onde trabalhou com a montagem de cenários.

Foi reconhecido por um repórter e fugiu para Blackburn North, em Melbourne. Permaneceu ali algum tempo antes de viajar para o Brasil no mesmo ano, deixando esposa e filhos para trás. Depois de muitos anos vivendo em solo brasileiro, Biggs, em 2001, declarou ao jornal "The Sun" que estava disposto a voltar para Inglaterra, mesmo sabendo que seria preso assim que desembarcasse em seu país. Ele voltou no dia 7 de maio de 2001 e foi imediatamente preso.

Sua viagem, num jato fretado, foi paga pelo "The Sun", que teria gasto 44 mil libras em troca de exclusividade pela história. Após diversos apelos e petições de soltura negados pela justiça britânica, em 2008, Biggs já tinha cumprido um terço de sua condenação de 30 anos e teria direito à liberdade condicional. O pedido, contudo, foi analisado e negado justiça britânica. Em 2009, ele obteve o pedido de liberdade aceito por conta da sua frágil saúde.

08 / Ago / 1940
É travada a Batalha da Inglaterra

Nela a Alemanha procurou destruir a Royal Air Force (RAF) para obter a superioridade aérea necessária para uma invasão nas ilhas britânicas. É lembrada como uma das maiores campanhas da primeira metade da Segunda Guerra Mundial. Nem o então líder alemão Adolf Hitler nem a Wehrmacht (forças armadas alemãs) achavam possível conseguir uma invasão anfíbia com sucesso nas ilhas até que a RAF tivesse sido neutralizada, por isso foi tão importante a intenção de sua destruição.

Os objetivos secundários eram destruir a produção de aeronaves e as infraestruturas terrestres, como também aterrorizar a população britânica com a busca de um armistício ou rendição e atacar áreas de interesse político. Esta guerra beneficiou as intenções do líder alemão e outorgou o domínio das ilhas do território britânico.

08 / Ago / 1942
Mahatma Gandhi é preso pelos Britânicos ao lançar movimento "Deixem a Índia"

Em um dia como este, no ano de 1942, o líder indiano Mahatma Gandhi e toda a Comissão de Trabalho do Congresso foram presos em Bombaim pelos britânicos. Gandhi ficou dois anos na cadeia, no Palácio de Aga Khan, em Pune. Gandhi foi para a cadeia por conta da liderança do movimento, "Quit India" (ou Deixem a Índia, ou Saiam da Índia), contra o Reino Unido, na busca pela independência, durante a Segunda Guerra Mundial. Em pouco tempo, este se tornou o maior movimento pela independência indiana, que resultou em prisões em massa e uma onda de violência. Gandhi e seus seguidores deixaram claro que não apoiariam a causa britânica na Guerra sem antes conquistar a independência imediata da Índia.

Durante o tempo em que ficou na cadeia, ele sofreu dois golpes em sua vida pessoal. O primeiro, foi a morte do seu secretário Mahadev Desai, vítima de ataque cardíaco, seis dias depois de sua prisão. O segundo foi morte de sua esposa Kasturba, que faleceu enquanto estava presa, em 22 de fevereiro de 1944. Seis semanas mais tarde, Gandhi sofreu um ataque grave da malária e foi liberado antes do fim da Segunda Guerra Mundial, no dia 6 maio de 1944. Ele necessitava de cuidados médicos e, caso morresse no cárcere, isso enfureceria o país.

Quando saiu da cadeia, Gandhi se deparou com um cenário político bem diferente. Outros partidos apoiaram a guerra e ganharam força organizacional. No final do conflito, os britânicos deram claras indicações de que o poder seria transferido para as mãos dos indianos. Neste ponto, Gandhi cancelou a luta, e cerca de 100 mil presos políticos foram libertados, incluindo a liderança do Congresso.

Em 1947, ocorreu a Independência na Índia, no dia 15 de agosto. No dia anterior, ocorreu a independência do Paquistão, algo que Gandhi era contra, pois não concordava com a partilha do país por conta da religião - a Índia é predominantemente hindu, enquanto o Paquistão é uma república islâmica.

No ano seguinte, Gandhi foi assassinado por um extremista hindu, em Nova Déli, no dia 13 de janeiro. Seus corpo foi cremado, e as cinzas jogadas no Rio Ganges. Seu assassino, Nathuram Godse foi condenado e enforcado.

