05 DE AGOSTO
05 / Ago / 1305
Herói escocês William Wallace é capturado pelos ingleses
Em um dia como este, no ano de 1305, William Wallace (1272 ou 12731 – 23 de agosto de 1305), um guerreiro escocês teria sido traído por um compatriota e preso pelos ingleses para uma terrível execução, comandada pelo rei Eduardo I. Líder da resistência contra a dominação inglesa, ele se tornou muito conhecido após ser biografado no filme "Coração Valente", dirigido e estrelado por Mel Gibson. Ainda há controvérsias sobre o dia de sua captura, mas acredita-se que sir John Mentieth capturou William Wallace em algum lugar perto de Glasgow.
Wallace foi levado para Londres e julgado, sem chance de defesa, por um tribunal designado pelo rei Eduardo I. Ele foi condenado por traição e assassinato. Sua sentença de morte foi extremamente cruel. Ele foi enforcado até ficar inconsciente, depois estripado e finalmente decapitado. Seu corpo foi esquartejado depois disso, e a cabeça ficou pendurada em lugar público.
A luta de Wallace contudo não foi em vão. Pouco depois da sua execução, a luta contra o domínio inglês teve sequência, e a independência da Escócia foi restabelecida por Robert Bruce.
05 / Ago / 1585
É fundada a cidade de João Pessoa, conhecida como "Porta do Sol"
No dia 5 de agosto de 1585 aconteceu a fundação de João Pessoa, capital do estado da Paraíba e também conhecida como "Porta do Sol", já que a cidade está situada na Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. Inicialmente chamada Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil. O turismo é uma das grandes forças da economia, gerando renda e empregos. Há ainda o comércio e um parque industrial, formado por fábricas de diversos segmentos. O nome João Pessoa é uma homenagem ao político paraibano de mesmo nome, assassinado em 1930, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato é considerado o estopim da Revolução de 30. A capital paraibana conta com um litoral de cerca de 24 quilômetros de extensão. Além disso, dentro da cidade, há duas grandes reservas de Mata Atlântica. João Pessoa também dispõe de um serviço de cobertura wi-fi gratuita em vários pontos da cidade. A capital paraibana ainda possui o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, que fica distante 13 quilômetros do centro da cidade.
05 / Ago / 1827
Nasce Deodoro da Fonseca, proclamador da república e primeiro presidente do Brasil
05 / Ago / 1872
Nasce Osvaldo Cruz, cientista e médico brasileiro
No dia 5 de agosto de 1872 nascia, em São Luiz do Paraitinga (SP), Osvaldo Gonçalves Cruz, cientista, médico, epidemiologista e sanitarista. Ele foi o pioneiro no estudo das doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Também entrou para a Academia Brasileira de Letras, em 1912. Ele ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887, formando-se em 1892. Em 1896, estagiou durante três anos no Instituto Pasteur, em Paris, onde foi discípulo do diretor Émile Roux. Em 1899, quando retornou ao Brasil, organizou o combate ao surto de peste bubônica em Santos (SP) e em outras cidades portuárias. Como a importação do soro para o tratamento da doença era demorada, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo. Desta maneira, foi criado o Instituto Soroterápico Federal, em 1900. Oswaldo Cruz assumiu a direção do instituto em 1902 e, no ano seguinte, tornou-se diretor-geral da Saúde Pública, com o objetivo de coordenar as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro. Convenceu o então presidente da república, Rodrigues Alves, a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou uma rebelião que ficou conhecida como "Revolta da Vacina".
Enquanto era criticado por populares no Brasil, foi premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, em Berlim, em 1907. Acabou deixando a saúde pública em 1909. Esteve à frente ainda da campanha de erradicação da febre amarela em Belém. Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, tornou-se prefeito de Petrópolis. Contudo, ficou doente e morreu um ano depois, sem completar o seu mandato. Sua morte ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1917, em Petrópolis (RJ).
05 / Ago / 1895
Morre Friedrich Engels, filósofo e revolucionário alemão
Friedrich Engels nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em Londres em 5 de agosto de 1895. Foi um filósofo e revolucionário alemão. Junto a seu par Karl Marx foi coautor de obras fundamentais para o nascimento dos movimentos socialista, comunista e sindicalista, e dirigente político. Cofundador do marxismo (é o conjunto de doutrinas políticas e filosóficas derivadas da obra de Karl Marx).
