03 DE AGOSTO
03 / Ago / 1920
Brasil conquista o primeiro ouro olímpico da história
O Brasil conquistava o seu primeiro ouro olímpico da história em um dia como esse, no ano de 1920, com nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. O feito do Tenente Guilherme Paraense ocorreu na prova de pistola rápida. Ele ainda levou o bronze por equipe na prova de pistola livre.
A delegação brasileira nesta olimpíada teve apenas sete integrantes, que viajaram por conta própria. Depois da viagem de navio até Lisboa, eles tiveram que pegar um trem até a Bélgica para chegar a tempo para a disputa. No caminho, tiveram suas armas roubadas e passaram por várias dificuldades. No dia da competição, usaram armas emprestadas dos norte-americanos, a quem acabaram derrotando.
Nascido em Belém, no dia 25 de junho de 1884, Guilherme Paraense foi um militar do Exército Brasileiro, com a patente de tenente. Ele morreu aos 83 anos, vítima de enfarte, no Rio de Janeiro, no dia 18 de abril, de 1968.
03 / Ago / 1923
Calvin Coolidge é eleito presidente dos Estados Unidos
Calvin Coolidge foi presidente dos Estados Unidos entre 3 de agosto de 1923 e 1929. Formado em filosofia e letras pelo Amherst College em 1895, posteriormente estudou direito. Começou a exercer a advocacia em Northampton (Massachusetts), onde desempenhou um cargo no governo local até que foi eleito vice-governador entre 1916 e 1918 e, mais tarde, governador do estado entre 1919 e 1920.
Em seu mandato Coolidge mostrou-se firme no pagamento das dívidas contraídas pelos aliados com os Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial, embora adotasse uma atitude mais flexível na hora de estabelecer o calendário dos prazos das devoluções. Durante seu período presidencial, a política intervencionista na América Latina mantida pelos anteriores presidentes foi moderada.
Coolidge anunciou que havia decidido não se candidatar às eleições de 1928 e se retirou da política em 1929 quando concluiu seu mandato. Deste modo, não chegou a confrontar em seu governo a posterior queda da Bolsa de valores e a Grande Depressão da década de 1930 que destruiu o país. Faleceu em 5 de janeiro de 1933, em Northampton (Massachusetts).
03 / Ago / 1936
Jesse Owens é ouro nos 100 metros da Olimpíada de Berlim
Em 3 de agosto de 1936, o jovem negro norte-americano Jesse Owens contrariava Adolf Hitler ao derrotar seu companheiro de equipe, também afro-americano, Ralph Metcalfe, e ganhar os 100 metros rasos em impressionantes 10,3 segundos. A cena ocorreu no terceiro dia dos Jogos Olímpicos de Berlim, evento que havia sido projetado pelos nazistas para mostrar ao mundo a superioridade da raça ariana.
Jesse Owens superou todas as barreiras em Berlim, conquistando quatro medalhas de ouro: 100m e 200m rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 m. Isso tudo em solo nazista, onde os funcionários do Reich chegaram a classificar os atletas negros de “não humanos”.
Anos mais tarde, em sua biografia, Owens afirmou que o que mais o magoou, contudo, foi o fato de o presidente americano Franklin Delano Roosevelt não ter lhe mandado sequer um telegrama felicitando-o por suas conquistas na olimpíada. Naquela época, também havia um forte sentimento racista nos Estados Unidos.
03 / Ago / 1949
Nasce a NBA
Em um dia como este, no ano de 1949, depois de uma batalha para conquistar jogadores e fãs, as rivais Basketball Association of America (BAA) e National Basketball League (NBL) se uniram para criar a National Basketball Association (NBA). A nova entidade foi criada após um encontro entre representantes das duas entidades no escritório da BAA, no Empire State Building, em Nova York. Maurice Podoloff, chefe da BAA, foi eleito para dirigir a nova liga. A recém-criada NBA começou com 17 times, que representavam tanto pequenas quanto grandes cidades dos EUA.