08 / Ago / 1945
URSS declara guerra ao Japão

No dia 8 de agosto de 1945, a União Soviética declarou oficialmente guerra ao Japão, despejando mais de 1 milhão de soldados soviéticos em Manchúria, uma área ocupada pelos japoneses, no nordeste da China, com o objetivo de tomar os 700 mil homens do exército japonês.

O lançamento da bomba em Hiroshima pelos norte-americanos não teve o efeito pretendido: a rendição incondicional do Japão. Metade do gabinete japonês interior, o chamado Conselho Supremo de Direção de Guerra, se recusou a se entregar a não ser que os Aliados dessem garantidas sobre o futuro do Japão, especialmente em relação ao imperador, Hirohito. Os únicos civis japoneses que sabiam o que havia acontecido em Hiroshima, ou estavam mortos, ou sofrendo terrivelmente.

O Japão não estava muito preocupado com a União Soviética, que também lutava com os alemães na frente oriental. O exército japonês foi tão longe a ponto de acreditar que eles não teriam de se envolver em um ataque soviético até a primavera de 1946. Mas os soviéticos surpreenderam com a invasão da Manchúria com um ataque tão forte que o Imperador Hirohito suplicou ao seu Conselho de Guerra a reconsiderar a rendição. Os membros recalcitrantes começaram a vacilar.

08 / Ago / 1963
Ladrões roubam 2,6 milhões de libras no assalto a trem postal na Inglaterra

m um dia como este, no ano de 1963, acontecia um dos mais famosos assaltos na Inglaterra. Trata-se do grande assalto ao trem postal, que ia de Glasgow a Londres. O crime ocorreu em Bridego Railway Bridge, Ledburn, perto de Mentmore em Buckinghamshire, Inglaterra.

Um grupo de 15 homens liderados por Bruce Reynolds conduziu o assalto. Outros participantes eram Gordon Goody, Buster Edwards, Charlie Wilson, Jimmy Hussey, Ronnie Biggs, Tommy Wisbey, John Wheater, Jimmy White e Brian campo, bem como três homens conhecidos apenas como números de 1, 2 e 3.

A quadrilha fez um planejamento minucioso baseado em informações privilegiadas e roubaram 2,6 milhões de libras, o que equivale a 46 milhões de libras em valores atuais. A maior parte do dinheiro roubado nunca foi recuperada. Embora o grupo não tenha usado armas de fogo, houve violência. O condutor do trem Jack Mills foi atingido com uma barra de metal na cabeça e teve que encerrar sua carreira.

A polícia conseguiu capturar boa parte dos ladrões, e os líderes foram condenados a 30 anos de prisão. Um dos assaltantes, Ronald Biggs se escondeu durante décadas no Brasil. Biggs, em uma grande coincidência, nasceu no mesmo dia do assalto, no ano de 1929.

08 / Ago / 1969
É tirada clássica foto dos Beatles para capa do álbum Abbey Road

Uma das mais conhecidas fotos dos Beatles foi tirada em um dia como hoje, no ano de 1969, pelo fotógrafo escocês Iain Macmillan. Foi uma sessão de apenas dez minutos, do lado de fora dos estúdios Abbey Road, e Macmillan tirou, no máximo, oito fotos.

Na capa do LP, os Beatles estão atravessando uma faixa de segurança a poucos metros do Estúdio Abbey Road, rua que ficou marcada para sempre para os fãs. A imagem serviu para alimentar rumores e teorias de que Paul McCartney estaria morto, vítima de um acidente de carro em 1966.

A foto conteria supostos "elementos" que dariam força ao rumor da morte de Paul, então com 27 anos. De acordo com teorias, na foto, ele está fora de passo com os outros, de olhos fechados, e o cigarro está na mão direita, apesar de ser canhoto. Além disso, a placa do fusca (em inglês beetle), que aparece ao fundo, tem placa com letras "LMW", o que significaria "Linda McCartney Widow" ou "Linda McCartney Viúva". O homem de pé na calçada, à direita, é Paul Cole, um turista norte-americano, que só se deu conta que estava na capa do disco quase um ano depois.