Após a morte de seu amigo Marx, Engels tornou-se líder da democracia social alemã e do socialismo mundial, salvaguardando o essencial da ideologia marxista, para a qual ele mesmo tinha trazido contribuições relativas ao desaparecimento futuro do Estado, para a dialética e para as complexas relações entre a infraestrutura econômica e as superestruturas políticas, jurídicas e culturais.
05 / Ago / 1914
Alemães atacam Liège, na Bélgica, iniciando primeira batalha da Grande Guerra
No dia 5 de agosto de 1914, o exército alemão lançou o seu ataque à cidade de Liège, na Bélgica, violando a neutralidade deste país e começando a primeira batalha da Primeira Guerra Mundial. Na véspera, sete exércitos alemães, com um total de 1,5 milhão de soldados, se estabeleceram ao longo das fronteiras belgas e francesas, para colocar em prática o Plano Schlieffen, que traçava o avanço através da Bélgica para chegar na França, idealizado pelo ex-Chefe do Estado-Maior alemão Alfred von Schlieffen. Construída sobre uma encosta íngreme e defendida por 12 fortes, Liège era considerado por muitos o local mais fortificado da Europa.
Confiante em uma vitória fácil, os alemães, na verdade, enfrentaram uma valente resistência belga, liderada pelo rei Albert, que pediu aos seus súditos para combater esta ameaça à neutralidade e independência a todo custo. Até o final do dia, em 5 de agosto, todos as 12 fortalezas de Liège ainda estavam em mãos belgas.
Liège só foi dominada pelos alemães em 15 de agosto, após o uso de armas terrestres mais poderosas, como os enormes canhões. O bombardeio pesado sobre Liège começou no dia 12 de agosto; em 15 de agosto, 11 dos 12 fortes de Liège haviam sido destruídos pelos invasores.
O principal avanço alemão através da Bélgica, para a França, começou três dias depois, em 18 de agosto. Temerosos de resistência civil, especialmente a dos franco-atiradores, as tropas alemãs, desde o primeiro dia na Bélgica, adotaram uma linha dura com a população nativa. No dia 5 de agosto, os alemães haviam começado não só o fuzilamento de civis comuns, mas a execução deliberada de padres belgas. No total, as tropas alemãs mataram 5.521 civis na Bélgica e 896 em França.
05 / Ago / 1930
Nasce Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua
No dia 5 de agosto de 1930 nascia, na pequena cidade de Wakaponeta, no estado de Ohio, Estados Unidos, um dos mais célebres astronautas do mundo, Neil Armostrong. Comandante do Apollo 11, no dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong fez história junto a seu colega Buzz Aldrin, ao ser o primeiro homem a pisar na Lua. A transmissão ao vivo para 100 milhões de pessoas registrou um dos feitos mais importantes da história atual. Ao pisar na superfície lunar, ele disse a famosa frase: "Este é um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a humanidade".
Armstrong foi piloto da Marinha americana na Guerra da Coréia entre 1949 e 1952, posteriormente foi piloto de testes, quando levou o X-15 aos limites da atmosfera terrestre. Mas foi somente em 1962 que ele se tornou astronauta. Participou do programa espacial Gemini 8 em 1966, depois deu continuidade ao seu trabalho como peça fundamental no programa espacial Apollo. Armstrong continuou trabalhando na Nasa até 1971, quanto voltou a sua terra natal para trabalhar como professor de Engenharia Aerospacial. Ele praticamente não deu mais entrevistas desde então. Também foi presidente do Comitê Presidencial Consultivo para o Corpo de Paz (1971-1973), membro da Comissão Nacional do Espaço (1985-1986) e vice-presidente da Comissão presidencial para a investigação do acidente da Challenger (1986), além de trabalhar para várias empresas.
Em janeiro de 1988 ele deu a volta ao mundo a bordo de um Boing 77 no tempo recorde de 37 horas, com outras 99 pessoas. Aposentado em sua casa em Lebanon (Ohio), deu algumas conferências sobre voos espaciais e suas aparições públicas coincidiram com as celebrações dos aniversários da chegada do homem à Lua. Ele morreu no dia 25 de agosto de 2012, em Cincinnati, nos EUA, aos 82 anos, depois de uma cirurgia de emergência no coração.
