06 DE AGOSTO
06 / Ago / 1661
Assinatura do Tratado de Haia oficializa devolução de território brasileiro a Portugal
No dia 6 de agosto de 1661 foi assinado o Tratado de Haia, também conhecido como a Paz de Haia, entre Portugal e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos. Com a assinatura do tratado em Haia, os territórios conquistados pela Holanda no Brasil, renomeados como Nova Holanda (ou Brasil Holandês), foram oficialmente devolvidos a Portugal.
O território ocupado, de de 1630 a 1654, correspondia principalmente ao leste da Capitania de Pernambuco, Itamaracá e Paraíba. Pelo Tratado, a Nova Holanda foi vendida à Portugal por oito milhões de florins (equivalente a 63 toneladas de ouro). Além disso, Portugal cedeu o Ceilão (atual Sri Lanka. Em troca, a República Holandesa reconheceu a soberania portuguesa sobre o Brasil e a Angola.
06 / Ago / 1890
Acontece a primeira execução de morte na cadeira elétrica
Na Prisão de Auburn Prisão, em Nova York, acontecia a primeira execução na cadeira elétrica na história, em um dia como este, no ano de 1890. O executado foi William Kemmler, que havia sido condenado pelo assassinato a machadadas de sua amante, Matilda Ziegler.
A morte por uso de eletricidade foi sugerida pela primeira vez em 1881 pelo Dr. Albert Southwick, um dentista. Southwick havia testemunhado um idoso bêbado ser morto ao tocar nos terminais de um gerador elétrico em Buffalo, Nova York. A eletrocutamento seria uma forma alternativa ao enforcamento, em que os condenados levavam até 30 minutos para morrer por asfixia.
Em 1889, a Lei de Execução Elétrica de Nova York, o primeiro de seu tipo no mundo, entrou em vigor, e Edwin R. Davis foi contratado para projetar uma cadeira elétrica. Muito parecidas com o dispositivo moderno, cadeira de Davis foi equipado com dois eletrodos, constituído por discos em conjunto com um borracha e cobertos com uma esponja úmida. Os eletrodos eram aplicado na cabeça e nas costas do criminoso.
Em 6 de agosto de 1890, William Kemmler foi preso a esta cadeira. Depois, recebeu uma carga de aproximadamente 700 volts, que durou 17 segundo, até que a corrente falhou. Embora testemunhas relataram cheiro de roupa e carne queimada, Kemmler ainda não estava morto, e um segundo choque foi preparado. A segunda carga foi de 1.030 volts, aplicada por cerca de dois minutos. Observou-se uma fumaça saindo da cabeça dele, quando ficou claro que ele havia morrido.
Dr. Southwick aplaudiu a execução de Kemmler com a declaração: "Nós vivemos em uma civilização superior a partir deste dia". Já o inventor norte-americano George Westinghouse, de uma empresa inovadora do uso de energia elétrica, comentou: "Eles teriam feito melhor com um machado."
06 / Ago / 1928
Nasce Andy Warhol, artista plástico e produtor de cinema nos EUA
No dia 6 de agosto de 1928 nascia em Pittsburgh, nos EUA, Andy Warhol, artista plástico, pintor, empresário, cineasta e figura de destaque do movimento de pop art. Registrado como Andrew Warhola, ele era filho de imigrantes operários do nordeste da Eslováquia que, na época, fazia parte do Império Austro-Húngaro. Durante sua infância, Warhol teve uma doença no sistema nervoso que provocava movimentos involuntários das extremidades. Ele tornou-se um hipocondríaco, desenvolvendo um medo de hospitais e médicos.
Quando estava doente, desenhava, ouvia rádio e colecionava imagens de estrelas de cinema. Mais tarde, Warhol disse que este período foi importante para desenvolver sua personalidade. Warhol mudou-se para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador para importantes revistas, além de fazer anúncios publicitários. Como artista gráfico ganhou diversos prêmios. Em 1952 fez a sua primeira mostra individual. A partir de 1960, usou conceitos da publicidade em suas obras e reinventou a pop art com a reprodução mecânica de artigos de consumo, como as latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras como Marilyn Monroe, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé, Che Guevara e outros símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa.
Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Em 1968, ele sofreu um atentando. Valerie Solanas, fundadora e único membro da SCUM (Society for Cutting Up Men - Sociedade para eliminar os homens) invadiu seu estúdio e o feriu com três tiros. Warhol teve que passar por uma cirurgia de cinco horas, mas se recuperou. O artista morreu no dia 22 de fevereiro de 1987, em Nova Jersey, após uma operação na vesícula biliar. A operação correu bem, mas Andy Warhol morreu no dia seguinte. Uma de suas frases mais célebres é "no futuro todos serão famosos durante 15 minutos".