Abbey Road foi o 12° álbum lançado pelos Beatles, lançado no dia 26 de setembro de 1969. O nome do álbum leva o mesmo nome da rua de Londres, onde está o estúdio Abbey Road. Apesar de ter sido o penúltimo álbum lançado pela banda, foi o último a ser gravado.

08 / Ago / 1974
Nixon renuncia

Em 8 de agosto de 1974, em um discurso transmitido pela TV, Richard M. Nixon anuncia sua intenção de se tornar o primeiro presidente na história dos EUA a renunciar. Com um processo de impeachment em curso contra ele, por seu envolvimento no caso Watergate, Nixon estava finalmente cedendo à pressão da população e do Congresso para deixar a Casa Branca. “Ao tomar essa atitude”, ele disse, em um discurso solene feito do Salão Oval, “eu espero poder apressar o início do processo de cura, que é tão desesperadamente necessário na América”.

Um pouco antes do meio-dia do dia seguinte, Nixon terminou oficialmente seu mandato como 37º presidente dos EUA. Antes de partir com sua família em um helicóptero, dos jardins da Casa Branca, ele deu um sorriso de despedida e, de forma enigmática, ergueu seus braços em um gesto de vitória ou paz. A porta do helicóptero foi, então, fechada, e a família Nixon iniciou a viagem a San Clemente, na Califórnia. Minutos depois, o vice-presidente Gerald R. Ford foi empossado como o 38º presidente dos EUA no Salão Leste da Casa Branca. Depois de fazer o juramento, Ford falou à nação em um discurso televisivo, declarando: “Meus companheiros americanos, nosso longo pesadelo nacional terminou”. Em seguida, ele perdoou Nixon pelos crimes que ele poderia ter cometido no exercício do cargo, afirmando que pretendia acabar com as divisões nacionais criadas pelo escândalo de Watergate.

Em 17 de junho de 1972, cinco homens, incluindo um coordenador de segurança do Comitê de Reeleição de Nixon, foram presos por invadir e grampear ilegalmente a sede do Comitê Nacional dos Democratas em Washington, D.C., no complexo Watergate. Logo depois, outros dois ex-assessores da Casa Branca foram implicados no caso, mas a administração Nixon negou qualquer envolvimento. No final daquele ano, os jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward, do The Washington Post, descobriram uma conspiração de alto-escalão em torno do incidente, e surgiu um escândalo político de dimensões inéditas.

Em maio de 1973, o Comitê Seleto do Senado das Atividades da Campanha Presidencial, liderado pelo senador Sam Ervin, da Carolina do Norte, deu início a uma ação televisionada sobre o caso Watergate, que rapidamente foi ganhando a atenção de todo o país. Uma semana depois, o professor de Direito de Harvard Archibald Cox fez o juramento como promotor especial do caso Watergate. Durante as audiências no Senado, o ex-consultor jurídico da Casa Branca John Dean afirmou que a invasão de Watergate tinha sido aprovada pelo ex-procurador-geral John Mitchell, com o conhecimento dos conselheiros da Casa Branca John Ehrlichman e H.R. Haldeman, e que o presidente Nixon teria conhecimento do fato. Enquanto isso, o promotor Cox e sua equipe começaram a descobrir diversas provas de espionagem política por parte do comitê de reeleição de Nixon, escutas ilegais de milhares de cidadãos feitas pela administração e contribuições ao Partido Republicano em troca de favores.

Em julho, a existência do que ficariam conhecidas como as fitas de Watergate – gravações oficiais de conversas na Casa Branca entre Nixon e sua equipe – foi revelada durante as audiências no Senado. Cox intimou o presidente a entregar essas fitas e, depois de três meses de atraso, Nixon concordou em enviar resumos das gravações. Cox os rejeitou, e Nixon o demitiu. Seu sucessor como promotor especial, Leon Jaworski, fez acusações contra vários funcionários de alto-escalão, incluindo Mitchell e Dean, que foram condenados.