05 / Ago / 1936
Atleta Jesse Owens ganha terceira medalha de ouro na Olimpíada de Berlim
No dia 5 de agosto de 1936, o atleta negro norte-americano Jesse Owens conquistava a terceira de um total de quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Berlim, então sob o regime nazista de Adolf Hitler, que pregava a superioridade da raça ariana. Owens ficou mundialmente conhecido por ganhar quatro medalhas de ouro em Berlim: 100m e 200m rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 m.
Quando venceu a prova dos 200m, Owens dirigiu seu olhar para o COI e não para a tribuna de Hitler, pois o líder alemão avisou que não estaria presente neste dia, apesar de que há informações de que ele estava no estádio, mas não queria parabenizar Owens.
Em 2012, o velocista foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da IAAF. Anos mais tarde, em sua biografia, Owens afirmou que o que mais o magoou, contudo, foi o fato de o presidente americano Franklin Delano Roosevelt não ter lhe mandado sequer um telegrama felicitando-o por suas conquistas na olimpíada. Naquela época, também havia um forte sentimento racista nos Estados Unidos.
05 / Ago / 1944
Centenas de judeus são libertados do trabalho forçado em Varsóvia
No dia 5 de agosto de 1944, os insurgentes poloneses libertaram um campo de trabalho forçado alemão em Varsóvia, libertando 348 prisioneiros judeus, que se juntaram em uma revolta contra os ocupantes alemães da cidade.
Assim que o Exército Vermelho avançou em Varsóvia, em julho, patriotas poloneses, ainda leais ao seu governo no exílio em Londres, se prepararam para derrubar os alemães do poder. Em 29 de julho, guerrilhas de diversos grupos tomaram dois terços dos Varsóvia dos alemães. Em 4 de agosto, os alemães contra-atacaram, atingindo civis poloneses com metralhadora. No dia 5 de agosto, mais de 15 mil poloneses foram mortos. O comando polonês pediu ajuda aos Aliados, Churchill telegrafou Stalin, informando-o de que os britânicos iriam fornecer munição e outros suprimentos para ajudar os insurgentes. O primeiro-ministro pediu a Stalin para ajudar na causa, mas o russo recusou, alegando que a insurgência era muito insignificante.
A Grã-Bretanha conseguiu obter alguma ajuda aos patriotas poloneses, mas os alemães também seguiram largando suas bombas incendiárias. Os poloneses lutaram e, em 5 de agosto, libertaram trabalhadores forçados judeus que, em seguida, se juntaram na batalha, alguns dos quais formaram um pelotão especial, dedicado exclusivamente à reparação de tanques alemães capturados para uso na luta. Os poloneses iriam lutar por semanas contra os alemães e sem a ajuda soviética, já que Joseph Stalin tinha seus próprios planos para a Polônia.
05 / Ago / 1955
Morre o mito Carmen Miranda
No dia 5 de agosto de 1955 milhares de fãs choraram a morte da cantora Carmen Miranda. Ela morreu aos 46 anos, em sua casa em Los Angeles, nos EUA, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Nascida no dia 9 de fevereiro de 1909, em Marco de Canaveses, em Portugal, ela tinha pouco menos de um ano quando veio com a família para o Rio de Janeiro.
Com vocação para seguir a carreira artística, aos 20 anos, foi apresentada ao compositor Josué de Barros que, encantado com seu talento, passou a promovê-la em editoras e teatros. O sucesso não demorou a chegar e veio no ano seguinte com a marcha "Pra Você Gostar de Mim" ("Taí"), de Joubert de Carvalho. Pouco depois, ela já era apontada como uma das principais cantoras do Brasil. Em seguida, Carmem assinou contrato com a rádio Mayrink Veiga, onde ficou até 1936, quando se transferiu para a Tupi.
Em 20 de janeiro de 1936, estreou o filme "Alô, Alô Carnaval" com a famosa cena em que ela e Aurora Miranda, sua irmã, cantam "Cantoras do Rádio". Três anos depois, veio a chance de fazer carreira nos Estados Unidos. A estreia de Carmem aconteceu no espetáculo musical "Streets of Paris", em Boston. Seu sucesso de crítica e público foi enorme. Sua fama não parou de crescer e, no dia 5 de março de 1940, ela se apresentou ao presidente Franklin Roosevelt durante um banquete na Casa Branca. Entre 1940 e 1953 atuou em 14 filmes em Hollywood e esteve nos mais importantes programas de rádio, TV e teatros dos EUA.