Ao longo da década de 50, contudo, o número de times caiu, assim como a presença de fãs, e, na temporada 1954-55, havia apenas oito times. Diante disso, a Liga resolveu deixar o jogo mais atraente e criou o tempo de 24 segundos para fazer a jogada - se um time não tentasse um arremesso neste tempo, perdia a jogada, e a bola era concedida ao seu oponente. Os fãs voltaram para a Liga, que se expandiu nos anos 60 e 70. Atualmente, a NBA é uma das mais poderosas ligas de basquetes do mundo, com várias franquias, atraindo jogadores e milhões de fãs nos EUA e ao redor do planeta.
03 / Ago / 1958
Submarino atômico Nautilus faz primeira navegação histórica sob gelo do Pólo Norte
Em um dia como este, em 1958, o USS Nautilus (SSN-571), dos EUA, se tornava o primeiro submarino a atravessar o polo norte. Movido a energia nuclear, ele entrou em operação no dia 30 de setembro de 1954 e foi o primeiro submarino movido a energia nuclear, o que lhe permitia uma maior autonomia.
Ele parou de operar em 1980 e, atualmente, está no "U.S Navy Submarine Force Museum", em Groton, Connecticut. Seu nome deve-se ao submarino do livro de Júlio Verne, 20 Mil Léguas Submarinas, e também é uma homenagem ao outro USS Nautilus (SS-168), que foi usado durante a Segunda Guerra Mundial.
03 / Ago / 1980
Fim dos Jogos Olímpicos de Moscou, boicotados pelos EUA
No dia 3 de agosto de 1980 chegava ao fim os Jogos Olímpicos na União Soviética. Ao todo, 80 países participaram das disputas que ficaram marcadas pelo auge da Guerra Fria. Com isso, houve boicote dos EUA e de outros países ao evento. Apesar dessa mancha política nos Jogos de Moscou, um dos destaques da competição ficou por conta do carismático mascote, o urso Mischa, marcado pela lágrima escorrendo pelo rosto em sua despedida no Estádio Olímpico. Na esfera esportiva, o soviético Aleksandr Dityatin ganhou medalhas em todas as provas da ginástica artística masculina e se tornou o único atleta, até então, a conquistar oito medalhas em uma única edição dos Jogos (três de ouro, quatro de prata e uma de bronze). O Brasil conseguiu duas medalhas de ouro no iatismo e duas de bronze: uma no salto triplo, outra na natação.
03 / Ago / 1984
Regime democrático volta a vigorar no Uruguai
Chamou-se Pacto do Clube Naval ao acordo assinado em 3 de agosto de 1984 que possibilitou o retorno do regime democrático ao Uruguai depois de onze anos de ditadura militar. Tratou-se de uma negociação secreta efetuada entre os ditadores militares e representantes do Partido Colorado, Frente Ampla e o Partido Nacional. O governo militar convocou eleições em novembro desse mesmo ano, não sem antes proscrever os candidatos naturais de seus respectivos partidos, o militar uruguaio Liber Seregni pela Frente Ampla, Wilson Ferreira Aldunate do Partido Nacional e Julio María Sanguinetti do Partido Colorado, que resultou eleito e assumiu no dia 1º de março de 1985. O nome deste acordo originou-se no local onde se efetuavam as reuniões, o Clube Naval, localizado no bairro Carrasco, de Montevidéu. O pacto marcou o fim da ditadura das Forças Armadas do Uruguai e permitiu as bases para uma transição pacífica rumo à democracia. Entre os pontos do acordo destacou-se o fato de que os novos comandos militares seriam designados por quem fosse eleito Presidente da República e, por outro lado, o Conselho de Segurança Nacional se manteria como órgão assessor em temas como o ataque à soberania e questões territoriais.
