07 DE AGOSTO
07 / Ago / 1876
Nasce Mata Hari, dançarina que seria condenada à morte por espionagem
Margaretha Geertruida Zelle nasceu em 7 de agosto de 1876 e faleceu em 15 de outubro de 1917. Foi uma famosa bailarina de strip-tease, que foi condenada à morte por espionagem e executada durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1917, sete meses antes do final da "Grande Guerra", foi submetida a julgamento na França acusada de espionagem, de ser uma agente dupla para a Alemanha e de ter sido a causa da morte de milhares de soldados.
Foi declarada culpada sem provas conclusivas e baseadas em hipóteses não provadas, o que hoje em dia (princípios do século XXI), não se repetiria em um julgamento moderno. Foi executada pelo pelotão de fuzilamento. A lenda sustenta que a esquadra teve que ser vendada para não sucumbir a seus encantos, no entanto, é fato provado que lançou um beijo de despedida a seus executores e que, dos 12 soldados que constituíram o pelotão de fuzilamento, curiosamente só 4 disparos a acertaram, um deles no coração que foi o que lhe causou a morte instantânea.
O oficial encarregado, como assim se dispunha nestes casos, concluiu o ato desnecessariamente com um disparo na cabeça. A notícia percorreu o mundo. Houve inclusive um relato jornalístico que detalhou este dramático momento descrevendo a expressão de seu rosto, o jeito como caiu e a posição final do corpo no solo. Seu corpo, que não foi enterrado, foi usado para estudos de anatomia dos estudantes de medicina, como se fazia com os condenados naquela época, mas sua cabeça permaneceu no Museu dos Criminosos da França até 1958, ano no qual foi roubada, com certeza, por um admirador.
07 / Ago / 1890
Carlos Pellegrini é eleito presidente da Argentina
Carlos Pellegrini foi um político argentino, presidente da República. Nasceu em Buenos Aires e se doutorou em Direito em 1869. Foi eleito deputado e entre 1879 e 1885 ocupou a carteira de Guerra e da Marinha com os presidentes Nicolás Avellaneda (1874-1880) e Julio Argentino Roca (1880-1886). Foi vice-presidente da República durante o mandato de Miguel Juárez Celman, de 1886 a 1890, e em 7 de agosto desse mesmo ano foi nomeado presidente da República, após a fracassada rebelião da União Cívica.
A crise econômica que havia causado o fechamento de várias instituições financeiras do país, levou-o a criar, em 1891, o Banco da Nação. Finalizou seu mandato em 1892. Em 1899 fundou o jornal El País e voltou a ser eleito deputado em 1906, ano no qual faleceu em Buenos Aires. Durante seu período presidencial saneou as finanças, criou o Banco da Nação Argentina e o prestigioso colégio que hoje tem o seu nome: a "Escola Superior de Comércio Carlos Pellegrini" (uma escola pública dependente da Universidade de Buenos Aires).
07 / Ago / 1942
Nasce o cantor e compositor Caetano Veloso
No dia 7 de agosto de 1942 nascia, em Santo Amaro da Purificação (BA), Caetano Veloso, músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro. É considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 60, com mais de 50 discos. Ao longo de sua carreira, também mostrou seu lado polêmico e a força da sua opinião no Brasil. É uma das figuras mais importantes da música popular brasileira, considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX.
Caetano iniciou seu trabalho profissionalmente em 1965 com o compacto "Cavaleiro/Samba em Paz", enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia em apresentações no espetáculo "Opinião", no Rio de Janeiro. Nessa década, conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, participou dos festivais de música popular da TV e compôs trilhas de filmes. Em 1967, lançou seu primeiro LP, Domingo, com Gal Costa, e, no ano seguinte, liderou o movimento chamado Tropicalismo. Em 1969, foi preso pelo regime militar e partiu para exílio em Londres.
Em 1972, lançou Transa, que representou seu retorno ao país. Em 1976, junto com Gal, Gil e Bethânia formou o Doces Bárbaros, que lançou um único disco, "Doces Bárbaros". Na década de 80, apadrinhou e se inspirou nos grupos de rock nacionais. Na década de 90, escreveu Verdade Tropical (1997) e lançou o disco Livro (1998), ganhador do Grammy em 2000 na categoria World Music. Com A Foreign Sound cantou clássicos norte-americanos e, em 2006, lançou o álbum Cê. Em 2011, lançou MTV Ao Vivo - Zii e Zie.