Carmem Miranda chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Em 1947, ela se casou com o norte-americano David Sebastian, com quem viveu uma relação bastante difícil. Nos EUA, Carmen começou a usar barbitúricos para dar conta da sua agenda lotada. Além disso, bebia e fumava bastante, o que potencializava o efeito dos remédios. Em 1954, ela retornou ao Brasil após 14 anos e fez tratamento no Rio de Janeiro para se desintoxicar. No ano seguinte, Carmem retornou aos EUA após leve melhora, mas, não demorou muito voltou aos antigos vícios, o que acabou resultado na sua prematura morte, em 1955.
05 / Ago / 1962
Morre a diva Marilyn Monroe
No dia 5 de agosto de 1962 morria, em Los Angeles, nos EUA, Norma Jean Mortensen, conhecida mundialmente pelo nome artístico de Marilyn Monroe, modelo, atriz e um ícone da cultura moderna. A notícia da sua prematura morte, aos 36 anos, deixou em estado de choque seus milhares de fãs pelo mundo.
Marilyn Monroe foi encontrada sem vida em sua casa, em Los Angeles, em circunstâncias que geram controvérsias até hoje. A versão que prevaleceu foi a de que a diva teria teria sido vítima de uma superdosagem de barbitúricos. Nascida em Los Angeles, em 1o. de junho de 1926, ela assinou o seu primeiro contrato aos 20 anos, com o estúdio 20th Century Fox e estreou como atriz no filme "The Shocking Miss Pilgrim".
Era o começo de uma carreira de sucesso de mais de 30 filmes, entre os quais se destacam "Os homens preferem as loiras" (1953), "O pecado mora ao lado" (1953), "O rio das almas perdidas" (1954), "Nunca fui santa" (1956) e "Quanto mais quente melhor" (1959). Marilyn Monroe foi casada três vezes e se divorciou de todos os maridos. Ela também teria vivido um romance com os irmãos John e Robert F. Kennedy.
05 / Ago / 1962
Nelson Mandela é preso e fica detido até 1990
O líder sul-africano Nelson Mandela foi preso no dia 5 de agosto de 1962. Ele foi condenado por sair da África do Sul sem passaporte, uma das acusações contra ele. Enquanto Mandela estava preso, no ano seguinte, a polícia invadiu seu antigo esconderijo e apreendeu papéis e anotações comprometedoras de Mandela.
A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias.
Em 1964, Mandela foi submetido a um novo julgamento, com acusações mais graves por conta de sua luta política, e foi condenado à prisão perpétua. Acabou enviado à prisão da Ilha Robben, onde ocupou a cela com número 466/64. Ficou completamente isolado do mundo, sem acesso a notícias ou visitas frequentes.
Em 1982, foi transferido, junto a outros companheiros, para a Prisão de Pollsmor, de segurança máxima. Seis anos depois, foi novamente transferido, agora para um local de segurança mínima - a Prisão de Victor Verster, onde passou a morar numa casa no complexo penitenciário. Apenas no dia 11 de fevereiro de 1990 Mandela foi finalmente é solto. Quatro anos depois, ele era eleito presidente da África do Sul.
05 / Ago / 2016
Começam os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro
Em 5 de agosto de 2016 começa o Rio 2016. Mais de 10 mil atletas de 206 países diferentes competem na primeira edição dos Jogos Olímpicos da América do Sul.
São 32 arenas espalhadas pelo Rio de Janeiro. Mas o espírito Olímpico vai além. O futebol leva os Jogos para o resto do país, com partidas em cinco estádios de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo.
O mundo vai vibrar com a disputa de 42 modalidades Olímpicas. Em 19 dias de competição, 306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.
No Rio de Janeiro, os locais de competição foram agrupados em quatro zonas - Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã. Esses pontos são ligados por um anel de transportes especial e os atletas não deverão levar mais de 20 minutos de um ponto ao outro.
05 / Ago / 2019
Morre Toni Morrison, a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura
A escritora Toni Morrison morreu em 5 de agosto de 2019, aos 88 anos. Ela foi a primeira mulher negra a ser premiada com um Prêmio Nobel de Literatura, em 1993. A causa da morte, que foi anunciada no dia seguinte, ainda não foi revelada.
