06 DE JUNHO
Feriados e eventos cíclicos
Brasil
Dia nacional de Triagem Neonatal (Teste do pezinho)
Aniversário da cidade de Açailândia, Maranhão.
Aniversário da cidade de Formiga, em Minas Gerais.
Aniversário da cidade de Lagoa Dourada, em Minas Gerais.
Aniversário da cidade de Sertanópolis, em Paraná.
Aniversário da cidade de Osvaldo Cruz, em São Paulo.
Dia Internacional da Logística
Cristianismo
Cláudio de Besançon
Marcellin Champagnat
Maria Laura Mainetti
Norberto de Xanten
Fim da Guerra das Laranjas em 1801
A Guerra das Laranjas, breve conflito militar que opôs Portugal à Espanha e à França em 1801, chegou ao fim em 6 de Junho de 1801. O nome pelo qual se popularizou o combate deve-se a um gesto do primeiro-ministro e chefe militar espanhol, Manuel Godoy, que enviou um ramo de laranjeira colhido nos campos de Elvas à rainha de Espanha Maria Luísa, de quem se dizia ser amante, para a informar de que tinha tomado a localidade de Olivença.
Em 1801, Napoleão ordenou a Portugal que rompesse sua aliança tradicional com a Inglaterra e fechasse seus portos aos barcos ingleses. Nesta pretensão arrastou a Espanha (governada então pelo ministro Manuel Godoy), mediante a Assinatura do Terceiro Tratado de San Ildefonso. Segundo este tratado, a Espanha comprometia-se a declarar guerra a Portugal se esta mantivesse seu apoio aos ingleses. Ante a negativa portuguesa de submeter-se às pretensões franco-espanholas, desencadeou-se a Guerra das Laranjas.
O conflito terminou com a perda do território de Olivença por parte de Portugal. A paz entre as potências beligerantes foi estabelecida nos termos do Tratado de Badajoz, assinado entre Portugal e a Espanha, e do Tratado de Madrid, assinado entre Portugal e a França.
Morre Louis Chevrolet em 1941 - foi um corredor de automóveis, nascido em 25 de Dezembro em 1878 na Chaux de Fonds (Cal de Fundos), Suiça. Em 1911 Louis Joseph Chevrolet criou o primeiro automóvel que levou seu nome. No entanto, por ter pouco capital para fabricá-lo, associou-se com um aventureiro milionário chamado William Crapo Durant. Esta combinação, ainda que parecesse perfeita (Chevrolet o homem técnico-mecânico e Durant o empresário), baseou-se numa relação desonesta, que terminou num vergonhoso caso de roubo por parte de Durant. Ironicamente, Chevrolet, a marca que mais automóveis vendeu no mundo durante quase um século, leva o nome de seu criador mas que nunca foi seu proprietário, já que tendo possuído só algumas poucas ações, teve que vendê-las para viver, morrendo ignorado e em total pobreza em 6 de Junho de 1941.
Dia D marca a chegada dos Aliados à França - Embora o termo "Dia D" seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão é também um sinônimo do dia 6 de junho de 1944, o dia que em as forças dos Aliados cruzaram o Canal da Mancha e desembarcaram nas praias da Normandia, na França, dando início à liberação do Oeste da Europa do controle nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Em três meses, a parte norte da França seria libertada, e as forças invasoras estariam se preparando para entrar na Alemanha, onde elas iriam encontrar as forças soviéticas, que estavam vindo do leste. Na manhã do dia anterior, o general norte-americano Dwight D. Eisenhower, o comandante das forças Aliadas na Europa, deu a ordem para o início da operação chamada "Overlord", a maior movimentação anfíbia militar da história. Sob seu comando, 6 mil embarcações de desembarque, navios e outros barcos que transportavam 176 mil soldados, começaram a deixar a Inglaterra rumo à França. Também estavam preparados 822 aviões repletos de paraquedistas para saltarem na Normandia. Além disso, 13 mil aeronaves foram mobilizadas para dar cobertura aérea e apoio à invasão. No amanhecer do dia 6 de junho, 18 mil paraquedistas já se encontravam no solo, e a invasão por terra teve início às 6:30. Os britânicos e canadenses encontraram um pouco de resistência para capturar as praias de Gold, Juno e Sword. O mesmo ocorreu com os norte-americanos em Utah. A missão foi bem mais difícil na praia de Omaha, onde 2 mil homens foram perdidos.