06 / Ago / 1945
EUA lançam bomba atômica em Hiroshima
A primeira bomba atômica do mundo era lançada em um dia como este, no ano de 1945. Às 8:16, no horário japonês, um bombardeiro B-29 dos EUA, o Enola Gay, jogava a bomba atômica apelidada "Little Boy" sobre a cidade de Hiroshima. Cerca de 80 mil pessoas foram mortas em um resultado direto da explosão e outras 35 mil foram feridas. Ao menos 60 mil morreram até o final do ano por conta dos efeitos da bomba.
O presidente dos EUA, Harry S. Truman, desanimado com a resposta japonesa para a rendição incondicional, tomou a decisão de usar a bomba atômica para acabar com a guerra, com o objetivo de evitar que um número maior de vidas fossem perdidas no caso de uma invasão aos EUA ao território japonês.
Assim, na véspera, quando um bombardeio "convencional" do Japão estava em curso, "Little Boy" foi carregado no avião do tenente-coronel Paul W. Tibbets, que partiu da ilha de Tinian, nas Marianas. O avião, chamado Enola Gay, deixou a ilha às 2h45min do dia 6 de agosto. Cinco horas e meia depois, "Little Boy" caiu, explodindo a 580 metros, sobre um hospital, liberando o equivalente a 12.500 toneladas de TNT. A bomba tinha várias inscrições rabiscada em seu escudo, uma dos quais dizia "Saudações ao Imperador dos homens do Indianópolis" (o navio que transportou a bomba para as Marianas).
Havia 90 mil edifícios em Hiroshima antes do lançamento da bomba, apenas 28 mil permaneceram após o bombardeio. Dos 200 médicos da cidade antes da explosão, somente 20 sobreviveram ou ficaram aptos ao trabalho. Havia 1.780 enfermeiras antes, somente 150 puderam ajudar os doentes e feridos após o ataque.
06 / Ago / 1973
É fundada a Frente Polisário, movimento político e militar rebelde do Saara Ocidental
O Polisário ou Frente Polisário é um movimento político e militar rebelde do Saara Ocidental que trabalha para a independência do Marrocos e a autodeterminação do povo saaraui. O Polisário é o sucessor do Movimento para a Liberação do Saara da década de 1960, dirigido por Bassiri (Líder nacionalista saaraui), que desapareceu em mãos da polícia colonial espanhola em uma manifestação durante a ditadura de Franco.
Um grupo de estudantes, liderados por El-Uali Mustafa Sayyid (líder nacionalista saaraui e primeiro presidente da República Árabe Saaraui Democrática RASD.) fundou o Polisário em 6 de agosto de 1973 com o propósito de alcançar a independência do território do domínio espanhol. No dia 20 tiveram início os primeiros confrontos armados, cujos combates eram baseados em uma estratégia de guerra de guerrilhas.
06 / Ago / 1991
Lançado o primeiro site da história
A página pioneira continha informações sobre o Projeto World Wide Web (Rede Mundial de Computadores)
Gerenciamento de informações
Filho de cientistas da computação, Berners-Lee nasceu em Londres em 1955 e estudou física em Oxford. Enquanto trabalhava no CERN na década de 1980, ele percebeu como era difícil acompanhar os projetos e sistemas de computadores dos milhares de pesquisadores da organização, que estavam espalhados pelo mundo. "Naquela época, havia informações diferentes em computadores diferentes, mas você tinha que entrar em computadores diferentes para acessá-las. Além disso, às vezes você tinha que aprender um programa diferente em cada computador", disse ele mais tarde.
Em março de 1989, Berners-Lee apresentou aos gestores do CERN uma proposta de um sistema de gerenciamento de informações que utilizava hipertexto para conectar documentos em diferentes computadores que estavam conectados à internet. O hipertexto, termo cunhado em 1963, permite que uma pessoa obtenha um documento ou conteúdo clicando em uma palavra ou frase codificada. Rotulada como "vaga, mas empolgante" por seu chefe, a proposta inicialmente não foi aceita.
Em seguida, Berners-Lee se juntou a Robert Cailliau, um engenheiro belga do CERN, para aprimorar a proposta, e em 1990, o chefe do inglês o autorizou a trabalhar no projeto. Depois de inicialmente chamar o projeto de "Information Management", Berners-Lee testou nomes como "Mine of Information" e "Information Mesh" antes de escolher "World Wide Web".
No final de 1990, Berners-Lee, usando um computador NeXT projetado por Steve Jobs, desenvolveu as tecnologias-chave que são a base da Web, incluindo a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML), para criar páginas da Web; o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), um conjunto de regras para transferir dados pela Web; e os Localizadores de Recursos Uniformes (URLs), ou endereços da Web para encontrar um documento ou página. Ele também concebeu um navegador básico e um software de servidor Web.
O início da Web como um serviço publicamente disponível na Internet aconteceu em 6 de agosto de 1991, quando Berners-Lee publicou o primeiro site da história. O site tratava do projeto World Wide Web, descrevendo a Web e como usá-la. Hospedado no CERN no computador NeXT de Berners-Lee, a URL do site era http://info.cern.ch (que permanece no ar).