A confiança da população no presidente diminuiu rapidamente e, no final de julho de 1974, o Comitê Judiciário da Câmara já tinha três cláusulas de impeachment contra Nixon: obstrução da justiça, abuso dos poderes presidenciais e impedimento do processo de impeachment. Em 30 de julho, sob pressão da Suprema Corte, Nixon finalmente divulgou as fitas de Watergate. Em 5 de agosto, transcrições das gravações foram lançadas, incluindo um trecho em que se ouvia o presidente instruindo Haldeman a ordenar ao FBI que detivesse a investigação de Watergate. Três dias depois, Nixon renunciou.

08 / Ago / 2008
Começam os Jogos Olímpicos de Pequim

No dia 8 de agosto de 2008 tinha início os Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Um total de 10.500 atletas competiram em 28 esportes. Para a realização do primeiro evento deste porte na China, o governo investiu mais de US$ 42 bilhões em obras para as provas e infraestrutura. Um dos grandes destaques dos Jogos na China foi o nadador norte-americano Michael Phelps, que quebrou o recorde de maior número de medalhas de ouro (oito) em uma única edição de Jogos Olímpicos e maior número de medalhas de ouro de um atleta olímpico (14).

Usain Bolt, da Jamaica, assegurou o título simbólico de "homem mais rápido do mundo" ao bater o recorde mundial dos 100m e 200 metros rasos. Logo após os Jogos Olímpicos, foram realizados os Jogos Paralímpicos, de 6 a 17 de setembro. O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro na natação com César Cielo nos 50m livre.

Também obtiveram medalhas de ouro a judoca Ketleyn Quadros, na categoria até 57 quilos, e Maurren Maggi, que levou o primeiro ouro individual feminino, na prova do Salto em distância do atletismo. No final do evento, a China dominou o quadro de medalhas, com 51 medalhas de ouro, 15 a mais do que os EUA, com 36. Entretanto, a imprensa norte-americana não reconheceu este feito e usou o ranking com base no número total de medalhas. Com isso, os EUA ficaram na frente, com 110 contra 100.

08 / Ago / 2022
Atriz e cantora Olivia Newton-John morre aos 73 anos
A artista se popularizou ao estrelar o filme "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", ao lado de John Travolta, no fim da década de 1970.

A atriz e cantora Olivia Newton-John morreu em 8 de agosto de 2022, aos 73 anos, em seu rancho na Califórnia. A causa da morte não foi anunciada, mas ela se tratava contra um câncer. A artista se popularizou mundialmente no fim da década de 1970, ao estrelar o filme "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", ao lado de John Travolta.

Carreira musical e "Grease"

Nascida em Cambridge, na Inglaterra, Olivia se mudou com a família para a Austrália aos seis anos de idade. Aos 14 anos, ela começou a se apresentar musicalmente na TV. Como cantora, ela gravou seu primeiro compacto em 1966.

Ao voltar para a Inglaterra, ela lançou seu primeiro álbum em 1971, de onde saíram dois compactos que fizeram sucesso moderado. Dois anos depois, ela emplacou a música "Let Me Be There", que lhe rendeu um Grammy na categoria de Melhor Cantora Country.

Ao longo da década de 70, Olivia continou a gravar diversas músicas que encabeçaram a parada de sucesso dos EUA, como "Have You Never Been Mellow", "Please Mr. Please" e "Something Better to Do". Mas a carreira da artista alcançou novo patamar depois que ela estrelou a adaptação cinematográfica do musical da Broadway "Grease" em 1978. No filme, ela interpretava a protagonista Sandy, que fazia par romântico com John Travolta.

"Grease" se tornou o maior sucesso de bilheteria de 1978. O álbum da trilha sonora passou 12 semanas em primeiro lugar nas paradas e rendeu três compactos Top 5 para Newton-John: "You're the One That I Want", com John Travolta, "Hopelessly Devoted to You", e "Summer Nights", com John Travolta e o elenco do filme.

Nos anos seguinte, a carreira musical de Olivia Newton-John deslanchou. Em 1981, ela lançou seu disco de maior sucesso, "Physical", cuja canção-título se tornou um hit mundial. Ao longo da carreira, a artista vendeu mais de 100 milhões de discos.

Na vida pessoak, Olivia foi casada duas vezes e teve uma filha. A artista foi diagnosticada com um câncer de mama com metástase no osso sacro em 2018, após ter superado outros tumores em 1992 e 2015.

History.

 




Compartilhe essa notícia

Receba novidades