Nascida em Lorain, Ohio, em 18 de fevereiro de 1931, a escritora, cujo nome de batismo era Chloe Anthony Wofford, era neta de um homem escravizado no Alabama. Ainda jovem, ela e sua família se mudaram para o norte dos Estados Unidos para fugir do preconceito racial que encontravam no sul. Em seus escritos, Morrison abordou a cultura negra nos EUA, desde as raízes na escravidão até sua presença vital na vida contemporânea.
A escritora, que também atuou como professora universitária de Princeton, despertou a atenção da crítica internacional com o livro "Song of Solomon" (1977). Depois veio "Beloved" ("Amada" - 1987), um best-seller, vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção, no ano seguinte. O livro aborda a história um escravo fugitivo que, quando capturado, corta a garganta de sua filha para não vê-la crescer na escravidão. A obra conquistou o público e a crítica. "Amada" faz parte de uma trilogia que inclui "Jazz" (1992) e "Paraíso" (1997).
Morrison ainda escreveu peças de teatro, ensaios e literatura infantil. Além disso, foi a autora do libreto da ópera "Margaret Garner", que estreou em 2005. Em 2012, recebeu do presidente Barack Obama a prestigiosa Medalha Presidencial da Liberdade. Seu último romance, "Deus Ajude Essa Criança", foi publicado em 2015.
05 / Ago / 2022
Humorista, escritor e apresentador Jô Soares morre aos 84 anos
Multi-talentoso, o artista se destacou em programas de humor e talk-shows
O humorista, escritor e apresentador Jô Soares, morreu em 5 de agosto de 2022, aos 84 anos. Segundo uma nota da família, ele estava internado em um hospital em São Paulo desde o dia 28 de julho, onde deu entrada para tratar de uma pneumonia. Com talento diversificado, o artista foi bem-sucedido em diversas áreas de atuação, tendo se popularizado principalmente ao apresentar o programa humorístico Viva o Gordo e os talk-shows Jô Soares Onze e Meia e Programa do Jô.
Artista multi-talentoso
Nascido em 1938 no Rio de Janeiro, José Eugênio Soares era filho de um empresário e de uma dona de casa. Na infância, ele nutriu o desejo de ser diplomata. Tanto que estudou em Lausanne, na Suíça, no Lycée Jaccard, com o objetivo de se preparar para uma carreira diplomática.
Na volta ao Brasil, porém, ele seguiu o caminho das artes. Sua estreia na TV aconteceu no fim da década de 1950, quando participou do programa Noite de Gala e passou a escrever roteiros para o programa TV Mistério, na TV Rio. Na década de 1960, o artista se mudou para São Paulo e foi trabalhar na TV Record. Lá, se destacou no papel do mordomo Gordon no humorístico A Família Trapo, que estrelou ao lado de Ronald Golias. O roteiro da atração era escrito por Jô e por Carlos Alberto de Nóbrega.
Na década de 1970, Jô Soares foi contratado pela Rede Globo, lá, escreveu e atuou em programas de humor como Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom e O Planeta dos Homens. Em 1981, ganhou o próprio programa: Viva o Gordo. Na atração, ele assumia o papel de diversos personagens que se tornaram populares, como Capitão Gay, Zé da Galera, Reizinho, Irmão Carmelo e Gardelón.
Após sair da Globo, Jô foi para o SBT, onde estreou dois programas em 1988: o humorístico Veja o Gordo e o talk show Jô Soares Onze e Meia. Enquanto o primeiro foi cancelado após dois anos, o segundo se tornou um sucesso de audiência. O programa de entrevistas de Jô Soares ganhou ainda mais destaque em 1991, quando se tornou o grande palco de debates e entrevistas durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor.
No ano 2000, Jô voltou para a Globo, onde apresentou o talk show Programa do Jô até 2016. Paralelamente à carreira na TV, ele foi artista plástico, escritor e artista plástico, além de ter atuado no cinema e teatro. Seus livros de ficção O Xangô de Baker Street (1995) e O Homem que Matou Getúlio Vargas (1998) foram best-sellers. Em 2017 e no ano seguinte, ele lançou os dois volumes de O Livro De Jô - Uma Autobiografia Desautorizada. Na vida pessoal, ele foi casado três vezes e teve um filho.
History