Berners-Lee não tentou lucrar com sua invenção e rejeitou a proposta do CERN de patentear a tecnologia Web. Ele queria que a Web fosse aberta e livre para que pudesse se expandir e evoluir o mais rápido possível. "Se a tecnologia tivesse proprietário e estivesse sob meu total controle, provavelmente não teria decolado. Você não pode propor que algo seja um espaço universal e, ao mesmo tempo, manter o controle sobre ele", disse ele.
06 / Ago / 1996
A banda Ramones se apresenta pela última vez, em Los Angeles
Em um dia como este, no ano de 1996, chegava ao fim uma das mais influentes bandas da história do rock: os Ramones. Eles realizaram sua última apresentação em Los Angeles, após 22 anos de carreira. Durante sua existência, os Ramones fizeram 2.263 apresentações ao redor do mundo.
A banda norte-americana foi formada em Forest Hills, no distrito de Queens, em Nova York, em 1974. Os Ramones foram os pioneiros e líderes da vertente punk do rock, com composições simples e repetitivas. Seu som tinha influências de rockabilly dos anos de 1950, do surf rock, The Velvet Underground, entre outros. A primeira apresentação aconteceu em 30 de março de 1974, no bar CBGB.
06 / Ago / 1996
Lançado o livro A Guerra dos Tronos, da série As Crônicas de Gelo e Fogo
No dia 6 de agosto de 1996 era lançado o livro "A Guerra dos Tronos", um romance de fantasia épica, escrito pelo autor norte-americano George RR Martin. O livro foi o primeiro da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que abordava a rivalidade das famílias nobres medievais em um continente imaginário chamado Westeros. Apesar de não ser inicialmente um best-seller, "A Guerra dos Tronos" conquistou um público fiel, e a série “As Crônicas de Gelo e Fogo” se tornou um enorme sucesso, vendendo milhões de livros.
Martin, inicialmente, havia previsto "A Guerra dos Tronos", como o primeiro título de uma trilogia, no entanto, seu plano foi expandido e ele também escreveu "A Fúria dos Reis" (1999, nos EUA), "A Tormenta de Espadas" (2000), "O Festim dos Corvos" (2005) e "A Dança dos Dragões" (2011).
Os romances são conhecidos por seus enredos elaborados e grande elenco de personagens, moralmente complexos - Martin também tem a reputação de matar seus personagens principais. Em 2005, a revista Time o apelidou de "Tolkien americano", uma referência ao britânico JRR Tolkien, autor de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis". Em 2011, uma adaptação para a TV de A Guerra dos Tronos estreou na HBO.
06 / Ago / 2001
Morre o escritor Jorge Amado, aos 88 anos
No dia 6 de agosto de 2001 morria, em Salvador (BA), Jorge Leal Amado de Faria, um dos grandes escritores brasileiros, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 88 anos. Jorge Amado é o autor com maior quantidade de obras adaptadas para a TV, como os casos dos sucessos Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.
Sua obra literária também foi adaptada para o cinema, teatro e serviu de inspiração para enredos de escolas de samba. Nascido em Itabuna (BA), no dia 10 de agosto de 1912, ele escreveu 49 livros, sendo alguns editados em 55 países, em 49 idiomas. Ele só foi superado em número de vendas pelo escritor Paulo Coelho.
Seus livros têm como temas injustiças sociais, folclore, política, crenças e tradições e a sensualidade do povo brasileiro. Em 1951, recebeu o Prêmio Stalin da Paz e também títulos de Comendador e de Grande Oficial nas ordens da Argentina, Chile, Espanha, França, Portugal e Venezuela, além de ter sido feito Doutor Honoris Causa por dez universidades no Brasil, Itália, Israel, França e Portugal.
Em 1961, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. O título de Doutor pela Sorbonne, na França, foi o último que recebeu pessoalmente, em 1998. Além de escritor profissional, Jorge Amado foi jornalista e político de posição ideológica comunista. Por conta disso, viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941 a 1942), em Paris (1948 a 1950) e em Praga (1951 a 1952). Foi casado com Zélia Gattai, também escritora, que o sucedeu na Academia Brasileira de Letras. Teve três filhos: João Jorge, sociólogo, Paloma, e Eulália.
06 / Ago / 2005
Ocorre o maior assalto a banco da história do Brasil
Entre os dias 6 e 7 de agosto de 2005 aconteceu o maior assalto a banco da história do Brasil, quando quase R$ 165 milhões foram levados da sede do Banco Central de Fortaleza (CE). Na ocasião, os ladrões alugaram uma casa a 78 metros do banco e chegaram ao cofre por meio de um túnel com cerca de quatro metros. Parte do dinheiro chegou a ser recuperada e mais de 120 pessoas foram presas.
Entre elas, 37 tiveram envolvimento direto com o crime. Em 2011 foi lançado o filme "Assalto ao Banco Central", dirigido por Marcos Paulo Simões, no qual é contada a história do crime. O elenco contra com Lima Duarte, Giulia Gam, Cássio Gabus Mendes, e Antônio Abujamra.
History