Mais categorias

Navegue pelos nossos conteúdos

03 de Junho

03 / JUN / 1924
Morre o escritor Franz Kafka

No dia 3 de junho de 1924 morria vítima de tuberculose, em Klosterneuburg, na Áustria, o escritor tcheco Franz Kafka. Sua narrativa simbólica, escrita em alemão, antecipou a opressão que viria no século XX. Dentre seus livros se destacam "A Metamorfose" , "O Processo", "O Castelo" e "O Desaparecido ou Amerika". A maior parte de sua obra foi publicada postumamente.

Nascido no dia 3 de julho de 1883, em Praga, ele é considerado uma das mais significativas figuras da literatura moderna. Em seus livros, abordava temas como a solidão, a frustração, a sensação de culpa e a angústia dos seres humanos quando se deparam com forças desconhecidas, que estão fora do alcance da compreensão. A importância de seus textos é tamanha que o termo "kafkiano" é usado para definir situações sociais absurdas, angustiantes ou grotescas.

Kafka deixou os direitos de sua obra, tanto a publicada quanto a não publicada, para seu amigo e testamenteiro literário Max Brod, com instruções explícitas de que ela deveria ser destruída após a sua morte. O autor escreveu: "Querido Max, meu último pedido: Tudo que eu deixo para trás... na forma de diários, manuscritos, cartas (minhas e de outras pessoas), esboços, e assim por diante, deve ser queimado sem ser lido". Brod decidiu ignorar este pedido e publicar os romances e a obra completa entre 1925 e 1935.

Imagem: Atelier Jacobi - Sigismund Jacobi - Wikimedia Commons

No dia 3 de junho de 1968, o norte-americano Andy Warhol, artista considerado um dos líderes do movimento de artes visuais da pop art, sofreu uma tentativa de assassinato em seu estúdio (The Factory), em Nova York. O crime foi cometido pela radical feminista Valerie Solanas, que acertou um dos três tiros disparados contra o artista. Ela teria ficado furiosa com Warhol a quem teria apresentado um script pelo qual o artista não se interessou e ele também teria perdido o material. Ela pediu uma compensação pela perda, mas Warhol terminou por demiti-la do seu filme (I, a Man) e lhe pagou US$ 25. Warhol ficou gravemente ferido pelos tiros e quase morreu. O atentado deixou sequelas pelo resto de sua vida e ele foi obrigado a usar um espartilho cirúrgico. Mario Amaya, um crítico de artes, estava com Warhol no momento do crime, mas sofreu ferimentos leves e se recuperou rapidamente.

Morre o ex-pugilista Muhammad Ali.

No dia 3 de junho de 2016 morreu, aos 74 anos, o lendário ex-lutador de boxe Cassius Marcellus Clay Jr., mais conhecido como Muhammad Ali. Um porta-voz da família informou que a causa da morte foi um choque séptico devido a causas naturais não especificadas. No início da década de 1980, o atleta havia sido diagnosticado com a doença de Parkinson.

Nascido em 17 de janeiro de 1942, Ali foi o primeiro lutador a conquistar o título dos pesos-pesados três vezes. Venceu 56 vezes em seus 21 anos de carreira profissional. Foi eleito "O Desportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999. Ele também era bastante atuante em causas humanitárias.

Clay conquistou seu primeiro título mundial em 25 de fevereiro de 1964 ao bater o então campeão dos pesos-pesados Sonny Liston. Antes da luta, ele prometeu "flutuar como uma borboleta, picar como uma abelha", prevendo o nocaute. Quando foi coroado com o título, Clay gritou: "Eu sou o maior!". Pouco tempo depois, Clay confirmou os rumores de sua conversão ao Islã. Em 6 de março de 1964, ele mudou o seu nome para Muhammad Ali.