07 / Ago / 1944
Ameaçada, Volkswagen interrompe produção do Fusca na Segunda Guerra
Dez anos antes, o renomado engenheiro automotivo Ferdinand Porsche havia assinado um contrato com o Terceiro Reich da Alemanha para desenvolver um protótipo de um carro acessível e pequeno, o "carro do povo". Em 1938, o governo construiu uma fábrica para produzir o veículo na cidade de KdF-stat. O primeiro Fusca estreou no Salão Automóvel de Berlim em 1939. Meses depois, no entanto, a Alemanha invadiu a Polônia, provocando o conflito que resultaria na Segunda Guerra Mundial.
Após a guerra, a devastada Alemanha foi dividida em quatro setores. Aqueles sob controle britânico, francês e norte-americano formaram a Alemanha Ocidental, enquanto a região sob controle soviético tornou-se a Alemanha Oriental. O KdF-stat (que foi renomeado para Wolfsburg), que estava no setor britânico, não teve sua estrutura comprometida apesar de ter sido alvo das bombas dos Aliados. A Volkswagen, sob o controle dos militares britânicos, começou a fabricar o Fusca, novamente, em dezembro de 1945. Em 1949, a empresa (agora chamada de Volkswagen GmbH) estava de volta às mãos alemãs e, em 1972, o Fusca passou o icônico Ford Modelo T como o carro mais vendido na história.
07 / Ago / 1947
Expedição comprova teoria de que antigos povos americanos poderiam ter povoado a Polinésia.
Em um dia como este, no ano de 1947, o Kon-Tiki, uma jangada feita de madeira pau-de-balsa capitaneada pelo antropólogo norueguês Thor Heyerdahl, completou de 6.920 quilômetros, ao longo de 101 dias de viagem do Peru até Raroia, no arquipélago Tuamotu, perto to Taiti. Heyerdahl quis provar sua teoria de que pré-históricos povos da América do Sul colonizaram as ilhas da Polinésia flutuando pelas correntes oceânicas.
Heyerdahl e seus cinco companheiros de viagem iniciaram a aventura de Callao, Peru, na embarcação Kon-Tiki, de 3,71 metros quadrados, em 28 de abril de 1947. A jangada recebeu este nome por conta de um cacique mítico branco e foi construída com materiais indígenas e projetada para assemelhar-se às jangadas usadas pelos antigos índios sul-americanos.
Em sua passagem pelo Pacífico, os marinheiros tiveram que enfrentar tempestades, encontraram tubarões e baleias, antes de, finalmente, desembarcarem em Raroia. Heyerdahl, nascido em Larvik, na Noruega, em 6 de outubro de 1914, acreditava que os primeiros habitantes da Polinésia teriam vindo da América do Sul. A teoria entrava em conflito com a popular opinião acadêmica de que a origem destes povos seria da Ásia. Mesmo depois de sua viagem de sucesso, antropólogos e historiadores continuaram a desacreditar nas crenças de Heyerdahl apesar de ele provar que a viagem era possível aos povos antigos.
Contudo, sua aventura atraiu a atenção do público e ele escreveu um livro sobre sua experiência, que se tornou um best-seller, foi traduzido para 65 idiomas e vendeu 25 milhões de cópias. Heyerdahl também fez um documentário e recebeu o Oscar, em 1951.
Heyerdahl fez sua primeira expedição à Polinésia em 1937. Ele e a sua primeira esposa viveram primitivamente, durante um ano, em Fatu Hiva, nas Ilhas das Marquesas, para estudar as plantas e a vida animal. A experiência o levou a acreditar que os habitantes dali teriam vindo de outros lugares, flutuando em embarcações em correntes oceânicas vindas do leste.
Após sua expedição Kon-Tiki, Heyerdahl fez viagens arqueológicas a lugares como as Ilhas Galápagos, Ilha de Páscoa e Peru e continuou a testar suas teorias de como as viagens ao longo dos mares tiveram um papel importante nos padrões migratórios de culturas antigas. Em 1970, ele navegou ao longo do Atlântico, do Marrocos para Barbados, em um barco de junco chamado Rá II (por conta de Rá, o deu egípcio do Sol), para provar que os egípcios poderiam ter contato com os povos pré-colombianos das américas. Em 1977, ele navegou o Oceano Índico em outro barco primitivo de junco, construído no Iraque, para aprender como civilizações pré-históricas da Mesopotâmia, do Vale Hindu e do Egito poderiam ter estabelecido contato.