Contudo, com muito empenho e perspicácia de tropas terrestres o objetivo foi alcançado. Pelo outro lado, os alemães ficaram confusos com a invasão e também com a ausência do célebre marechal Erwin Rommel, que estava afastado em licença. No início, Hitler, pensou que a invasão era apenas um truque para desviar a atenção de uma rápido ataque ao norte do rio Sena. Por conta disso, ele não liberou divisões próximas para o contra-ataque, e os reforços tiveram que vir de regiões mais afastadas, o que causou atrasos. Hitler também hesitou em chamar divisões blindadas para ajudar na defesa. Além disso, os alemães também tiveram sua mobilidade afetada, já que o ataque aéreo aliado destruiu pontes e forçou os alemães a fazerem desvios. Apesar de não sair exatamente como o planejado, como mais tarde foi dito pelo marechal britânico Bernard Montgomery - por exemplo, os Aliados conseguiram desembarcar apenas parte dos fornecimentos e de veículos na França - o Dia D pode ser considerado um sucesso. Até o final de junho, os aliados tinham 850 mil homens e 150 mil veículos na Normandia e estavam prontos para continuar sua marcha por toda a Europa.
É publicado "1984", livro de George Orwell - Neste dia, no ano de 1949, foi publicado o clássico "1984", de George Orwell. A história, com o seu líder que "vê tudo", conhecido como "Big Brother", se tornou um símbolo universal do governo intrusivo e de uma burocracia opressiva. George Orwell é o pseudônimo de Eric Blair, que nasceu na Índia, filho de um funcionário público britânico. Orwell, ao longo de sua vida, cada vez mais assumiu um posicionamento de esquerda, embora nunca tenha ingressado em nenhum partido político específico. Ele foi para a Espanha durante a Guerra Civil Espanhola, para lutar com os republicanos, mas depois fugiu quando o comunismo ganhou espaço na ala esquerda. A fábula "A Revolução dos Bichos" (1945) foi seu primeiro sucesso de crítica e também lhe rendeu um bom retorno financeiro. O livro "1984", sua última obra, garantiu a ele fama e também o imortalizou como escritor. A obra traz uma visão sombria de um futuro onde todos os cidadãos são vigiados constantemente, e a comunicação é distorcida para ajudar a opressão. Orwell morreu de tuberculose em 1950, aos 42 anos.
Morre o psiquiatra suíço Carl Jung - No dia 6 de junho de 1961 morria, em Küsnacht, na Suíça, Carl Gustav Jung, psiquiatra, fundador e primeiro presidente da Associação Psicoanalítica Internacional, tornando-se uma figura chave para o início da pesquisa da psicanálise. Nascido no dia 26 de julho de 1875, em Kesswil, também na Suíça, Carl Jung, inicialmente, ficou impressionado com as teorias de Sigmund Freud, o criador da psicanálise. Os dois se tornaram muito amigos, e Freud acreditava que Jung seria o seu herdeiro inquestionável na condução intelectual do movimento psicoanalítico. Ambos tinham uma diferença de idade de quase 20 anos, e Freud passou a tratar Jung quase que como um filho adotivo. Durante os seus estudos, Jung procurou fazer uma abordagem teórica e clínica com ênfase na conexão funcional entre a estrutura da pisque e suas manifestações culturais. Isso o impulsionou a incorporar em sua metodologia noções extraídas da antropologia, alquímia, dos sonhos, da arte, da mitologia, da religião e da filosofia.
Lançado o game Tetris - Em 1984, era lançado o game Tetris, criado na então Soviética por Alexey Pajitnov, que trabalhava no Centro de Computação da Academia de Ciência russa. O nome tem origem no prefixo numérico grego tetra (todas a peças do jogo contêm quatro segmentos) e tênis, o esporte preferido de Pajitnov. Tetris foi o primeiro software de entretenimento exportado da URSS para os EUA.
FOnte: Wikipédia e History.