Com a Guerra do Vietnã em curso, Ali foi intimado a se apresentar às Forças Armadas dos EUA em 28 de abril de 1967. Citando suas crenças religiosas, ele se recusou. Ali foi preso, e a Comissão Atlética do Estado de Nova York suspendeu imediatamente a sua licença de boxe, revogando o seu cinturão dos pesos pesados. Condenado por evasão de divisas, Ali recebeu uma pena de cinco anos de prisão e uma multa de US$ 10 mil. Ele permaneceu livre enquanto fazia apelação da sua condenação. Banido do boxe por três anos, Ali se manifestou contra a Guerra do Vietnã em várias ocasiões. No dia 3 de fevereiro de 1970, o lutador convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que estava deixando o boxe.

Em dezembro de 1970, a Suprema Corte do Estado de Nova York ordenou que ele recebesse novamente sua licença de boxe, e, no ano seguinte, a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou sua condenação em uma decisão unânime. Desta maneira, Clay mudou de ideia em relação à aposentadoria e voltou aos ringues. Em 8 março de 1971, teve oportunidade de recuperar sua coroa de campeão dos pesos-pesados na luta contra o campeão Joe Frazier, no que foi chamada de "Luta do Século". O invicto Frazier derrotou Ali, que sofreu a sua primeira derrota como profissional.

A recuperação do título aconteceu somente no dia 30 de outubro de 1974, quando Ali, então com 32 anos, enfrentou o então campeão George Foreman, com 25 anos. A luta em Kinshasa, Zaire (atual Congo), foi apelidada de "Rumble in the Jungle". Ali venceu por nocaute no oitavo round e recuperou o título tirado dele sete anos antes. Em 15 de fevereiro de 1978, Ali perdeu o título para Leon Spinks. Sete meses depois, Ali derrotou Spinks em uma decisão unânime em uma luta de 15 rounds para recuperar a coroa dos pesos-pesados. O atleta se aposentou em 1981.

  

Anthony Quinn, nascido Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn (Chihuahua, 21 de abril de 1915 — Boston, 3 de junho de 2001),[1] foi um ator mexicano-americano.

Carreira
Ele era conhecido por sua interpretação de personagens terrenos e apaixonados "marcados por uma virilidade brutal e elementar" em vários filmes aclamados pela crítica, tanto em Hollywood quanto no exterior. Seus filmes notáveis incluem La Strada, The Guns of Navarone, Guns for San Sebastian, Lawrence da Arábia, The Shoes of the Fisherman, The Message, Lion of the Desert, Jungle Fever e Seven Servants, além de 5 filmes como Hércules. Ele também teve um papel titular indicado ao Oscar em Zorba, o Grego.

Quinn ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante duas vezes: por Viva Zapata! em 1952 e Lust for Life em 1956. Além disso, ele recebeu duas indicações ao Oscar na categoria de Melhor Ator Principal, juntamente com cinco indicações ao Globo de Ouro e duas indicações ao BAFTA Award. Em 1987, ele foi agraciado com o Globo de Ouro Cecil B. DeMille Lifetime Achievement Award. Por meio de seus esforços artísticos e ativismo pelos direitos civis, ele continua sendo uma figura seminal da representação latino-americana na mídia dos Estados Unidos.

Anthony Quinn faleceu na manhã de domingo, 3 de junho de 2001, aos 86 anos, de insuficiência respiratória, num hospital de Boston, no estado de Massachusetts, Estados Unidos.

Morreu em 2021 — Berenice Azambuja, cantora e instrumentista brasileira de música nativista gaúcha (n. 1952).

Feriados e eventos cíclicos
Dia da conscientização contra a obesidade mórbida infantil.
Dia Mundial da Bicicleta
Brasil
Dia do Escrevente de Cartório - Evento local da Cidade de São Paulo
Dia Nacional da Educação Ambiental
Portugal
Feriado Municipal de Ponta Delgada
Cristianismo
Carlos Lwanga
Clotilde da Borgonha
Cono de Teggiano
Mártires de Uganda
Ovídio de Braga
Teótoco de Vladimir

Com hystory/Wikipédia.




Compartilhe essa notícia

Receba novidades