Apesar de o trabalho de Heyerdahl nunca ter sido abraçado completamente pela maioria dos estudiosos, ele seguiu ganhando prêmios acadêmicos e governamentais, além de ter se tornado uma figura muito popular. Foi votado o "Norueguês do Século" em seu país. Ele morreu aos 87 no dia 18 de abril, na Itália. A jangada da sua famosa expedição de 1947 está exposta no Museu Kon-Tiki, em Olso, na Noruega.
07 / Ago / 1988
Morre Henry Frenay, fundador e membro da Resistência Francesa
Henri Frenay nasceu em 19 de novembro de 1905 e morreu em 7 de agosto de 1988. Foi fundador e membro da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial e político francês. Foi casado com a doutora Chilina Ciosi, a quem conheceu durante a guerra. Fundou o movimento Combat, que se transformou no movimento de Resistência mais importante da época na França, chegando a conciliar 70% das forças. Foi um feroz adversário dos comunistas, que o atacaram sem piedade, especialmente através de seu jornal L Humanité. Henri Frenay pertencia a uma família católica de militares e sua família sempre se manteve à margem da política. Seu pai morreu durante a Primeira Guerra Mundial, por isso foi educado por sua mãe. Estudou na escola francesa Ampère de Lyon. Sua tendência dentro da política foi de caráter nacionalista e conservador.
07 / Ago / 1998
Embaixadas dos EUA na África são atacadas; Osama bin Laden é o suspeito
Às 10h30, na hora local, no dia 7 de agosto de 1999, um caminhão-bomba explodiu do lado de fora da embaixada dos EUA, em Nairobi, no Quênia. Minutos depois, outro caminhão foi detonado perto da embaixada norte-americana em Dar es Salaam, a capital da Tanzânia, um país vizinho. O duplo ataque terrorista matou 224 pessoas, incluindo 12 norte-americanos e feriu mais de 4500 pessoas. Os EUA acusaram o exilado saudita Osama bin Laden de ser o autor dos atentados.
No dia 20 de agosto, o presidente Bil Clinton ordenou que mísseis fossem lançados contra os campos de treinamento de bin Laden no Afeganistão e também contra uma fábrica de produtos farmacêuticos no Sudão, onde bin Laden estaria produzindo e fabricando armas químicas. Vinte e sete pessoas morrem, mas bin Laden não estava na região.
Em fevereiro de 2001, quatro suspeitos foram a julgamento em Nova York, respondendo por 302 acusações criminais. No dia 29 de maio, todos os quatro foram julgados culpados de todas as acusações e sentenciados à prisão perpétua, sem condicional.
Contudo o pior ainda estava por vir e, em setembro de 2001, o mundo viu que os ataques às embaixadas eram apenas um aviso da guerra que estaria por vir. No dia 19, terroristas se apoderaram de quatro aviões comerciais durante voos domésticos nos EUA e voaram em direção às torres do World Trade Center, em Nova York; ao Pentágono, em Arlington, Virgínia; e um campo rural no oeste da Pensilvânia. Quatro mil pessoas morreram nos ataques simultâneos e 10 mil ficaram feridos. No dia 7 de outubro, os EUA deflagraram o combate ao regime Talibã, no Afeganistão, para destruir a base e a rede da al Qaeda e capturar bin Laden vivo ou morto.
07 / Ago / 2006
Sancionada a Lei Maria da Penha
Em 7 de agosto de 2006 a Lei Maria da Penha foi sancionada no Brasil. O dispositivo legal tem como objetivo aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos. A lei é normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher.
Depois de sancionada, a lei 11340 entrou em vigor em 22 de setembro de 2006. No dia seguinte o primeiro agressor foi preso no Rio de Janeiro por tentar estrangular a ex-mulher.
A lei foi batizada em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento. Em 1983, o marido tentou assassiná-la duas vezes. Uma das agressões a deixou paraplégica. Sua luta pela condenação do agressor foi uma das inspirações para a criação da lei.
Wiplash