03 / Ago / 1988
Assembleia Nacional Constituinte aprova fim da tortura no Brasil
No dia 3 de agosto de 1988, a Assembleia Nacional Constituinte, em Brasília, qualificou como crimes inafiançáveis a tortura e as ações armadas contra o estado democrático e a ordem constitucional. A Assembleia Nacional Constituinte foi formada com o objetivo de elaborar uma nova Constituição Federal após o fim do Regime Militar no Brasil, iniciado em 1964. Os trabalhos da Constituinte foram encerrados em 2 de setembro de 1988, após a votação e aprovação do texto final da nova Constituição.
"Com a Abertura Democrática, ocorrida entre os anos de 1979 e 1985, o Brasil deixou de padecer da privação de direitos inerentes a quaisquer sociedades democráticas. O período da Ditadura Militar, que teve início em 1964, não foi o único em que o país viu-se submetido à privação desses direitos. Na ditadura do Estado Novo (1937-1945), com Getúlio Vargas, isso também ocorreu, sem contar em outros períodos, mais remotos. O fato é que, com o retorno à democracia, conseguimos reaver os nossos direitos fundamentais, entre eles, o da liberdade de expressão."
03 / Ago / 1996
“Macarena” inicia seu reinado no topo das paradas americanas
Se as canções pop, como os furacões, fossem classificadas em uma escala objetiva, de acordo com sua capacidade em sacudir o panorama da cultura pop, então a música que alcançou o topo das paradas americanas em 3 de agosto de 1996 seria um monstro da Categoria 5. Ela fez sua primeira aterrissagem na Flórida como uma rumba cantada em espanhol aparentemente inofensiva, porém, nas mãos de uma dupla de produtores de Miami, ela logo foi vitaminada e transformada em “Macarena (Bayside Boys Mix)”, uma canção que arrasou toda a competição em uma corrida pelo primeiro lugar nas paradas, com início no dia 3 de agosto de 1996.
O grupo que leva crédito pela música que passou mais tempo na Billboard Hot 100 (60 semanas) que qualquer outra da história é o Los del Río, mas seu sucesso esmagador teve um longo percurso até chegar ao topo das paradas. Los del Río era o nome pelo qual dois espanhóis de classe média chamados Antonio Romero e Rafael Ruíz se apresentavam juntos desde 1962.
Em 1992, quando participava de uma festa privada de personalidades importantes da política e cultura da Venezuela, em Caracas, Romero teve a inspiração de improvisar um verso em homenagem a uma dançarina de flamenco chamada Diana Patricia, depois de uma espetacular performance ao vivo. Dirigindo-se a ela pelo nome de “Magdalena” – em uma referência de conotação sexual à Maria Madalena –, Romero disse: “Dale a tu cuerpo alegría, Ma’dalena, que tu cuerpo e’ pa’ darle alegría y cosa’ buena”. Quando, posteriormente, eles gravaram uma música baseada nesse verso, os Los del Río mudaram o nome Magdalena para “Macarena”, o nome de um bairro da sua cidade de origem, Sevilha, mas o refrão manteve-se inalterado: “Dê alegria ao seu corpo, Macarena, que seu corpo é para dar alegria e coisas boas”.
A gravação original do Los del Río de “Macarena” foi um sucesso na América Latina e ganhou certa popularidade em festas menores na América do Norte, mas quanto um DJ chamado Jammin’ John Caride, da rádio Power 96-FM de Miami, pediu que “Macarena” entrasse na sua programação, os diretores da estação lhe disseram que sua política não era de tocar músicas cantadas exclusivamente em espanhol.
Foi aí que entraram em cena os produtores Carols De Yarza e Mike Triay, que escreveram e gravaram versos em inglês para a voz feminina de “Macarena” e remixaram a faixa de modo que ela se adaptasse às pistas de dança. Em poucos dias, sua versão do single, então chamado “Macarena (Bayside Boys Mix)”, foi um enorme sucesso local.
Trinta e três semanas depois, com a ajuda da estação de rádio nova-iorquina WKTU, assim como de um clipe popular e uma dança tão fácil que qualquer um poderia fazê-la, “Macarena (Bayside Boys Mix)” atingiu o #1 da parada pop da Billboard em 3 de agosto de 1996.
History